PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Por dentro das gravações do filme-concerto 'Rattle And Hum' - Parte IV


O cineasta Robert Brinkmann, nascido na Alemanha, foi o responsável por todas as filmagens em preto e branco do filme-concerto 'Rattle And Hum' do U2.
O site ATU2 realizou uma entrevista com ele por telefone em 2018, ano em que o longa completou 30 anos!
Confira a quarta e última parte:

"Jordan Cronenweth veio para filmar as coisas à cores e ele é uma estrela no que diz respeito aos cineastas. Então, foi muito emocionante para mim conhecê-lo e foi definitivamente o seu concerto em Tempe. Ele foi muito gentil em me contratar ou me deixar operar uma das câmeras para aquele show. Havia um monte de câmeras para isso, cerca de 14. Ele também tinha visto as filmagens do show que eu tinha filmado e ele contratou muitos dos meus amigos e muitos outros jovens que não estavam na companhia cinematográfica, que não eram na verdade caras de Hollywood ou não haviam feito nenhum grande filme de Hollywood, mas vinham de videoclipes, que foi de onde eu vim também. E então, Jordan tinha visto nosso trabalho e sua equipe estava misturada entre esses caras, que haviam feito esses grandes filmes de Hollywood e depois vários dos meus operadores que contratei, que vieram do mundo indie não-sindicalizado de videoclipes e recursos de baixo orçamento.
Além disso, esse concerto foi projetado para ser filmado. Eu gravei o show em Denver, o show em preto e branco, que foi um show de verdade com um público pagante. Se eu fizesse alguma coisa para influenciar o show, isso realmente seria um grande negócio porque era um show de rock'n'roll e nós fomos autorizados a registrá-lo. O show do Arizona foi projetado para ser filmado e eles tiveram muito mais liberdade. Eles podiam colocar câmeras onde quisessem. Eles venderam ingressos por preços reduzidos para conseguir uma audiência, mas se a experiência de alguém do show foi diminuída, isso realmente não importava, porque todo mundo sabia que isso iria ser filmado e você tinha um ingresso barato, então você colocaria essas coisas. Aquele foi mais a gravação de um filme, enquanto nós registramos um show ao vivo do U2.
Com a edição, é realmente o diretor, mas eu estava por perto porque Phil e eu éramos amigos. Spielberg deu a Phil uma sala de edição na Amblin no terreno da Universal. Eu ia até lá e nós confraternizávamos e nós olhávamos as músicas juntos. Eu lhe daria minha contribuição porque eu estava lá por tudo isso. Mas é definitivamente o diretor que edita o filme. Eu estava por perto e foi divertido, mas algumas das coisas que Phil fez para editar o filme, ninguém tinha feito antes, desta forma. Por exemplo, ele tinha essa configuração onde ele tinha todos esses monitores e ele veria o que todas as câmeras filmavam ao mesmo tempo, todas funcionando em sincronia. Essa foi uma maneira muito interessante de editar, porque você está olhando para oito ou até quatorze monitores, você pode ver muito facilmente onde você quer estar. É meio óbvio quando você coloca as imagens próximas uma da outra, o que chama a atenção e o que, naquele momento, não é a coisa mais interessante.
Acabou sendo mais um filme-concerto do que um documentário de rock and roll e, para ser honesto, foi um pouco decepcionante isso, você sabe, eu amo a banda. Eu amei as coisas que vimos e gostaria que pudéssemos ter compartilhado um pouco mais do que com o público e eu acho que o público teria gostado. Mas no final, eu não acho que esse tenha sido o caminho que a banda queria ir. Quando Phil veio a bordo, ele não veio a bordo para fazer seu filme, ele veio a bordo para fazer o filme deles e foi isso que se tornou. Como um filme-concerto, estou muito orgulhoso disso. Eu adoro assistir porque isso me leva de volta. E eu vi mais de uma centena de seus shows e é como estar no palco ou diretamente contra o palco. Então, acho que é um ótimo filme-concerto. Como um documentário de rock'n'roll, como eu disse, fiquei um pouco desapontado. Eu gostaria que pudéssemos ter documentado mais do que fizemos.
Para mim, o que funciona é a verdade. Para mim, o que torna 'The Last Waltz' tão brilhante é você ver quem são esses caras. Eles não estão se escondendo e isso o torna atraente. Então, quanto mais você baixar a guarda ou se livrar da guarda, mais significativo e interessante o filme será.
É muito incomum, mas eu estive envolvido em cada uma das transferências do filme, porque o cara da Paramount (Gerente de Operações de Vídeo, Garrett Smith), que não está mais lá, estava encarregado de todas as transferências na Paramount. Ele é uma das poucas pessoas em todos os grandes estúdios, que não só daria o que você precisaria para fazer um bom trabalho, mas ele também ligaria para você quando o filme fosse transferido novamente ou quando fosse transferido para o Blu-ray. Toda vez, ele ligava e dizia: "Ei, você pode vir e fazer isso? Queremos ter certeza de que você está feliz com isso". Não há outra pessoa ou outro estúdio que faça isso. Então, eu estive envolvido com tudo isso e sempre fui capaz de fazer o que eu queria.
A primeira vez - e eu lembro, eu tinha 26 anos e este foi meu primeiro grande filme de estúdio - e ele vinha e dizia "aqui estão todos os elementos, os negativos, os internegativos, as ampliações, os originais 16mm ..." Ele me colocou em um quarto e disse: "me ligue quando você terminar". Não houve um "OK, você tem uma semana ou duas semanas". Isso é realmente inédito. Depois disso, tentei todos os elementos. Houve tantos. O negativo original, havia uma ampliação de 16mm para 35mm, uma ampliação negativa e depois uma interpositiva para fazer as impressões. Ele me deixou ter todos os elementos para tentar ver o que parecia melhor. Toda vez, ele me dava isso e dizia: "faça sua coisa e me avise quando estiver feliz".
Eu não sei como os outtakes vazaram, porque sei que o filme, os negativos, tudo isso está guardado. Uma vez que Phil terminou o filme, eles empacotaram tudo em Los Angeles. Eu pensei no que poderíamos fazer, agora que completou 30 anos, talvez a banda estivesse disposta a tentar algo um pouco diferente. Nós temos as filmagens. Então, eu adoraria ver uma versão do diretor. Mas eu não sei como alguém poderia ter vazado, pelo que eu sei, depois de Phil ter editado o filme, ninguém que eu conheço poderia ter acesso ao filme, e se eles tivessem, eles teriam que ir passar por alguns problemas para obtê-lo, porque não só você tem que obtê-lo do armazenamento, como você tem que desenterrá-lo, mas pode ser um negativo de 16mm, que você tem que transferir antes que você possa realmente vê-lo, todo esse tipo de coisa.
Trabalhei também no 'Entropy'. Eu fui para a África Do Sul para filmar a PopMart Tour, na Cidade do Cabo. É engraçado porque o filme realmente é a vida de Phil. A parte mais divertida disso para mim, ele me pediu para gravar o filme e eu estava no meio de remodelar uma casa e eu tinha um monte de outras coisas acontecendo e eu simplesmente não pude aceitar porque eu teria que ir a Nova York para fazer isso. Então, eu o recusei com dor no coração, porque, claro, eu queria trabalhar com o Phil, mas queria filmar o show do U2. Então, ele retornou a ligação e disse: "Eu encontrei um diretor de fotografia, mas eu realmente quero que você faça a filmagem do U2. Você conhece a banda, você sabe como trabalhar com concertos". Então, nós fomos para a África do Sul e o filme foi rodado em widescreen e foi a Popmart Tour. Então, novamente, eles tinham um palco, com a maior tela de todos os tempos. Ela se encaixa perfeitamente no formato widescreen. Então, foi muito divertido filmar em widescreen com aquele palco realmente grande. Funcionou muito bem".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...