PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Bono: "Eu acredito em anjos. E Wim Wenders também"


No ano de 2000, um entrevistador de uma TV alemã perguntou para Bono: "Você possui um hotel. Agora, você fez um filme sobre um hotel. Por que hotéis?"
Bono respondeu: "Bandas de rock tendem a saber muito sobre hotéis. Os hotéis são onde vivemos".
Já o entrevistador de uma TV italiana perguntou: "Por que você escolheu o Million Dollar Hotel? É um lugar triste, não é?"
Bono: "Muito triste. Eu estava lá uma vez quando uma mulher foi atirada pela janela".
O filme foi dirigido pelo cineasta Wim Wenders, e traz Mel Gibson em seu elenco.
Rumores nos Estados Unidos eram que Gibson estava menos que encantado com o produto final, e ele não compareceu na estreia do filme no Berlin Film Festival.
Bono disse com sinceridade: "Acho que o começo e o final são fantásticos, e o último terço é bom, mas havia um orçamento pequeno, uma filmagem de 36 dias, então você sempre deixará algo escapar".
Um entrevistador de uma TV australiana perguntou para Bono: "Você acredita em anjos?"
Bono respondeu: "Sim, eu acredito. E Wim Wenders também".
Bono e Wenders compartilham um fascínio pelos anjos. As letras de Bono estão cheias de referências a anjos, humanos e divindades. "Você só tem que estar em minha casa para ver que eu compartilho o fascínio de Wim com os anjos", disse Bono.
"Eu acho que Wim marcha em seu próprio ritmo, e é uma posição muito pouco moderna que ele toma. Tenho que dizer, eu cochilei durante 'Until The End Of The World' - ele me mostrou a versão de cinco horas completas em seu apartamento - mas ele é como jazzman para mim, ele pega a linha da melodia e muda os acordes embaixo, ele improvisa e extrai a essência. É tudo sobre o que você é deixado com. Não é onde estamos agora, e ele sabe disso, mas não se importa. Wim disse uma vez que a América tinha colonizado a nossa consciência, mas agora eu acho que é publicidade e MTV que colonizou a nossa consciência para filmes. É Boom! Boom! Boom! Muito rápido, muito auto-consciente, e ele é o oposto disso. Seus filmes depois são tudo sobre o que paira em torno de sua cabeça e seu coração. A ressonância persistente. Mesmo as pessoas que não gostaram do filme descobriram que ele incomodava para eles por dias depois de assistido. Eu não consigo descobrir como ele faz isso, mas está tudo bem para mim".
Um entrevistador da TV francesa: "É difícil fazer música quando você tem tantas outras coisas para fazer?"
Bono: "Não. Fazer filmes é difícil. Salvar o mundo é menos difícil. Fazer música é fácil".
O filme traz duas novas gravações do U2. Uma é "The Ground Beneath Her Feet", com letras escritas por Salman Rushdie e incluídas em seu "romance de rock" de mesmo nome.
Rushdie descreveu a música como uma "espécie de versão rock do lamento de Orpheus ... uma canção de amor bonita, triste, uma balada perfeitamente adequada à voz de Bono".
O que Bono fez do romance de rock'n'roll de Rushdie? O escritor diz: "Fiquei surpreso com a precisão de suas partes. Ok, talvez ele tenha usado os sapatos errados - embora eu não tenha certeza - mas quem se importa? Seu assunto são ideias e pessoas, e ele certamente entendeu isso direito. Eu sei que ele faz essa coisa realista-mágica, o que pode ser uma saída, mas, honestamente, fiquei chocado com sua compreensão da vida pop".
Na manhã seguinte à estreia de 'Million Dollar Hotel', no avião de Berlim para Londres, Sean O'Hagan do The Guardian perguntou para Bono se talvez essa sua atividade extracurricular sinalizou uma frustração inconsciente com as limitações da música pop.
"Esse é um pensamento interessante e que passou pela minha cabeça algumas vezes", ele respondeu, "mas, basicamente, não se resume a uma frustração, mas à minha própria curiosidade sobre o mundo, que, de certa forma, a música pop não satisfaz esse impulso. O problema é que eu acho mais fácil sair com escritores e cineastas do que com músicos. E isso é culpa minha, não deles. Eu realmente gosto de estar fora da minha profundidade - eu prospero nisso".
O'Hagan disse que soava como se ele estivesse entediado com o pop em si. "De jeito nenhum - no ano passado, eu estava acordando com todas essas músicas na minha cabeça e ficando realmente frustrado porque a banda não estava por perto para ensaiar. Me deu uma sensação real do que fazemos, e o que nós fazemos bem, e o quanto eu senti falta de fazê-lo. Além disso, estamos mais enxutos e mais firmes do que jamais estivemos. Estou mais entusiasmado com o U2 do que nunca".
Bono descreveu a sensação da gravação em andamento do álbum como "despojado, mas alegre. É o som de quatro caras tocando em uma sala, redescobrindo o quanto eles são bons".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...