PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

A Entrevista: Brian Eno rasga elogios ao U2 e Bono


Simultaneamente, Brian Eno produziu dois discos no final dos anos 2000: 'No Line On The Horizon' do U2 e 'Viva La Vida' do Coldplay.
Brian disse: "Foi bacana [trabalhar com os dois grupos simultaneamente]. Sentia-me como um adúltero, com medo de me atrapalhar e dizer o nome errado na cama. Eu tinha um computador com todo o material do Coldplay e todo o material do U2. Tinha de rotular cuidadosamente as pastas, pela paranoia de terminar usando a mesma faixa master para as duas bandas e só perceber tarde demais. Havia uma chance de que a mesma trilha aparecesse em ambos os discos".
Sobre o convite de produzir 'The Unforgettable Fire', ele revelou: "Eu nunca havia trabalhado com esse tipo de música antes, e não estava convencido de que seria a pessoa certa para isso. Eu pensei, bem, eu posso lidar com o lado das ideias, mas posso lidar com o lado tradicional da produção? Eu sabia que Daniel Lanois era muito bom nesse lado das coisas, e muito bom em trabalhar com bandas, tirando o melhor dos músicos e assim por diante, então eu disse por que não as duas coisas? Vamos nos sobrepor em algumas partes, mas na verdade também servimos a diferentes funções. Foi assim que essa relação de trabalho começou. Nós nunca havíamos produzido nada de ninguém antes, embora tivéssemos trabalhado bastante juntos. Nós nos conhecíamos bem e tínhamos algum respeito pelos diferentes talentos um do outro. Me pareceu a situação ideal. Nós poderíamos apenas fazer as partes em que nos sentíamos confortáveis.
Eu pensei que eles estavam muito interessados ​​nas coisas do Talking Heads que eu tinha feito. Eu acho que eles também, eu diria, gostaram da minha música!
O principal motivo de ter sido chamado, na verdade, era que a banda queria ir para outro lugar. Eu tive esse telefonema com Bono - ele é o maior vendedor de todos os tempos, você tem que ter isso em mente - onde eu disse a ele: 'Olha, o que me preocupa é que eu possa mudar as coisas de forma irreconhecível. As pessoas não gostam particularmente do novo que pode sair disso'.
E ele disse: 'Bem, nós realmente queremos mudar de forma irreconhecível. Nós não queremos apenas repetir o que fizemos antes'. Eu disse que tudo bem, contanto que ele soubesse que haveria um risco envolvido nisso.
Depois dessa conversa foi quando eu cheguei com um plano. Eu pensei, bem, eu sabia que Danny era um grande produtor, e mesmo que nada sobre a relação de trabalho entre eu e a banda funcionasse, eles ainda teriam um bom produtor nele. Na verdade, funcionou muito bem".
Sobre o U2 e Bono, ele disse: "Eles fizeram algumas mudanças significativas em vários pontos de sua carreira. Eles são na verdade uma banda muito experimental, mas por causa da forma de sua música, as pessoas não reconhecem isso. Se eles fossem uma banda indie obscura, as pessoas provavelmente pensariam: 'Deus, eles são incríveis, eles continuam saindo com coisas completamente novas!' Mas como eles vendem milhões de álbuns, é assim que se é esquecido!
Uma das coisas que eu amo no U2 - e é uma das coisas que estamos constantemente discutindo, o equilíbrio disso - que eles querem levar todo mundo com eles para a jornada! Eles não querem deixar ninguém para ir a qualquer momento! Eu estou sempre dizendo: "Olha, se você está indo para algo novo, você vai perder alguns adeptos ao longo do caminho". E eles realmente lutam contra isso. Eles não querem fazer isso. Eu sinceramente não acho que é ganância. Não é desejo por dinheiro ou desejo de poder. É a sensação de que todo mundo tem que estar na festa: não vamos torná-la inacessível para ninguém. Tenho certeza de que grande parte da direção de Bono vem das vezes que ele visitou discotecas - ele faz, ocasionalmente - e vê garotas de 18 anos dançando músicas que não são do U2! E eu acho que isso realmente incomoda ele! Eu não estou citando ele aqui, mas é isso que eu imagino que ele esteja pensando: há uma audiência inteira aqui com a qual não estamos nos conectando! Por que não estamos nos conectando com essas pessoas? Então ele é bem motivado, nesse sentido, para conquistar o mundo, na verdade.
Ele tem um ego enorme, mas a maioria das pessoas que eu gosto também. E também um grande ego não é necessariamente uma coisa ruim. Um grande ego significa que você tem alguma confiança em suas habilidades, e que está preparado para correr o risco de experimentá-las. Eu realmente não acho que ele é arrogante. Isso é uma coisa diferente. Na verdade, ele é absolutamente, para mim, o oposto de arrogante. Ele é muito, muito capaz, mais capaz de quase qualquer um que eu conheça, de aceitar críticas e fazer algo com isso. Ele simplesmente não fico chateado. Ele não toma isso como um ataque a ele se você disser 'oh, isso não funciona', é realmente patético, na verdade. Portanto, é possível ser muito franco com ele e saber que há alguma insegurança no seu interior que significará que seus sentimentos são feridos. Seu ego permite que ele seja humilde, se você entende o que quero dizer. Pessoas que são muito confiantes em si não são feridas por críticas. Elas fazem uso disso. Eu acho que ele é muito bom nisso.
Como você pode ver, eu o admiro muito. Ele é atacado como resultado de outro tipo de esnobismo. Nós temos um tipo particular de esnobismo na Inglaterra, eu não acho que tenha tanto na América. Nossa versão: 'Quem ele pensa que é?' O maior crime na Inglaterra é elevar-se acima da sua posição. 'É bom ser uma estrela pop. Oh, é ótimo, muito divertido, eles não são doces, essas estrelas pop!' Mas pensar que você tem alguma coisa a dizer sobre como o mundo deveria funcionar? Que arrogância! Há tal resistência a isso. Ele falou na conferência do Partido Trabalhista e na conferência do Partido Tory. Eu não acho que ele estava lá em pessoa. Para mim, isso é completamente consistente com sua missão. Ele é motivado por seu trabalho na África e quer que as duas partes saibam que há uma agenda para a qual deveriam estar prestando atenção. É completamente consistente. Não é ele estar com fome de poder, é ele dizendo que o próximo governo deveria levar este problema a sério.
Ele recebe muitas críticas na Inglaterra, como se fosse um traidor político, conversando com ambas as partes. Bono é odiado por fazer algo que é considerado inconveniente para um astro pop - se intrometer em coisas que nada têm a ver com ele. O ego dele é imenso, pode ter certeza. Por outro lado, também tem um cérebro imenso e um coração imenso. Na maior parte do mundo, ele não incomoda. Na Inglaterra, a sensação é a de que, de alguma forma, ele está trapaceando. A inveja é um dos maiores motivadores".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...