PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A entrevista com Jonas Akerlund, diretor de videoclipes do U2


O site U2BR realizou uma entrevista com Jonas Åkerlund, o diretor de videoclipes do U2! O site perguntou para ele o que aconteceu com o videoclipe dirigido por ele de "Get Out Of Your Own Way", que nunca foi lançado. Confira abaixo:

Como aconteceu a aproximação com o U2, e como é trabalhar com eles?

Eu não tenho certeza exatamente como isso aconteceu, mas eles me pediram para vir a Dublin e conhecê-los e nos encontramos no estúdio e eles tocaram para mim a incrível música "Beautiful Day". Eles ainda não haviam gravado os vocais, então Bono estava cantando ao vivo para mim. Foi incrível e memorável.

Eles são muito exigentes? Eles se envolvem muito no trabalho?

Eles são, mas eles colaboram e amam fazer ótimos vídeos. Muito poucos artistas fazem. Eles me fizeram melhor do que eu pensava, esperavam o melhor e me mantinham na ponta dos pés. Eu aprendi muito com eles. Quando os conheci, eles tinham feito muito mais vídeos do que eu tinha na época.

Falando especificamente sobre o seu trabalho com a banda, uma das características é o uso de locações em diversos pontos do planeta. Como é feita essa escolha? Há alguma coisa que você tenta mostrar ou você mostra aquilo que você vê no momento? Como é conciliar a gravação com a rotina dos locais em que são filmados? Como é filmar com uma banda tão conhecida em locais tão movimentados (a Times Square e o Aeroporto de Paris, por exemplo)?

O U2 é uma banda internacional e eles se comportam como pessoas normais, eu nunca conheci uma banda que estivesse genuinamente tão interessada em pessoas e gastasse tempo conversando com seus fãs e pessoas na rua. Eu lembro quando estávamos filmando debaixo de uma ponte no Rio De Janeiro para o vídeo de "Walk On" e nós tínhamos um intervalo para o almoço, em vez de irmos almoçar, a banda inteira saiu para conversar com seus fãs.
A decisão criativa de filmar em Paris, Rio ou Nova York sempre foi uma decisão entre mim e a banda, sempre tentando encontrar um local e um tom que combinassem com a música.

Durante o videoclipe de "Beautiful Day" o aeroporto estava efetivamente funcionando. Há cenas nas esteiras de bagagens e nas pistas de pouso/decolagem. Como foi conciliar o trabalho de filmagem com os rígidos procedimentos de segurança do aeroporto?

Isso foi antes do 11 de Setembro, então a segurança nos aeroportos era muito diferente, mas foi apenas duas semanas após o Concorde ter caído no Charles de Gaulle, então havia vários alertas vermelhos. Eu me lembro de Bono trocando abraços no aeroporto para intrometer-se nos lugares. Haha, só Bono pode fazer isso.

Como foi a gravação ao lado da pista de pouso de um dos maiores aeroportos do mundo? Em muitas cenas, a banda (especialmente Bono) parecia estar se divertindo. Houve realmente espaço para diversão nesse trabalho?

Nós estávamos bem entre as duas grandes pistas de aterrissagem e os aviões estavam chegando e decolando. Eu só posso imaginar sentado em um avião e olhando pela janela para nos ver tocando enquanto você pousa em Paris. Foi muito barulhento, mas muito divertido.

Como foi filmar o videoclipe de "Walk On" no Rio de Janeiro? Como surgiu a ideia de gravar o vídeo na cidade? Quais foram as suas impressões sobre o nosso país?

O U2 estava em uma turnê promocional na América do Sul e eu fui vê-los para falar sobre o vídeo. Decidimos filmar algumas cenas no estilo documentário e isso se tornou um clipe. O pano de fundo da cidade e os fãs incríveis faziam parte disso. Eu nunca vou esquecer essa filmagem e como a banda era legal quando estávamos improvisando esses momentos memoráveis.

"You’re The Best Thing About Me" é uma canção de amor de Bono para sua esposa, Ali. Há alguma relação da música com Nova York e o que você e a banda queriam transmitir com isso? Na maior parte do vídeo, vemos a banda bem à vontade passeando pela cidade. Era essa a ideia? Dar liberdade para fazerem o próprio roteiro?

Esta filmagem foi uma das mais difíceis que já fiz. Nós tivemos azar com o tempo e trabalhar em Nova York é muito desafiador. A banda foi incrível como sempre. O ônibus turístico foi 100% improvisado. Nós não tivemos nenhum lugar para nos esconder da chuva, então eu peguei o ônibus e parecia incrível tê-los sentados em cima disto. A única coisa que havíamos planejado era o barco para a apresentação da Estátua da Liberdade.

Já faz mais de 1 ano que você dirigiu o clipe de "Get Out Of Your Own Way" na Cidade do México e até o momento ele não foi lançado. Surgiram alguns rumores dizendo que houve problemas com direitos autorais envolvendo o uso dos crânios utilizados nas filmagens do filme de 'Spectre'. Você pode nos dar uma palavra oficial sobre? O vídeo ainda pode ver a luz do dia?

Às vezes as coisas se movem em um caminho misterioso...

Tem alguma cidade no mundo em que você gostaria de filmar com U2? Se sim, você escolheria qual música?

Eu os filmaria em qualquer cidade e a qualquer momento por qualquer uma de suas músicas. Eu os amo como artistas e amigos e sou um grande fã da música deles. Sou abençoado por ter tido a chance de trabalhar com eles. Eu sempre estarei aqui para eles.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...