PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Bill Carter conta como o U2 mudou sua vida


Em 1993, o escritor Bill Carter foi para Sarajevo, na Bósnia, no meio do conflito pós-Segunda Guerra Mundial mais devastador da Europa. Ele trabalhou com grupos de ajuda e filmou enquanto se esquivava de balas e se alimentava principalmente de comida para bebês. Convencido de que o U2 (então na perna europeia de sua turnê Zooropa) poderia chamar a atenção para a guerra, Carter blefou para entrar no santuário da banda, dando início a uma série de eventos que levariam a um documentário muito elogiado e uma canção icônica: "Miss Sarajevo", gravada com Luciano Pavarotti e um marco do concerto pós-guerra na Bósnia.
Carter conta como o U2 mudou sua vida:

"Eu tive uma perda extremamente trágica. Minha noiva estava grávida de meu filho, e ambos morreram tragicamente em um acidente, e isso me destruiu por dois anos, o que é muito difícil de explicar. Um amigo na Croácia disse: "Faça o que fizer, não venha aqui". Então é claro que eu fui lá.
Eu viajei pela Europa. Eu não tinha dinheiro. Comecei a tentar conseguir um emprego com um grupo de ajuda internacional. Eu estava procurando por um substituto para o amor e eu faria qualquer coisa para preencher esse vazio. [A guerra em curso na Bósnia] foi o maior cerco da história europeia. Todo o tempo parou. Você só pensa no momento: um copo de água, um prato de comida. Então isso funcionou. As pessoas eram incríveis e eu esqueci meus próprios problemas.
O U2 são realmente difíceis de convencer. Escrevi um fax [fingindo ser] o editor de uma estação de TV na Bósnia, sabendo que são irlandeses e não sabiam que ninguém havia recebido um fax de Sarajevo em um ano e meio. Eu sabia que isso teria um impacto sobre eles. O fax dizia: 'Nós só queremos fazer uma entrevista com nossos heróis culturais. Não queremos que vocês nos dê dinheiro, só queremos ter uma conexão, e eu não posso ir porque serei morto no posto de controle, então mandaremos nosso sócio estrangeiro, Bill Carter'. Essa foi a minha maneira de entrar no santuário.
Eu só queria filmar um ou todos eles dizendo: "Ei, estamos pensando em você, [povo da Bósnia]. Queremos estender nossos corações para vocês". Foi bem simples, mas cresceu muito rapidamente. Eu anotei o endereço na parte de trás de um CD. Provavelmente dentro de um ou dois dias meu contato em Sarajevo disse que eles queriam fazer a entrevista. Mas então eu tive que chegar lá.
Forjei documentos de viagem e embarquei em um avião de carga para o show da banda em Verona, Itália.
Cheguei ao concerto, e tudo que eu tinha era o fax e pensei que seria o suficiente, mas o guarda não me deixou entrar. Eu não tinha um passe. Então nós entramos em uma briga. Isso trouxe a segurança da banda e eles apartaram, e o cara disse: "Estamos esperando por você".
Eles me levaram para uma sala e havia supermodelos lá e todas elas saíram, e ficamos eu e meu amigo Jason e Bono, e eu fiz a entrevista. Durante a entrevista, Bono [percebendo o que estava acontecendo], perguntou: "Como você entrou aqui?" No final, contei a história e ele disse: "Se você tivesse tentado entrar pela porta da frente, nunca teria entrado".
Nós tivemos uma boa conversa. Eles me dedicaram uma música naquela noite e me convidaram para voltar a conversar. Depois de algumas horas, eu, Bono e o Edge conversamos sobre o que fazer [sobre a Bósnia]. E eu percebi que não poderia levar o U2 para Sarajevo porque todo mundo iria morrer. Então eu imaginei, vamos mudar isso e eu trarei Sarajevo para vocês. Bono queria ir para Sarajevo no prazo de 10 dias para tocar, e a gerência do U2 estava enlouquecendo, mas eles deram muito apoio e disseram que, se a escolha fosse essa, então [faremos]. Eu não acho que eles entendiam o quanto aquilo era perigoso. Felizmente, isso nunca aconteceu.
Mas aquela pressão de querer que eles fossem me fez pensar em colocar as pessoas de Sarajevo em telas de vídeo e tê-las falando [durante as apresentações do U2]. Foi revolucionário. Nós imaginamos, basta colocar um bombeiro de 25 anos de idade de Sarajevo lá e fazer com que ele fale sem ser editado e ele terá mais impacto do que qualquer coisa que eles [veriam].
Houve reações mistas. As pessoas diziam: "Eu paguei 50 euros para ver um show. Eu não quero ver isso". Outras pessoas foram levadas às lágrimas. [Quando a turnê chegou ao Wembley Stadium] a reação foi tão forte dos jornais londrinos, acho que foi meio que um problema. Eles não gostaram de uma banda irlandesa falando sobre uma guerra [europeia].
Depois de Wembley, foi isso ... Eles me levaram para Dublin e eu fiquei por um mês e meio ou mais editando 'Miss Sarajevo'. Bono financiou o filme e disse: "Se você chamar de 'Miss Sarajevo', vou escrever uma música para você". Então, é claro, eu vou chamar de 'Miss Sarajevo'.
Então um ano se passou e ele me ligou um dia e basicamente me cantou a música. Eu acho que Bono estava com um pouco de medo de cantar com Pavarotti, mas a música foi o ajuste perfeito. E eu estava no sul da França na casa de Bono quando ouvi a versão deles e foi incrível… [Eles mais tarde acabaram se apresentando na Bósnia] cerca de dois anos depois da guerra, mas nada havia sido reconstruído.
U2 como pessoas é a parte mais notável. Eu gosto deles como pessoas. Eu conheci muitas [pessoas famosas] e nem sempre gosto de vê-las, mas individualmente e coletivamente, o U2 são pessoas muito interessantes para passar o tempo. Eu acho que tudo funcionou porque eu não queria nada deles. Eles são pessoas perspicazes e acho que eles sentiram isso.
Recebi a cidadania honorária da Bósnia. Esse foi um grande momento. E me encontrei com Bono".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...