PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Peter Rowen conta sobre a experiência de ter aparecido em imagens icônicas nas capas de discos do U2 - Parte I


Para milhões de pessoas em todo o mundo, Peter Rowen será sempre a criança cujo rosto triste é a estrela das capas de quatro lançamentos do U2. 
Peter se tornou um fotógrafo, mas tal é o fascínio por todas as coisas sobre o U2 que, embora Peter tenha mantido um perfil discreto nas décadas seguintes, ele ainda chama a atenção por aqueles primeiros dias.
"Depois que fotografei um casamento, a noiva me disse: 'Alguém nos disse que você era o garoto nas capas dos discos do U2... isso é incrível... meu marido é um grande fã!'" 
Em outra ocasião, uma garota disse: 'Você sabia que o menino na capa do disco do U2, tem o mesmo nome que você?' Acontece o tempo todo. Recebi e-mails de pessoas que foram um pouco perseguidoras e estranhas e não me deixaram em paz. Uma menina de 15 anos de idade, do Japão, escreveu dizendo 'Eu acho que você é um menino muito fofo' e assim por diante. Mas eu não levo nada disso muito a sério".
Peter acrescentou: "Quando pela primeira vez descobri, apenas alguns anos atrás, que eu tinha sido a única pessoa a aparecer na capa de um álbum do U2 além da própria banda, eu pensei: 'Uau, isso é incrível!' E eu também apreciei quando uma das imagens das sessões de 'War' foram usadas no álbum Best Of em 1998. Quando isso foi lançado, eu tinha 25 anos e vendo pôsteres enormes do meu rosto fiquei realmente impressionado. Estar na capa do álbum de uma banda realmente boba teria sido uma chatice, então estou aliviado por ser o U2!"
Peter nasceu em 1974 de pais protestantes em Ballymun (agora chamada Glasnevin) no lado norte de Dublin. Ele foi o nono de 10 crianças. O segundo mais velho, um artista de vanguarda chamado Derek, mas apelidado de Guggi, fez amizade com um vizinho próximo – Paul Hewson, conhecido como Bono – com quem ele permanece próximo até hoje.
"Bono vinha bastante em nossa casa. Meu irmão mais velho, Clive, diz que Bono costumava vir comer sanduíches de geléia! Lembro-me de Bono e Ali vindo, muito mais tarde, para o  jantar de domingo. Acho que as pessoas que sentiam que conheciam Bono bem, como vizinhos, o chamavam de Paul. Mas eu acho que ele não gosta de ser chamado de Paul, senão não teria mudado seu nome para Bono!"
O U2 fotografou Peter pela primeira vez em 1979 para seu lançamento de estreia, o EP 'Three'. "Não sei quem sugeriu - presumivelmente meu irmão ou Bono - e não faço ideia porque me escolheram. Acho que talvez eu fosse um garoto bonito".
Para o primeiro álbum do U2, 'Boy', em 1980, Peter acredita que foi pelo menos parcialmente pago em chocolate. "Eu certa vez li em um livro que, quando me disseram que as fotos
era para um disco, ameacei entrar em greve a menos que eu ganhasse mais com isso! Aparentemente, eles negociaram uma caixa extra de barras Mars, então decidi fazer isso!"
As memórias de Peter daquela época são limitadas, e ele não se lembra de Bono aparecendo até que a família mudou-se para Robertstown em County Meath e o U2 estava gravando seu álbum de 1983, 'War'.
"Para as fotos de 'War', fui para a casa do fotógrafo [Ian Finlay] em Dun Laoghaire, onde sua esposa fez sopa para o almoço que eu não gostei. Quando voltamos para a cidade, Bono estava dirigindo e chegou perto de bater na traseira de outro carro! Em outro período, a banda chegou na minha casa com Anton Corbijn, querendo tirar algumas fotos minhas com os caras – uma dessas fotos acabou no livreto para o o relançamento de 'War'."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...