PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Mode 2 fala sobre o seu curta-metragem para "Song For Someone" em 'Films Of Innocence' - Parte II


'Films Of Innocence' apresenta o trabalho de 11 artistas/criadores diferentes fazendo visuais inspirados nas canções do álbum 'Songs Of Innocence' do U2. "Song For Someone" mostra a criação de um mural do pintor britânico Mode 2 na cidade de Omagh, na Irlanda do Norte.
Mode 2: "Com o pouco tempo disponível para o fazer, e o fato de o contato com a equipe de animação ter acontecido poucos dias antes de começarmos, ia ser sempre apertado; especialmente porque ambos os lados estavam fazendo o possível para acomodar um ao outro, mesmo quando não tinham a menor ideia sobre seus respectivos métodos de trabalho. 
Eu tive que pensar em animação, e tive que desenhar uma sequência em sete passos, algo que eu nunca tinha me aventurado a fazer antes. Eu tive que apresentar para Marcus Lynam, do Hoop La, o que eu queria transmitir com minha interpretação da música; e tive que fazer com que Richard Donelly (que filmou a maioria das sequências, e trouxe muitas de suas próprias ideias) tivesse uma ideia de como eu trabalho em um mural desse tamanho.
Nós basicamente ficamos sem tempo no projeto, no que diz respeito à equipe de filmagem terminar com um mural finalizado, mas isso não foi realmente um problema, já que os esboços em si, e toda a ação filmada, forneceram imagens suficientes para o que precisávamos. Voltei a Omagh algumas semanas depois, para terminar.
Finalmente; interpretar as letras que eu tinha ouvido em uma narrativa independente que seria feita sob medida para Omagh, foi um grande desafio em si. Por mais obscuras que as coisas tenham sido ou ainda sejam, em alguns casos isolados, tive que transformar todos os elementos que tinha em algo que de alguma forma fosse positivo e esperançoso, embora também não quisesse que tudo parecesse muito literal.
Quando estabeleci a ideia de um mural na Irlanda do Norte, depois um em Omagh especificamente, só consegui me sentir totalmente engajado e muito positivo com o projeto. Estou feliz por ter conseguido a música que fiz, e que pude fazê-la funcionar com a intenção que já tinha em mente, mas no final das contas é o fato de que, de uma música que a população local ainda não tinha ouvido, e de um grupo que muitos provavelmente conhecem, consegui passar algo que toca um certo acorde com parte da comunidade local, e que eles poderiam de alguma forma transmitir isso para os outros ao seu redor.
Embora eu tivesse "Sunday Bloody Sunday" e U2 por volta de 1984 em mente, quando ouvi a música, acho que ela se encaixa mais no molde "With Or Without You". Ainda assim, a letra foi aberta o suficiente para eu transformá-la na ideia geral que eu já tinha em mente. Dito isso, falei com muito poucas pessoas sobre o significado por trás do que pintei e onde tudo se relaciona com as letras reais. Na verdade, permaneci bastante fiel às próprias palavras, mas optei por absorvê-las através de um certo filtro histórico e sociocultural.
Tive muitos debates com Colm McGinn e Ciaran McClean, as duas únicas pessoas locais que conheciam o projeto, e tentei entregar o melhor e mais honesto possível, pela confiança que eles tinham em mim e pela esperança que o mural final seria algo positivo para Omagh em geral; como afirma no início do filme.
Em última análise, o tempo decorrido entre quando Marcus Lynam entregou a última edição do filme, eu voltando a Omagh para terminar o mural, e o lançamento público final do filme, deu a Omagh a oportunidade de se apropriar desse mural, antes que um público mais amplo recebesse uma parte da ação e fosse levado por outro novo caminho.
Se as pessoas quisessem realmente ver o mural finalizado, teriam que pegar um avião e depois um ônibus para Omagh, e lembrar-se de continuar olhando para a esquerda, enquanto faziam a última curva da Dublin Road, em direção ao centro da cidade e a estação de ônibus..."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...