PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 2 de abril de 2022

Bono canta o primeiro verso de "Redemption Song" de Bob Marley em discurso de aceitação de prêmio


Em Washington, DC, Bono recebeu o Prêmio J. William Fulbright de Entendimento Internacional em reconhecimento ao seu "compromisso de buscar justiça lutando para acabar com a pobreza extrema, enfrentar crises globais de saúde e estimular o desenvolvimento econômico nas partes mais pobres do o planeta".
Em seu discurso de aceitação de 24 minutos, Bono falou sobre liberdade, libertação, redenção e o poder transformador da música em tempos de grande turbulência.
"Rock 'n' roll, se é alguma coisa, é o som da libertação", disse Bono. "Político, espiritual, sexual - é a libertação. É o uivo, o estrondo, o som de uma alma se estabelecendo em chamas... Libertação está no centro de quem eu sou, não apenas como cantor, mas como europeu. Você pode trocar a palavra liberdade pela palavra libertação. Acho que estamos todos de acordo sobre o conceito, e todos concordamos que não está apenas sob cerco na Ucrânia agora, não é?"
Os ucranianos, 'na verdade estão vivendo, na verdade morrendo pelo ideal que é a liberdade', disse ele.
Bono falou sobre a lista de 'Músicas que Salvaram Minha Vida' que ele montou por ocasião de seu aniversário de 60 anos em 2020, e que havia perdido uma: 'Tem outra música que deveria estar na lista: América. A América é uma canção para mim. Eu peguei a linha melódica cedo quando minha vida precisava ser salva, quando adolescente em Dublin. A música da América veio no rádio como uma onda de eletricidade estática, me derrubou da cama, me tirou para fora de minha mente. Essa música soava como Elvis, soava como Bob Dylan, soava como Aretha Franklin e soava como Johnny Cash. Joey Ramone. Parecia Jack Kennedy. Bobby Kennedy. Parecia King. Bob Dylan soava como a Declaração da Independência com gaita e violão.
America pode ser a melhor música que o mundo ainda não ouviu. É uma ideia maluca. É um pensamento emocionante que depois de 246 anos dessa luta pela liberdade, depois de 246 anos avançando e rastejando em direção à liberdade, às vezes de barriga, às vezes de joelhos, às vezes marchando, às vezes andando - este pode ser o momento em que você deixa a liberdade tocar ou no meu caso, deixa a liberdade cantar".
Bono encerrou suas observações com uma versão a cappella do primeiro verso de "Redemption Song" de Bob Marley, cantando:

Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever done
All I ever have
Redemption song
Redemption songs
Redemption songs

"É uma pergunta, uma invocação, uma provocação".

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...