PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Mode 2 fala sobre o seu curta-metragem para "Song For Someone" em 'Films Of Innocence' - Parte I


'Films Of Innocence' apresenta o trabalho de 11 artistas/criadores diferentes fazendo visuais inspirados nas canções do álbum 'Songs Of Innocence' do U2.
"Song For Someone" mostra a criação de um mural do pintor britânico Mode 2 na cidade de Omagh, na Irlanda do Norte.

Mode 2 em 2014: "Me perguntaram no final de julho se eu estava ou não interessado em fazer um curta-metragem para uma das músicas do próximo álbum do U2.
Assim que ouvi que o U2 foi aparentemente (ou parcialmente) inspirado pela cultura mural de Ulster, com relação a este projeto de filme, eu soube que queria voltar para Belfast ou Omagh, e fazer um mural público real, ao invés de fazer algo no estúdio.
Quando fui para a sessão de audição da música que me foi designada, as únicas pessoas em minha mente eram as de Omagh, aqueles com quem eu havia passado um bom tempo doze anos antes, cujas histórias eu tinha ouvido, e cujos pontos de vista sobre o longo conflito realmente me trouxeram à tona como é a vida para pessoas comuns que tentam levar vidas comuns, em circunstâncias difíceis e extraordinárias.
Eu gosto de Belfast, e adorei minha primeira vez lá em 1997, quando os rostos dos jovens pareciam ter frescor e positividade, quando um cessar-fogo duradouro estava finalmente em vigor. Dito isso, desenvolvi uma conexão ainda mais estreita com Omagh, pois fui fazer uma pintura comemorativa lá na primavera de 2002, para as vítimas do atentado de 15 de agosto de 1998. Foi, junto com o trabalho que fiz mais tarde na Cidade do Cabo, o projeto mais humanamente enriquecedor que fiz na minha vida. Sempre quis fazer mais pela cidade e esse projeto me deu a oportunidade.
O que quer que o U2 fosse lançar no meu caminho, musicalmente ou liricamente, eu escolhi apenas ver através de um prisma representando minhas próprias visões sobre o conflito no Ulster, e o que eu poderia fazer para propor uma plataforma pública que ajudaria a desencadear o diálogo, o debate, discussão e assim por diante, entre aqueles que chegariam a ver o mural na vida real, em sua cidade; uma pausa esperançosamente bem-vinda em sua rotina e no status quo geral.
Eu tinha pensado em fazer isso em Belfast, onde também fiz workshops entre comunidades em 1997, 1998 e 1999; mas o Muro da Paz, paralelo à Shankhill Road, teria trazido alguns problemas, no que diz respeito aos transeuntes que poderiam interpretar erradamente as minhas intenções.
A loja McGinns é familiar para mim, pois minha antiga pintura estava fixada em sua parede externa desde 2002, visível para todos que dirigem ou caminham pela cidade ao longo da Dublin Road; então este foi o melhor ponto de vista que eu poderia obter. Eu tive que falar com o proprietário, Colm, para aceitar correr o risco do projeto, e é claro que ele disse "sim".
Respeitar o acordo de confidencialidade e ter que basicamente mentir para alguns dos meus amigos foi quase uma experiência de partir o coração. É tão difícil tentar fazer algo que você espera que faça muito bem às pessoas, enquanto na verdade tem que mentir para elas; para manter o projeto em sigilo. As pessoas comuns de Ulster, de todos os lados da divisão, foram enganadas e manipuladas por políticos, extremistas e paramilitares durante décadas; então a contradição de tentar fazer algo de bom para eles, embora tendo que mentir para eles para conseguir esse bem, me fez pensar que eu não era melhor do que as outras pessoas que podem tê-los enganado no passado.
Em um nível mais prático do dia-a-dia, os desafios com a Irlanda do Norte são sempre os mesmos; a primeira é a de encontrar uma paleta de cores e uma narrativa que não exclua ninguém de nenhum dos lados da divisão política, principalmente quando se busca um tema que provoque debates. A outra questão principal é o fato de que o clima é bastante imprevisível; "ensolarado com chuvas esparsas" sendo a característica usual, então os elementos definitivamente teriam sua palavra a dizer no processo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...