PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Fãs e Criadores celebram 1º aniversário da U2 X-Radio - Parte II


U2.COM

Muitos Retornos Felizes: Fãs e Criadores celebram 1º aniversário da U2 X-Radio

Por Tassoula Kokkoris

Outra apresentadora da U2 X-Radio com raízes musicais é Cáit "Rocky" O'Riordan, ex-baixista do The Pogues que conhece a banda desde 1980. Ela recorda: "Eu sabia que a banda estava fazendo uma sessão de autógrafos em uma loja de discos no Kensington High St para promover o 'Boy', então eu faltei à escola e fui pegar meu vinil autografado. Foi bom conhecer os rapazes, eles foram completamente abertos e amigáveis, respondendo a todas as minhas perguntas geeks sobre os discos, e sem eu perceber na hora, eles estavam me ensinando uma grande lição sobre como interagir com as pessoas que compram sua música e vêm aos seus shows".
Como apresentadora do canal, ela passa por um processo meticuloso de preparação de cada programa. Ela explicou: "Posso passar dias mexendo em uma playlist! O U2 sempre foi generoso em reconhecer os artistas que os influenciaram e inspiraram, então cada programa começa comigo pensando no que eu estava ouvindo por volta de 1980 e onde o U2 se encaixa nisso. Eu procuro dividir meio a meio faixas do U2 e não U2, com metade das faixas não U2 sendo de artistas mulheres. Sempre quero que cada faixa tenha um link para a próxima, então faço muitas pesquisas. Mas é claro que quanto mais eu pesquiso, mais eu aprendo, então a lista com a qual começo nunca é aquela que faz o programa".
O'Riordan relembra algo que a impressionou fortemente em uma entrevista que ouviu com a escritora / musicista Viv Albertine. "Ela disse que as coisas que amamos quando tínhamos 15 anos, a música, os livros que amamos, os filmes, a poesia, os artistas - isso é quem realmente somos, esse é o nosso verdadeiro eu e, por mais que vivamos, ainda somos essa pessoa. Acho que é um conceito adorável e estou na meia-idade agora, mas posso tocar as bandas que amava quando tinha 15 anos e falar sobre elas. É apenas um lindo ciclo de felicidade para mim - espero que os ouvintes também se divirtam".
O diretor criativo Gavin Friday falou sobre o desenvolvimento do conceito de seu programa, Gavin Friday Presents: "Eu não queria apenas fazer uma playlist e falar sobre música - eu queria realmente contar a história que muitas pessoas não conhecem. Comecei em 72, que foi quando comecei a levar a música a sério, quando tinha 12 anos. Pensei no que estávamos ouvindo e comprando em 1972 e no que estava nos influenciando. No final das contas, estou apenas contando pequenas histórias e anedotas sobre nós adolescentes na Cedarwood Road, onde crescemos".
A paisagem mudou em Dublin desde os dias difíceis de sua juventude. Friday explica: "Você visita Cedarwood agora e é um lugar legal com vovós que parece elegante, mas você volta aos anos 70 e era uma cena muito diferente. Grande desemprego, a Irlanda estava realmente sob a ira da Igreja Católica e era um lugar sombrio. Em elementos de Gavin Friday Presents, tento evocar a ira e o poder que eles tinham, mas com pequenas vinhetas e memórias engraçadas para dar às pessoas uma noção de como o lugar realmente era diferente naquela época".
Sobre essa viagem pela estrada da memória, ele se maravilha: "É incrível o que a música faz e as memórias que ela traz de volta - é meio atemporal. A música não tem uma data de validade; tudo soa tão novo e inspirador como sempre. E mesmo as melodias ruins das quais você realmente não gostava soam maravilhosas quando você as escuta!"
Os fãs estão especialmente curiosos sobre o envolvimento da banda com o canal. Friday confirma: "Todos os quatro ouvem os programas e Larry é na verdade quem batizou o nome da estação. Quando estávamos fazendo um brainstorming durante a última turnê, foi ele quem disse: 'Por que você não chama de U2 X-Radio?'"
Quanto aos seus programas pessoais favoritos, Friday diz: "Sou como uma madrasta da banda (risos) e vejo o que há de bom em todos eles - também gosto dos DJs e de outros programas. No rádio você realmente passa a conhecer as pessoas; eu acho que é uma das formas mais puras de conversa e comunicação. A loucura surreal de Edge e Woody Harrelson falando sobre POP - isso é algo que realmente atingiu outro nível". Em sua lista de desejos estão entrevistas mais longas com aqueles que trabalharam criativamente com a banda, como Anton Corbijn e Wim Wenders.
Quando questionado sobre possíveis lançamentos do arquivo de shows ao vivo, ele responde: "Há muito romance sobre as primeiras gravações em cassete, então às vezes quando você ouve de volta a sensação retro do bootleg tem um encanto, mas tem que passar pelo tribunal e júris dos perfeccionismos do Sr. Edge, então ... (risos) talvez?"
Examinando o arquivo do The Virgin Prunes, Friday disse que encontrou recentemente uma joia que pode um dia vir à tona no ar.
"O Virgin Prunes fez um show em Sutton, na noite em que a banda mudou seu nome de The Hype para U2", lembrou ele. "Dik Evans acabou saindo para se juntar a nós, mas a banda era Larry, Edge e Adam tocando uma versão de 15 minutos de "I Can't Get No Satisfaction" comigo e Guggi cantando. Então, há jóias malucas por aí ..."
Friday reflete sobre o quão longe o canal avançou e para onde a U2 X-Radio está indo: "Eu adoro ver o bebê crescer à sua própria maneira. Temos muitas ideias para o ano que se aproxima ... É claro que estamos pensando sobre aniversários e marcos de álbum, mas semana após semana nós realmente só queremos mantê-lo atualizado e manter essa honestidade espontânea".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...