PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 22 de julho de 2021

A Entrevista: Steve Lillywhite fala na série World's Greatest Producers sobre trabalhar com o U2 - Parte I


A série World's Greatest Producers da Music Business Worldwide entrevista e celebra alguns dos maiores talentos trabalhando em estúdios ao longo das décadas. A última edição apresenta Steve Lillywhite, um produtor britânico que construiu a plataforma para o sucesso global do U2.
Lillywhite conta como começou: "Tendo sido basicamente convidado a deixar a escola aos 16 anos, por uma série de grandes coincidências, comecei como operador de fita e ajudante servindo chá no que se chamava Phonogram Studios na Marble Arch.
Todo mundo saia às seis para voltar para casa em Penge. Mas foi ótimo, e trabalhei com todos lá, de Val Doonican ao Status Quo. Eu aprendi muito.
Nos fins de semana, meu chefe nos deixava ir ao estúdio para fazer demos com os amigos, para aprender a fazer engenharia. Eu trabalhei com uma banda chamada Ultravox, a versão original do Ultravox, com John Foxx ao invés de Midge Ure como vocalista.
Eu fiz suas demos e quando eles conseguiram um contrato de gravação com a Island, eles queriam que eu produzisse. Claro que a resposta da gravadora foi, 'Quem é Steve Lillywhite?'. Então, meu primeiro crédito de produção foi aquele primeiro álbum, Ultravox, ao lado de Brian Eno.
Você fala com qualquer pessoa que trabalha com Brian e eles vão te dizer, ele não está lá o tempo todo. Ele é um visionário maravilhoso e fantástico, talvez o homem mais inteligente que já conheci, mas ele não gosta de estar no estúdio constantemente.
Enquanto eu sou completamente obsessivo. Eu não sento e digo, 'me impressione'; isso não é o que eu faço. Meu trabalho é baseado na crença de que preciso impressionar o artista. Eu sou o cara chato na sala.
Mas o melhor de tudo é que não há [apenas] uma única maneira de produzir discos. O que eu acredito que você deve ter é esse senso sobre a música, de algo maravilhoso. Se você perder isso, não tenho certeza se algum dia conseguirá esse fator x em seus registros. Tive muita sorte de ter essa sensação de admiração durante a maior parte da minha carreira. Talvez eu esteja correndo um pouco sobre isso agora".
U2 produzido por Martin Hannett. Em outro universo, seria simplesmente o que aconteceu. E muitas vidas e carreiras (e discos) seriam muito diferentes.
Steve Lillywhite explica: "Quando o U2 conseguiu o contrato, eu tinha acabado de fazer alguns hits e estava em segundo lugar na lista de produtores. O primeiro foi Martin Hannett.
Ele gravou uma música com eles chamada "11 O'Clock Tick Tock" e estava escalado para fazer o álbum. E então Ian Curtis cometeu suicídio. Nesse ponto, Martin, devido ao seu modo de vida bastante frágil, decidiu que não queria fazer isso".
Então, o U2 voltou a essa lista, "concordou" com Lillywhite e eles fizeram 'Boy', 'October' e 'War' juntos. O terceiro da trilogia foi o primeiro a atingir o primeiro lugar no Reino Unido e entrar no top 20 dos Estados Unidos.
Nesse ponto, a visão de Lillywhite era que seu trabalho estava feito. "Alcançamos o que pretendíamos alcançar; tivemos um sucesso". E, de fato, ele não teve nenhum envolvimento no quarto álbum, 'The Unforgettable Fire', produzido por Brian Eno e Daniel Lanois.
Mas, quando se tratou da mudança de jogo de 1987, 'The Joshua Tree', Lillywhite foi trazido de volta ao grupo. Especialidade: urgência e refrões.
"Eles estavam lá há 18 meses e foi Paul McGuinness quem disse: 'Vocês sabem, caras, vocês são uma grande banda agora e temos muitas pessoas que recebem salários. Precisamos ir para a estrada e este álbum ainda não foi finalizado - vocês trabalhariam com Steve? Vocês terminaram álbuns em dois meses com ele!'"
Como resultado, Lillywhite trabalhou como o que ele chamou de "finalizador" em uma série de singles clássicos do U2 - "With Or Without You", "Where The Streets Have No Name".
"Eu tive esse trabalho para alguns álbuns: 'The Joshua Tree', 'Achtung Baby', 'All That You Can't Leave Behind'. E então quando se tratou de 'How To Dismantle An Atomic Bomb', eles decidiram deixar o produtor original [Chris Thomas] e me colocaram para começar o trabalho de novo. Foi uma grande experiência. Foi quando me tornei o tipo de chefe de novo e ganhei o Grammy de Produtor do Ano, o que foi, vamos encarar, muito bom".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...