PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 22 de julho de 2021

A Entrevista: Steve Lillywhite fala na série World's Greatest Producers sobre trabalhar com o U2 - Parte III


"Muitas vezes tenho uma sensação de medo, uma sensação de que sou inútil neste trabalho. Isso significa que eu realmente tenho que dar o meu melhor o tempo todo.
E sempre que meu ego leva um pouco o melhor de mim, eu coloco isso em cheque e percebo, 'Quer saber? Eu fiz aquele som de bateria em tal e tal álbum e absolutamente estraguei tudo'.
Eu sempre digo, eu produzi o pior álbum dos Rolling Stones.
A magia se tornou cada vez mais difícil de encontrar. Mick e Keith não estavam se falando. Mick tinha acabado de fazer seu primeiro álbum solo, que Mick chamou de "aquela porra de álbum disco". Para Keith, isso era basicamente pior do que ser infiel.
Depois disso, eu meio que pensei, fiz rock agora, cheguei ao auge do rock. E foi então que comecei a fazer um pouco mais de world music, algumas coisas bem diferentes, como Talking Heads e The Pogues.
Mas eu também estava ciente de que, embora tivesse sucesso na América, não havia estourado uma banda americana na América. Até que aconteceu com a Dave Mathews Band.
Eu estava em Londres e me lembro de ouvir suas demos, mas quando eles chegaram a mim, a banda tinha praticamente decidido por Jerry Harrison do Talking Heads.
Mas quando os ouvi, eu soube. Eu só pensei, porra, eu tenho que produzir essa banda. Foi uma sensação realmente visceral, de que eu era o cara para este grupo.
Então peguei um avião e voei para Nova York para ver um show. Jerry estava lá e eu disse: 'Não, esta é minha banda, eu tenho que fazer isso'. E então eu basicamente pressionei Dave.
Isso me iniciou em uma jornada maravilhosa com aquela banda, vendendo milhões de álbuns. Eu estava totalmente encarregado de fazer tudo nos discos. Eles simplesmente iriam tocar e eu faria o resto".

"Produtores vão entrar, olhar para uma banda, descobrir quem é o cérebro, de onde vêm todas as ideias, e vão se tornar o melhor amigo dessa pessoa.
Quando eu tiver meu primeiro encontro, vou olhar e pensar, ok, quem é o membro da banda? Quem está se sentindo um pouco inferior, sabe? E vou reforçar o elo mais fraco. Vou garantir que essa pessoa saia da reunião sentindo-se como uma grande parte do que estamos prestes a fazer.
A pior coisa que um produtor já disse é: 'Eu tive que demitir o baterista'. Quem diabos é você para demitir o baterista? Talvez o baterista estivesse fazendo algo naquela banda que você nem percebeu. Se fosse esse o meu caso, eu não faria o registro. Eu certamente nunca teria orgulho de dizer algo assim.
Honestamente, eu gostei de todos com quem trabalhei, então acho que devo escolher aquele com o cheque maior, certo? [risos]
Não, houve experiências diferentes. Eu poderia dizer os álbuns do U2, porque saímos vitoriosos, mas eu me lembro de terminá-los e me sentir tão deprimido, tão para baixo e cansado.
Tive ótimos momentos com Dave Matthews, verões em Woodstock ... há muitos deles, honestamente.
Como eu disse, os álbuns do U2 sempre foram difíceis. Mesmo no primeiro álbum, Bono não teria um segundo verso [pronto], porque ele estava enganando. E a partir de 'October', era sempre um jogo de recuperação, porque ele não queria nem um primeiro verso; ele nunca tinha nada escrito. Os álbuns do U2 eram como arrancar dentes na maior parte do tempo.
Os Rolling Stones eram difíceis porque meu trabalho era 50% Henry Kissinger. Mick dizia: 'Vá você e diga isso a ele, diga aquilo a ele'. E então Keith diria, 'Bem, diga a ele, porra ...' etc.
Mick só trabalhava durante o dia; Keith só trabalhava à noite. Eu trabalhava dia e noite.
Mas, na verdade, até mesmo pensar que trabalhar com os Stones era tudo menos um privilégio e uma alegria é ridículo. Esta é uma vocação para mim. E a diferença entre um trabalho e uma vocação, é que você pode reclamar de um emprego. Com uma vocação, se você reclamar, você perdeu o senso de admiração que a torna uma vocação em primeiro lugar.
Quando eu comecei, como um operador de fita, costumava ver esses produtores que não tinham aquele senso da coisa dde ser maravilhosa, e eu olhava para eles e pensava, eu nunca vou ser assim. E eu certamente tentei não ser".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...