PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 22 de julho de 2021

A Entrevista: Steve Lillywhite fala na série World's Greatest Producers sobre trabalhar com o U2 - Parte II



Além do U2, em meados dos anos 90, Lillywhite ajudou a moldar a The Dave Matthews Band, produzindo seus três primeiros álbuns.
Ao longo do caminho, Lillywhite também trabalhou com Talking Heads, The Rolling Stones, Counting Crows, XTC, The Pogues e Peter Gabriel.
E, é claro, nunca expressou uma preferência por Martin Hannett ...
"Para ser honesto, o U2 não era a banda em que você apostava no início. Quer dizer, eu acreditei neles, mas não previ os estádios.
Havia U2, Echo And The Bunnymen e The Teardrop Explodes. Echo And The Bunnymen tinha o belo cantor com a grande voz; Teardrop Explodes tinha o guerreiro ácido Viking. O U2 tinha o baixinho de nariz grande.
Mas, uma coisa que Bono tem mais do que qualquer outra pessoa com quem já trabalhei é uma dedicação e uma direção que é simplesmente fantástica. Ele vai se esforçar mais e mais do que qualquer um.
Estou muito orgulhoso de 'Boy', é um bom álbum de rock de estreia, é estridente".
Ficava estranho para Steve Lillywhite em estúdio quando ele era "O Finalizador" em estúdio, o cara que era chamada para pegar o material trabalhado por Brian Eno e Daniel Lanois, o cara de confiança para potencializar os singles?
"Não realmente, certamente não com Brian. Ele está muito acima desse tipo de coisa mesquinha, ele simplesmente não tem esse pensamento.
Talvez com Danny um pouco, mas, novamente, ele não sabe o que é um single de sucesso. Ele é o cara mais terreno do blues, certo? Então, meu trabalho era ser apenas aquela pessoa no meio que junta tudo.
Sempre digo a Bono: 'Olha, eu sei que somos amigos desde que você tinha 16 anos, mas deve haver outro motivo para você continuar me chamando de volta'. Ele disse: 'Steve, uma palavra: clareza'.
Isso estourou minha cabeça, porque eu não acho que tenho clareza em tudo, mas para eles, foi o que eu trouxe e funcionou".
Steve pulou a cerca e juntou-se ao lado corporativo das coisas, trabalhando para a Mercury Records: "Meu problema no lado corporativo era que eu não entendia as prioridades. Eu estava microgerenciando, eu acho - em uma época em que era responsável por uma equipe de 70 pessoas.
E, para ser honesto, Razorlight e Darius não foram as melhores contratações que já fiz. Foi uma pena. Fui demitido, trabalhei com o U2 novamente [em 'How To Dismantle An Atomic Bomb'], e então tive outra passagem como executivo, trabalhando para a Columbia em Nova York.
O Pro Tools estava se tornando completamente A Coisa em produção durante meus anos corporativos, de modo que todos passaram por mim. Eu nem tinha certeza do que isso fazia. Agora, eu ainda não sei como ligá-lo, mas pelo menos eu sei o que ele faz.
Esse período foi o começo para eu aceitar o fato de que os anos dourados haviam acabado.
Mas isso estava perfeitamente bem. Meu Deus, quando eu tinha 25 anos, um menino branco magrelo produzindo punk, a ideia de um produtor com 35 anos de idade era tão antiga! Estou com 66 anos agora, então realmente não sinto que quero mais produzir.
Meu segundo casamento desmoronou e eu estava morando em Los Angeles. Mas eu não sou um networker, o que significa que não havia razão para eu morar em Hollywood. Eu realmente não estava aproveitando ao máximo.
Então, quando alguém me convidou para fazer o discurso de abertura em uma conferência em Cingapura, isso me iniciou nessa busca na Ásia. Então, um amigo me disse que havia uma banda em Jacarta, chamada Noah, que queria um produtor ocidental para três músicas. Eles são enormes aqui, absolutamente enormes.
Lembro-me de sentar no calor,  grudento, todo mundo fumando, olhando para a capa de um CD, estudando as notas do encarte, e pensei, 'Meu Deus, estou vivendo 10 anos atrás do Oeste aqui. Talvez eu pudesse agüentar mais uma década!'
Então decidi ficar, o que foi meio estranho, porque eu não conhecia ninguém nem nada. Eu fiz um pouco de produção e então eu consegui este trabalho - e não ria - Kentucky Fried Chicken.
Ok, então a Indonésia é um país 90% muçulmano, o que significa que 90% das pessoas não comem carne de porco, também não há muita carne bovina, então o frango impera, e o KFC se tornou, estranhamente, um restaurante de destino aqui.
Eles puderam mudar um pouco o menu e, devo dizer, está delicioso pra caralho. É como se KFC fosse a primeira vez que você experimentava.
O irmão do patrão [na Indonésia] decidiu vender CDs com o frango, e isso coincidiu com o fechamento da maioria das lojas de discos do país.
Então, assumi essa empresa, vendendo CDs com frango. Na época, vendíamos cerca de 400 mil CDs por mês e tínhamos 10 títulos nas lojas. E então, antes da Covid, estávamos com cerca de um milhão de CDs por mês.
Isso tem mantido vivo meu interesse pela música, porque aprendi muito sobre a música e a cultura indonésia.
Bali é parte da Indonésia, estou passando cada vez mais tempo lá e é provavelmente onde vou me aposentar.
Como produtor, é um pouco como ser o capitão do navio; meu trabalho é conduzir aquele navio com segurança até o porto - e ajudar a decorá-lo. Não sou um construtor de navios, mas posso dirigi-lo e posso garantir que ele tenha os melhores acessórios e funcione.
O Titanic, você vê, era um grande navio, mas não tinha um bom capitão. Portanto, é importante!
Uma coisa que odeio é quando um artista me diz: 'Steve, farei o que você quiser'. Não sei o que quero! Mas, se um artista disser: 'Steve, tenho 12 ideias ...' eu digo ‘Ok, vamos usar um pouco dessa, um pouco destea esqueça aquela ... '
Acho que não sou um plantador de sementes, mas posso ajudá-lo a cultivá-la.
Hoje em dia, todo mundo tem um estúdio, então o mistério do estúdio de gravação se foi e todo mundo sabe mais sobre tudo. O resultado disso é que você tem equipes de composição e produção que são as bandas de hoje. Essa não é minha força.
E minha força também não é olhar para a tela do computador. Eu não entraria no mundo da música hoje, porque não quero ser digitador".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...