PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Os sentimentos e dores expressos no vôo fracassado de uma pipa: 20 anos de "Kite"


"Quando você é adolescente você se sente imortal, parece que você pode dirigir um carro tão rápido quanto quiser e que você não vai bater depois da curva. Aos 20 anos você começa a ter algumas "dúvidas", aos 30 você percebe que está em perigo e aos 40, olha para os seus filhos e nunca mais se sente imortal" - Bono 

'All That You Can't Leave Behind' do U2 completou 20 anos de seu lançamento.
Uma das primeiras canções escritas para o álbum foi "Kite". Bono se inspirou para escrever a letra depois de levar suas filhas Jordan e Eve para empinar pipa em uma praia em Killiney, Irlanda. "Papai", disse uma delas quando a pipa bateu na areia, "podemos ir para casa e brincar com o Playstation?" Ao mesmo tempo, o pai do cantor, Bob, estava lidando com problemas de saúde significativos. Bono estava enfrentando a perda de seu pai quando percebeu que seus próprios filhos não precisavam dele tanto quanto quando eram mais jovens. Ele derramou todas essas emoções complexas em "Kite".
O site U2 Valencia escreveu uma excelente matéria:

"Os irlandeses com este álbum repleto de prêmios e grande recepção da crítica, fizeram uma mudança rumo ao crescimento musical, e não como muitos erroneamente acreditam, esse álbum não foi um "retorno" às origens.
O que a banda indicou é que voltaram a trabalhar como no início e que o conceito do disco é simplesmente o reconhecimento de seu passado. O que o álbum faz é enfrentar esse mesmo passado para que a vida siga em frente. 
Durante a Elevation Tour, "Kite" foi apresentada com um conjunto rodopiante de imagens projetadas contra uma tela no palco, promovendo o tema central da música. Ela ganhou um significado adicional durante na metade da turnê de 2001, quando o pai de Bono, Bob Hewson, morreu após uma longa batalha contra o câncer. Bono mudaria a linha "O Último das Estrelas do Rock" para "O Último das Estrelas da Ópera", uma referência ao passado de Bob como cantor amador de ópera.
Durante a gravação de 'All That You Can't Leave Behind', a morte estava no ar e Bono se deparou mais uma vez com a sensação visceral de sua própria mortalidade. A morte o moldou desde a adolescência, quando perdeu a mãe em circunstâncias trágicas. Agora, na casa dos 40 anos, ele viu seu pai realmente envelhecer pela primeira vez.
Homenagens à sua mãe estão em abundância no repertório do U2. Bono evoca seu relacionamento com o pai com mais moderação, mas agora que havia motivo para preocupação, era um problema que não podia ser evitado. O fato o corroeu, exigindo escrever uma música. Mas ele precisava de algo para decolar, para começar a voar. Ele precisava de uma metáfora para elevá-lo. 
A vida de uma estrela do rock é deslocada, desorientada. Ele se tranca no estúdio por meses sem fim e então ... desaparece. Para os filhos de Bono, hora está aqui, hora desaparece. Ele se sente culpado, quer fazer todas as coisas que os pais fazem e que ele lembra de sua própria infância.
E então, em sua residência regular em Dublin, ele segue para a vizinha Killiney Beach com suas filhas Jordan e Eve para empinar pipa, um momento familiar comum que seu trabalho o impedia de aproveitar. A ida não pode ser considerada um sucesso. A pipa subiu, levada pelo vento, depois se virou e se espatifou, enterrando-se na areia. Um momento de silêncio e: "Papai, podemos ir para casa brincar com o Playstation ou meu Tamagochi?" perguntou uma das meninas. Mas quando a pipa tocou na areia, a semente já estava plantada". 
Ao mesmo tempo, Bob Hewson, o pai do cantor, estava enfrentando sérios problemas de saúde. Bono estava enfrentando a morte iminente de seu pai quando percebeu que seus próprios filhos não precisavam dele tanto quanto quando eram mais jovens. E foi em "Kite" que ele derramou todas essas emoções.
"Kite" começa com um presságio de destruição. "Algo está para acontecer", Bono pondera "Eu posso sentir isso chegando ... não tenho medo de morrer". Ele observa o mundo com os olhos do pai e imagina como ele mesmo avaliará sua própria vida, sua própria contribuição, à beira do abismo.
Olha para seus filhos e pensa no pai deles - que pode falecer a qualquer momento. A voz pode ser sua ou de seu pai: "No verão eu posso sentir o gosto do sal no mar / Há uma pipa soprando fora de controle em uma brisa / Estou me perguntando o que vai acontecer com você / Você se pergunta o que aconteceu comigo".
Edge se envolveu e estendeu a mão. "Me deu a sensação de que eu sabia sobre o que ele estava escrevendo e ele não. Foi uma daquelas cenas estranhas. Eu estava recitando os versos e ele não gostou deles na época, mas nós trabalhamos em um processo circular porque então ele dizia 'Oh, sim, esse verso está bom'."
Nos primeiros dias, Bono frequentemente apresentava "Kite" ao público explicando que era sobre deixar alguém ir embora, mesmo que você não quisesse; poderia ser um filho, um pai, um amor….
Mas foi no palco da turnê europeia onde "Kite" ganhou relevância e Bono usou essa válvula de escape no palco para expulsar todo o seu sofrimento e angústia.
Era uma luta constante de sentimentos, seu pai já estava na fase final de seu câncer. Bob Hewson passou seus últimos momentos acamado no Hospital The Irish Hospice Foundation em Dublin. E todas as noites no final dos shows, durante os meses de julho e agosto de 2001, Bono voava para Dublin para passar a noite com seu pai no quarto onde Bob Hewson descansava, ficando ao seu lado.
O momento mais introspectivo dos shows era quando Bono dedicava a música todas as noites para seu pai e "avisava" que ele viria vê-lo em algumas horas para tomar alguns litros de Guinness juntos.
O dia que Bono não queria que chegasse, foi 21 de agosto de 2001. No início do show do U2 na O2 em Londres diante de 20.000 pessoas, ele entrou em cena com um pedaço de papel dobrado no bolso de sua calça. O referido papel continha a senha do Wi-Fi da casa funerária de Dublin.
E ele tinha aquilo com ele porque seu pai, Bob Hewson, havia morrido naquela mesma manhã.
Algumas horas se passaram e Bono já estava no palco, vestido como um roqueiro inatingível, mas com o coração partido e cheio de dor. Bono fez uma introdução antes de 'Kite", colocando a situação para o público e de alguma forma desabafando e fazendo os fãs participarem de suas perdas e dores internas.
Um Bono comovido agradeceu ao público de Londres por seu apoio no passado e no presente da banda. E então lembrou:
"Quero agradecer ao meu pai, meu pai, por me dar essa voz ... Ele era um bom tenor e me disse que se eu tivesse sua voz, pense no que poderia ter acontecido. Ele esteve muito doente na última semana e não está mais doente porque está livre. Meu velho deixou o planeta, como Elvis ou algo assim ... Eu realmente pensei que tinha escrito a letra dessa música para meus filhos, mas acho que meu velho escreveu para mim. Essa é "Kite"." 
Bono disse que eles tinham um relacionamento muito diferente daquele que ele mantém com seus filhos hoje.
"Ele era um homem incrível e engraçado. Eu não acho que sou como ele. Tenho uma relação com meus filhos diferente da que tinha com ele. Ele realmente não tinha uma comigo. Ele geralmente pensava que ninguém na sala era tão inteligente quanto ele. Ele lia Shakespeare, pintava, cantava, dançava. E quando ele não estava discutindo com os homens, ele fazia as mulheres rirem".
Em uma entrevista recente à RTE, Adam Clayton disse: "Estou particularmente atraído por "Kite" agora porque quando Bono estava escrevendo aquela música, ele estava escrevendo sobre seus filhos e agora eu tenho filhos, comecei um pouco tarde. Agora eu tenho dois filhos, e quando ouço "Kite", isso remonta àquela época e ao que ele estava escrevendo. Acho que o que tornou a música mais complexa para Bono foi que ele também estava falando sobre a doença de seu pai. Não sabíamos quanto tempo ele ainda tinha de vida".

".... então ele disse, 'eu quero ir para casa. Eu preciso ir para casa'. E ele foi. Estou ansioso para encontrá-lo lá" - Bono
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...