PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A Grande Entrevista: Steve Lillywhite e as revelações de quatro décadas trabalhando com o U2 - 3° Parte


Como até o fã de música mais casual deve saber, o nome de Steve Lillywhite está em uma quantidade enorme de discos, então o 40° aniversário de 'Boy' significa muito para ele?
"Significa muito para os meus joelhos porque quando me levanto, fico todo rangendo", ele brinca. "Não, é fantástico. Eu estive envolvido com alguns álbuns que têm esse elemento marcante para eles. Estou muito orgulhoso do meu catálogo".
Com o sucesso comercial de 'War', deve ter havido outras bandas que queriam aquele grande som do U2. Lillywhite disse não.
"Nunca trabalhei com outra banda que quisesse soar como o U2. Obviamente, o U2 gerou muitas bandas semelhantes, certamente com guitarristas que tinham aquele som jiggedy-jiggedy com o delay. Eu sempre disse não a eles, e é por isso que tive uma carreira tão longa, acho, porque sempre que tive sucesso com um artista, sempre usei o sucesso para expandir o tipo de música que fiz, em vez de 'Faça a mesma coisa'."
A semi-aposentadoria parece servir perfeitamente ao grande produtor.
"Acho que decidi que é um mundo diferente agora", ele reflete. "Produzir é muito mais sobre equipes que sentam em torno do computador. Não se trata mais tanto da interação do músico. Não estou reclamando disso, só estou dizendo que não é mais a minha época. O que estou tentando fazer é, eu acho, monetizar meu passado. Estou escrevendo um livro, na verdade faço uma espécie de rotina de stand up, que, antes do COVID, planejava levar ao redor do mundo. Basicamente, é tocar muita música e contar histórias. Eu conto coisas tristes de Kirsty e algumas coisas de Pogues, e U2, e, e todos os artistas com quem trabalhei. É um show de duas horas, e eu fiz uma apresentação dele, e então a porra do COVID me parou, o que é uma chatice, mas quando o COVID acabar, esse é o meu plano, terminar o livro e viajar pelo mundo com ele".
Mais explicação é oferecida.
"Produzir é como um músculo", continua ele. "Se você não faz isso o tempo todo, não tenho certeza se posso ser tão bom, e por que eu iria querer? Não quero estragar minha reputação. Acho que muitos artistas fazem álbuns quando não precisam. Paul McCartney e Elton John, por mais que eu os ame, acho que eles fizeram muitos álbuns".
Mas se uma boa banda entrasse em contato, com material valioso, ele poderia ser tentado a voltar ao ringue?
"Mais ou menos como Rocky? Voltarei para mais uma luta! Eu tenho uma vida diferente agora, e é ótimo e não quero arruinar a carreira de ninguém também. Eu não tenho ego. Bem, eu tenho um ego, mas só faço coisas pela arte. Então, talvez se algo que realmente me empolgasse aparecesse, talvez eu o fizesse".
Lillywhite está em boa forma, então dá para arriscar fazer mais algumas perguntas relacionadas ao U2. The Edge implorou para ter permissão para colocar os backing vocais em "Where The Streets Have No Name" na noite anterior ao lançamento do álbum?
"Foi ainda pior do que isso", ele confessa. "Esquecemos de colocar os backing vocals nela. Não sei se ele os refez para uma prensagem posterior. Eu preciso verificar isso, mas não houve backing vocals em "Streets", embora eu ache que eles fizeram isso para o videoclipe".
E quanto ao conto possivelmente apócrifo de Brian Eno tendo que ser impedido de jogar "Streets" no lixo?
"Edge e Brian tinham acabado de perder o enredo daquela música. Não é culpa deles. Qualquer um teria perdido o enredo se tivesse trabalhado tanto quanto trabalharam. Ele é um homem adorável. A melhor coisa sobre Brian Eno é que ele é muito inteligente, mas também falará com você sobre questões mais terrenas [não foi bem isso que Steve disse, mas a modéstia deve prevalecer] também".
Sua esposa Kirsty MacColl foi quem decidiu sobre a ordem das canções em Joshua Tree?
"Claro que ela fez isso. Todo mundo estava completamente elétrico", lembra ele". "Na linguagem dos tablóides, você tem uma loira efervescente, uma morena sensual e uma ruiva ardente. Bem, ela era o epítome de uma ruiva impetuosa: era muito obstinada e, que Deus a tenha, ela era fantástica. Ela basicamente sentou lá e Edge meio que tocou para ela o início de cada música. Ela diria: ‘Ok, essa é boa. Aquela primeiro. Aquela? Vou colocar isso no lado dois. Essa aqui é um hit'. Ela é a razão pela qual Joshua Tree é tão importante".
Esquentando o assunto, este bom homem continua.
"Com The Joshua Tree, você tem o lado um, que é provavelmente um dos melhores lados de música já feitos. Mas até eles tocarem aquele álbum ao vivo alguns anos atrás, o lado dois, como gravação, não era tão bom. O lado dois de The Joshua Tree realmente ganhou vida durante aqueles shows. Muito mais do que a gravação, que estava um pouco borrada, não tão focada. Mas isso é o U2 em geral; leva muito tempo para unir tudo".
Lillywhite mencionou em entrevistas anteriores que ele sugeriu que a banda saísse em turnê e aprimorasse o material antes de gravá-lo.
"Bem, é claro", diz ele. "Especialmente a partir de 'October'. Eu iria vê-los tocar aquele álbum, que estava um pouco sonolento na gravação, e eles realmente o tornaram ardente. E foi como 'Você não pode simplesmente tocar as músicas ao vivo primeiro?' Na verdade, mais tarde em sua carreira, eles realmente fizeram isso um pouco. Mas naquele ponto, eles eram muito grandes. E eles ficaram meio constrangidos com isso, e todo mundo estava fazendo bootlegs. Havia uma música chamada "Glastonbury" [tocada várias vezes na turnê U2360° e, supostamente, uma vez gravada no estúdio caseiro de Edge com ninguém menos que Niall Bloody Stokes nos backing vocals! Esta, ou qualquer outra versão oficial registrada, ainda não viu a luz do dia], mas eles não conseguiram unir tudo, o que é uma pena".
Se pudesse ser oferecido à Lillywhite uma viagem no Hot Press DeLorean, há alguma gravação que ele fez com a banda que ele voltaria e modificaria?
"A última coisa que vou dizer é minha teoria de nunca ouvir o que você fez. Quando você está trabalhando nisso, você pode mudar e isso é bom, mas uma vez que você terminou, nós realmente nunca ouvimos nossos discos. Muitos artistas não o fazem. Há apenas duas emoções que você pode ter se ouvir novamente, ou você gosta ou não. Se você gosta, existe a possibilidade de complacência; se você não gosta, existe a possibilidade de incerteza. Incerteza e complacência não são boas emoções. Nós tentamos nos intrometer e simplesmente perdemos nosso caminho e continuamos cegos. Talvez deixemos um pequeno rastro de sementes atrás de nós, para que possamos encontrar o nosso caminho para fora da floresta. Oh meu Deus! Estou falando em enigmas aqui?!?"
Ele pode estar começando a perder o controle, então a última e terrível pergunta: qual é o seu álbum favorito do U2?
"Bem, como eu disse, realmente não os ouvi. Curiosamente, "With Or Without You" é muito tocada em casa. Gosto das grandes canções. Eu gosto de todos eles. Eu me sentei e ouvi 'October', ocasionalmente, quebrando minha regra. Provavelmente aquele álbum mais do que qualquer outro, porque na época, era como, 'Oh, isso foi um fracasso', então eu tenho na minha cabeça que não é bom. Mas agora quando ouço isso, há uma certa tensão, uma certa tristeza e uma sensação de outono em relação a 'October', que é muito difícil de colocar em um álbum, porque vem de muita tristeza. Enfim...."
Vamos parar por aqui. Como o homem disse, há outro aniversário chegando no próximo ano...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...