PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Histórias de Inocência: as recusas que tornara o U2 controverso entre 1978 e 1979 - Parte I


Em maio de 1980, o U2 iniciou uma mini turnê por Londres para divulgar seu single de "11 O Clock Tick Tock", o primeiro pela gravadora Island Records.
Após a apresentação no Half Moon Club, a banda retornou para a Irlanda para começar a trabalhar no seu primeiro álbum para a gravadora, com sessões de gravações que aconteceriam no Windmill Lane Studio, em Dublin.
Em junho, a banda fez uma pausa nas gravações, e agendou um show em Wheatfield, Clondalkin, talvez para testar ao vivo algumas das novas faixas que eles gravaram.
Em julho, a banda retomou os shows por Londres e tocaram no Clarendon Hotel, apresentando canções que estariam em 'Boy'.
'A Batalha Da Grã-Bretanha'. Essa foi a manchete de capa que a Hot Press usou sobre o jovem quarteto de Dublin no início de 1980. Foi escrita pelo falecido Bill Graham.

Sábado de manhã na sala comum do apartamento, todos fazendo ou tomando seu café da manhã. Bono está conversando no telefone com Robin Denselow, escritor no The Guardian.
O U2 está se rebelando contra muitas coisas, mas a escola que todos frequentaram, Mount Temple Comprehensive, não parece estar entre elas.
"Mount Temple permitiu a liberdade de pensarmos nas coisas", Bono reflete, "porque aprendemos sobre coisas como as meninas e como elas interagiam com os meninos desde cedo. Então isso não se tornou um obstáculo. Obviamente, fumar não era incentivado, mas, ao mesmo tempo - e só posso realmente ver agora - não era tão autoritário para nos fazer sentir tipo, certo, vamos sair para fumar. Vamos ao pub na hora do almoço para nos embebedar com essas pessoas, esses rostos opressores - porque eles não eram opressores, então qual era o ponto?"
A química do U2 decorrente de seu início como uma banda escolar pode ser seu ingrediente secreto, mas o receptáculo para essa química, Mount Temple Comprehensive parece ter sido uma escola muito especial. Como o primeiro curso universitário da Irlanda, seus alunos não sofreram nenhum dos sufocamentos emocionais totalitários que tanto desfigurou a educação irlandesa. Nem foram recrutados para um sistema religioso de alegria. O U2 veio de sua própria escola.
"Adam realmente conhece os dois lados da moeda porque ele também estava em outro estilo de escola", disse The Edge - e Adam, que foi para a escola preparatória e depois como interno no St. Columba até os 16 anos, confirma a diferença de experiências.
"Para ser totalmente honesto, eu me rebelei contra a sociedade privilegiada (em St. Columba), embora eu fizesse parte dela - o que é totalmente hipócrita, eu suponho. Mas eu só pensei que havia muitas pessoas que não eram seres humanos realmente importantes. Eles estavam apenas vivendo outra coisa, o fato de fazerem parte daquela sociedade era o que lhes dava importância. E eu não acho que funcionou".
O U2 não teve que desperdiçar energia em campanhas de consumo de emoções e distorção contra igreja e professor. Eles não tinham que sofrer a confusão induzida por um sistema que afirma ensinar as pessoas a serem santos, mas na realidade obriga e os treina a serem rebeldes. Também explica o ângulo estranho a partir do qual o U2 se aproxima do rock e suas noções de rebelião.
"Isso é a metade da emoção de beber na adolescência", diz Bono. "Lembro-me de beber porque era uma coisa excitante de se fazer desde cedo. Era algo que você não deveria fazer. Ao mesmo tempo, fiquei entediado rapidamente com isso, enquanto muitos dos meus colegas em outras escolas ao redor de Dublin não. Não, eu não tenho a mesma origem privilegiada de Adam. Ele morava em Malahide enquanto eu morava em Ballymun, e as pessoas ao meu redor não ficavam tão entediadas com isso tão fácil. Eu questionei até coisas como fumar. Obviamente eu fumava papel ou o que quer que fosse. Mas eu ficava entediado facilmente com esses termos de rebelião porque, ao contrário dos meus vizinhos, não me diziam o tempo todo para não fazer isso. Eu não questionaria o tempo de lazer de ninguém se houvesse uma decisão por trás disso. Mas temo que de onde eu vim, há uma coisa muito definida que é beber esta noite, beber amanhã à noite, beber na quinta à noite, beber na sexta à noite. Essa é a tendência das pessoas aos 18 anos. Por quê? Porque eles não têm para onde ir. Por quê? Porque eles realmente não conseguem pensar em mais nada para fazer. Por quê? Talvez porque as coisas estejam apáticas agora, outras formas de lazer - até mesmo o futebol - estão em declínio. Esse é um padrão no qual eles estão caindo e eles não estão pensando tanto nisso, mas apenas vagando lá, sendo encaminhados para lá. E é uma coisa segura".
E ele continua criticando os padrões duplos dos governos que promovem campanhas de Educação para a Saúde contra a bebida e a nicotina, ao mesmo tempo que arrecadam grandes receitas com o hábito. Questões de atitude, os meios para evitar a contaminação do espírito e da vontade - esses são os pontos que Bono está argumentando, embora tenha o cuidado de não ser visto como um puritano misantrópico na cruzada.
Ele acrescenta: "Eu não sou anti-bebida ... todos nós bebemos ocasionalmente. Mas eu não acho que estamos envolvidos no que eu chamo de masturbação rock'n'roll, que é que se você está em uma banda, se destrói com outros membros de outras bandas e sai nos jornais e todo mundo ri muito".
Foi essa recusa exata de participar da fraude do rock'n'roll e de ser manobrado em uma subcultura de disputas gratuitas e desnecessárias e de rebelião facilmente policiada e controlada que tornou o U2 controverso entre 1978 e 1979. Eles não deveriam ser redirecionados pela tirania da moda. Embora deva ser dito que o U2 teve sorte. Não é todo indivíduo que encontra, como esses quatro fizeram, a química certa de amigos, aliados e circunstâncias.
No entanto, o ponto de Bono sobre suas diferenças com outras facções em Dublin permanece: "Somos anti-preguiça, somos anti-apatia sem direção. Estou muito feliz em ver que algumas pessoas com quem tivemos desentendimentos anteriores estão realmente fazendo algo positivo. Não tenho tempo para cinismo sem direção. Não tenho tempo para pessoas que reclamam e ficam sentadas olhando para o nada. Há um cara em Dublin que todos nós conhecemos, Brummie, que está pelo menos tentando marcar shows. Tanto faz. Ainda não consigo me relacionar com o cara, mas gosto disso - isso posso apreciar. Mas não tenho tempo para pessoas que são rebeldes casuais. Eles me lembram os hippies do passado que ficavam chapados e se afundavam. Muitas pessoas bateram no U2 no início porque éramos jovens e tínhamos olhos arregalados e eles não conseguiam fazer nada sozinhos. Pelo menos o U2 percebeu que tínhamos problemas. Percebemos que estávamos de olhos arregalados. Percebemos que deveriámos encontrar pessoas que conhecessem e descobririam - e trabalhamos muito e esse é o ponto".
The Edge: "Há aquele que sempre pode criticar todo mundo. E você sabe que ele sempre estará nessa posição, dizendo a todos o que estão fazendo de errado".
Adam fala sobre sua incredulidade sobre "uma discussão ridícula com outra banda de Dublin. Fiquei chocado porque eles defendiam que a única maneira de estourar em Dublin ou no mundo da música em qualquer lugar era cagando nas pessoas".
Evitando de constranger a tal banda ao dizer o nome, sua história diz respeito a um incidente em que a referida banda jogou pequenos jogos de poder para conseguir a manchete. Adam estava argumentando que "a boa vontade entre as bandas de Dublin foi sacrificada" por seus métodos - mas ele foi recebido pela contra-afirmação de que aquilo era uma vitória, a banda havia conseguido a manchete e 'era mais importante do que a boa vontade das pessoas'. "E eu disse, se você está pensando assim, não é de se admirar que ainda esteja na posição que está em Dublin. Porque eu acho isso terrível e é ainda pior admitir isso".
Bono retoma o tema: "Talvez tenha sido falado pelos Rats que para seguir em frente, você segue seu próprio caminho, tem um rumo e luta para chegar lá. Mas nunca fomos assim. Percebemos que, como uma banda autossuficiente, não poderíamos romper. Vamos acumular conhecimento, vamos conversar com as pessoas nas diferentes áreas e descobrir. E descobrimos conhecimento, adquirimos conhecimento. Fomos às pessoas certas na hora certa. Temos o empresário certo e sempre foi assim. E na música sempre colocamos o mesmo esforço".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...