PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Tom Chaplin, vocalista do Keane (que Bono escutava ao tomar banho antes de subir ao palco para os shows da Vertigo Tour), falou sobre como o U2 o movia e como sua banda queria escalar as mesmas alturas


Tom Chaplin, vocalista do Keane, falou ao U2.COM em 2005 sobre como o U2 o movia e como sua banda queria escalar as mesmas alturas.
Eles formaram uma banda na escola e tocavam covers de Oasis, The Beatles e U2. Hoje, Keane esteve entre os artistas de rock mais vendidos do Reino Unido e estava prestes a iniciar uma segunda série de datas de abertura na Vertigo Tour do U2. O irresistível single "Somewhere Only We Know" impulsionou seu álbum de estreia 'Hopes and Fears' para o primeiro lugar no Reino Unido, e se tornou o segundo álbum mais vendido no Reino Unido em 2004.

"Apenas a experiência de estar naquele estádio em Munique e tocar para tantas pessoas e abrir para o U2 foi uma coisa mágica para nós. O clima era secundário! E havia muitos fãs do U2 cantando junto com nossas músicas, o que foi ótimo, cantando junto com a chuva forte.
Fiquei totalmente hipnotizado em ver o U2. Foi fantástico do início ao fim - apenas pela escala, uma coisa tão ambiciosa. Eu nunca fui na ZOOTV ou outras turnês, mas eu vi os DVDs e Tim (Rice-Oxley) e Richard (Hughes) os viram ao vivo, então para mim apenas de ver a ambição que eles ainda têm, ver tantos coisas novas e ideias empolgantes, é inspirador para nós como uma banda.
Fiquei impressionado com o espetáculo do show, como quando eles começam a tocar "With Or Without You", pessoas segurando seus isqueiros e telefones - todas essas coisas que você acha que podem parecer um clichê, quando você realmente os vê em tal escala é tão emocional.
É o primeiro show que fui em muito tempo e pensei 'Uau, foi uma experiência humana!' - tem um impacto bastante comovente em você. Você vai a tantos shows e depois com seus amigos você meio que escolhe, decide o que você gostou e não gostou, quais músicas funcionaram e quais não - especialmente se você está em uma banda. Mas ver o U2 não era realmente sobre isso.
Lançamos um disco e estamos no primeiro degrau da escada, mas você começa a sentir que, se trabalhar bastante, um dia será realmente possível escalar esse tipo de altura.
Não faz sentido escrever ou cantar músicas a menos que você realmente mude a maneira como a pessoa que está lá se sente. É por isso que amamos tanto o U2, porque cada música tem um propósito e significado, você pode entendê-la e se relacionar com ela. Não há baboseira superficial, é uma coisa significativa. Pela primeira vez, há alguém no palco que está cantando algo que realmente significa algo. Para todas as bandas que pretendem ser U2 no momento, ninguém chega perto. Ninguém mais é capaz de expressar emoções tão puras.
Bono nos enviou uma carta muito legal após o show em Munique dizendo que ele estava nos ouvindo antes de eles entrarem enquanto tomavam um banho, e cantavam nossas músicas. Aquilo foi legal! Eu o conheci no Live 8 em Londres e em Murrayfield, mas não o suficiente para sentar e conversar sobre o mundo - eu adoraria. Essa banda fez mais pela música ao redor do mundo do que qualquer outra banda nos últimos vinte anos - um grande impacto. E como músicos, você deseja conhecer seus ídolos.
Não vimos a chance de abrir para o U2 de uma forma calculada, não é sobre o que isso fará pelo nosso nome ou para conseguir novos fãs - embora isso seja bom. Para mim, o mais importante é a curva de aprendizado, vendo como você faz rock nessa escala. Estar nos bastidores dessa turnê é incrível: você conhece as pessoas que fazem a iluminação ou o cara do som e percebe que se você tirasse todos os elementos de produção e colocasse o U2 no The Barfly em Camden, eles ainda seriam incríveis. Você aumenta essa realidade com uma banda como o U2, você começa a pensar que eles são sobre-humanos, mas o que eu amo neles é que você vê que esse bando de caras normais, por maiores que sejam as alturas que escalaram, ainda consegue extrair a música. Isso é inspirador e remonta ao nosso próprio desejo no Keane de um dia ser como o U2.
Já fizemos turnês na América do Norte cinco vezes, mas será ótimo estar lá com o U2. Eles têm muitos elogios como praticamente a única banda da Europa que realmente fez algo - embora o Coldplay esteja chegando a algum lugar. Sentimos uma afinidade com a terra do rock 'n' roll e nossa música se presta emocionalmente à escala épica da América, então adoramos tocar lá.
O maior truque de Bono é dar a você a sensação de que você é a única pessoa neste grande público. Fazer isso é um presente incrível, algo criado ao longo dos anos, mas também um talento natural. Eu passo minha vida me preocupando com o que eu digo no palco, mas ele pode dizer algo como 'Vamos iluminar este estádio como uma árvore de Natal' e realmente conseguir!
Existe uma credibilidade estranha associada a permanecer sempre indie, mas eu não entendo isso pessoalmente. Mesmo quando não estávamos chegando a lugar nenhum, sempre sentimos que nossas músicas podiam alcançar e falar com as pessoas e provamos que estávamos certos com o passar do tempo. Tem um apelo universal, seja quem for, você pode encontrar algo em uma música do Keane para reagir.
Eu estava assistindo a um documentário de Joshua Tree outro dia, e Bono estava dizendo que nos anos oitenta o U2 era visto como muito uncool para fazer música de guitarra naquela época. Eu posso me identificar com isso, não nos importamos de estar lá fora por conta própria. Moda é muito falível - você só precisa olhar para o corte de cabelo de Bono no Live Aid de 20 anos atrás para perceber que não se trata de cortes de cabelo. O que resiste ao teste da história são as canções, a música. Eles poderiam tocar na sala de estar da minha mãe e ainda seria uma experiência emocionante por causa da qualidade das músicas. Muitas bandas no momento são obcecadas por moda e como elas aparecem, mas eu prefiro ouvir uma banda que escreve ótimas músicas".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...