PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 13 de julho de 2020

35 Anos de Live Aid: o empresário Paul McGuinness não quis que o U2 participasse do single do Band Aid, "Do They Know It's Christmas?"


Hoje, há 35 anos, o Live Aid aconteceu no Estádio de Wembley, em Londres, e no Estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, em um esforço para arrecadar fundos para a fome na Etiópia.
Organizado por Bob Geldof e Midge Ure, o concerto icônico contou com apresentações de Queen, U2, David Bowie, Elton John, Led Zeppelin, Madonna e muitos mais.
Geldof descreve como foi juntar todos os egos em um estúdio para o single do Band Aid, "Do They Know It's Christmas?", e como Paul McGuinness não quis que o U2 participasse:

"Liguei para todo mundo. Consegui o estúdio onde Bob Marley gravou todos os seus álbuns, Island Studios. Eu não esperava que ninguém viesse, mas pessoas muito inesperadas vieram. Paul Weller, que eu não suportava, apareceu com Midge, e eu fiquei tipo: "Porra, Weller, ele é uma dessas pessoas políticas antiquadas e chatas, patético ..." Mas, tivemos um fair play, ele apareceu na gravação mesmo que ele não pudesse me suportar também. E Billy Bragg e esse tipo de pessoa que geralmente não combinam comigo.
Paul McGuinness não queria que o U2 participasse. Quero dizer, os rapazes são muito cuidadosos. Você não fica no topo sem realmente pensar nisso. Quero dizer, estar com as mesmas pessoas por tantos anos, você fica cansado, então realmente precisa se disciplinar. É como os Stones, Mick e Keith. Foda-se. Mas eles têm que se disciplinar, para que funcione melhor como um coletivo.
Quero dizer os álbuns solo de Mick - porcaria. Um álbum solo de Bono, um álbum solo de Edge, quem se importa? Então eles realmente se disciplinam e se sentam e trabalham, mas principalmente quando são garotos.
Liguei para McGuinness e ele ficou muito, muito relutante, eles não enxergaram e basicamente acharam que não era legal. Você deve se lembrar, os nomes parecem muito descolados agora, mas eles eram os 'topper most e popper most' naquela época. LeBon e Boy George e os meninos de Spandau e Sting e Phil Collins e qual o nome desse cara? Marilyn - não Marilyn Manson, infelizmente, mas Marilyn.
E eu acho que eles estavam tentando se posicionar fora disso, mas eles tinham acabado de se apresentar com o The Police, então, eventualmente, Bono apareceu e fez a grande linha famosa que ele meio que possui agora.
Quando o The Sun sugeriu que fizéssemos o Band Aid 20 e um dos artistas da época disse que havia uma briga sobre quem faria a linha de Bono, o próprio Bono de repente chegou ao estúdio e os tirou do caminho para que ele pudesse ter certeza de que poderia cantar sua linha novamente! Tivemos uma briga porque sou ateu e ele não é, e ele diz: "Ah, cara, você acabou de escrever outro hino", e eu disse: "Não, eu não escrevi, porra". E então a frase era "Hoje à noite, graças a Deus, são eles em vez de você" - ele achou isso muito difícil e queria ter a certeza se eu estava falando sério. E eu disse: "Sim, sentei-me ao lado da minha filhinha e observei aquelas mães e pais, e acho que esse é o caminho a seguir aqui, você sabe". Esses não são povos românticos e primitivos, são pessoas que estão morrendo de fome a alguns quilômetros do continente mais rico do mundo que pagam impostos para queimar seus alimentos excedentes. E eu disse: "Imagine se fosse você" e era isso que eu pensava quando olhei para Paula chorando e olhei para meu pequeno. E é foda, cara. Quando se trata disso, agradeça a Deus por não ser você. E Sting ... quando a fala dele era a "pontada amarga das lágrimas" - eu não a escrevi, porra, foi o Ure que a escreveu - e ele disse: "Pelo amor de Deus, eu tenho que cantar isso?" e eu disse "Sim!". Então, eu entendo o Bono "Oh cara, eu não sei ..." e então é claro que eles vão 1-2-3, LeBon, Sting, Bono, e eu quero dizer que é uma performance fantástica, o que você pensa sobre a música - e eu sou desconfiado - essa foi uma escala fantástica. Sting canta com tanta profundidade e, em seguida, o cara prega aquela porra de frase....."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...