PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Kristi York Wooten e sua playlist do U2 inspirada em algumas palavras repetidas frequentemente por Bono: "América é uma ideia" - Parte II


8. One

Tenho muitas ótimas lembranças de ver essa música tocada ao vivo, especialmente durante os shows de 1992 no Yankee Stadium em Nova York e no Georgia Dome em Atlanta. O mais interessante para mim sobre "One", no entanto, é como a música se transformou ao longo dos anos - desde sua origem como uma instituição de caridade contra a Aids, em um hit sexy / espiritual da MTV, e depois de volta a uma balada sobre justiça social e solidariedade global na luta contra a pobreza, a fome e as doenças durante as turnês recentes da banda.
Embora eu esteja envolvida com a ONE Campaign de Bono desde o início em 2004 (pelo que entendi, a organização não recebeu o nome por causa de "One"), sempre me relacionei mais com as micro interpretações das letras da música do que com a macro.
Provavelmente porque o mais famoso dos vários vídeos de "One" foi filmado na boate Nell's em Manhattan no mesmo mês em que me mudei para a cidade aos 22 anos. Meus amigos e eu frequentávamos a Nell's e o Coffee Shop na Union Square, então uma estrela do rock com uma bebida e um cigarro nas mãos e supermodelos e drag queens ao fundo não era uma visão desconhecida em Nova York naqueles dias. Quando ligamos a MTV, Bono estava lá, sentado a uma mesa na Nell's, olhando para a câmera, falando sobre arrependimento e perdão e expondo verdades universais em um ritmo glorioso. É uma das melhores músicas do U2, não importa como você a fatie.

9. Bad

Sem "Bad" e a lendária performance da banda no Live Aid, talvez eu não tivesse sido uma escritora ou uma advogada hoje. É uma das músicas mais influentes e libertadoras da minha vida. Apreciei isso em muitos ambientes ao vivo, mas encontrar espaço no chão de arenas e estádios (em 2015, no Madison Square Garden e em 2017 no FedEx Field em Washington, DC) para dançar livremente sem julgamento é algo que nunca esqueço. As cordas da guitarra de Edge são sinos de igreja.

10. Pride (In The Name Of Love)

Esta é a minha música favorita do U2 de todos os tempos. Embora eu tenha nascido um ano após o assassinato de Martin Luther King Jr., fui muito influenciada por suas palavras e imagens quando criança. 'The Unforgettable Fire' foi lançado quando eu tinha 15 anos, e a primeira nota tocada em "Pride" se tornou um chamado pessoal à ação para viver uma vida com o tipo de paz e não-violência que o Dr. King pregou. Esse álbum permanece relevante neste verão de 2020, à medida que cada um de nós chega a um acordo com o racismo internalizado e como reparar e conciliar com os outros para um futuro melhor.
Nos anos 90, quando me mudei para Atlanta, o local de nascimento e lar de MLK, fiquei fascinada pela reverência da banda pelas palavras do Dr. King, a família King e outras conexões com a nossa cidade. Isso resultou em uma história do U2 de 2018 que escrevi para a revista Atlanta. Quando a banda se apresentou em uma arena nos subúrbios de Atlanta no Memorial Day 2018 e os heróis dos Direitos Civis e MLK marcharam na tela gigante da E + I no início de "Pride", a multidão aplaudiu tão alto que me perguntei se Bono poderia se ouvir cantando. Foi a primeira vez que a banda tocou em Atlanta em nove anos, e o espírito de Martin estava sem dúvida na sala naquela noite. É a minha memória de concerto favorita.

11. Angel Of Harlem

Eu adorei ver Jimmy Fallon e The Roots se juntar ao U2 no palco para tocar "Angel Of Harlem" no Madison Square Garden em 2015, mas minha experiência mais memorável com essa música aconteceu na turnê Lovetown em 1989 em Dortmund, Alemanha. Eu tinha 20 anos e estudava no exterior em Munique com alguns colegas americanos. Sabíamos desde que chegamos à Alemanha em setembro que a turnê do U2 ocorreria pouco antes do Natal. Infelizmente, chegou dezembro e "Alle Karten sind ausverkauft" foi a resposta que quando ligamos para a agência de ingressos. Enquanto isso, testemunhamos a história quando o Muro de Berlim caiu e os músicos continuaram a ser porta-vozes importantes para a democracia. Que incrível seria ver o U2 e o BB King na Alemanha! No último dia dos três shows do U2 em Westfalenhalle, três de nós arriscamos e fomos para Dortmund. Quando saímos do trem em Colônia, havia um cara vendendo ingressos nas escadas da estação. Nós os compramos, guardamos nossas coisas em uma pensão e pegamos um trem para o local. Foi uma das últimas apresentações antes do U2 sair para criar o 'Achtung Baby' em Berlim. O setlist em 16 de dezembro foi incrível; o bis começou com B cantando "White Christmas" e depois foi para "Angel Of Harlem", dois momentos muito americanos para um trio de estudantes com saudades de casa. Depois do show, perdemos o último trem de volta para Colônia, por isso passamos as primeiras horas da noite naquela pequena estação ferroviária, deitados em jornais espalhados pelo chão e ouvindo espectadores encalhados cantando "this love won't let me go", linha de "Angel Of Harlem" até o primeiro trem chegar ao amanhecer.

12. Beautiful Day

Essa música contém os melhores elementos do U2. Por quase 20 anos, ela desempenhou um papel importante na minha vida como um lembrete de esperança e otimismo nos dias mais difíceis. Minhas duas memórias favoritas da música são quando meu marido e eu experimentamos a performance de "retorno" do U2 na Philips Arena, em Atlanta, em 30 de março de 2001, e quando ouvi o CD All That You Can't Leave Behind no meu carro durante a minha ida para o trabalho no centro de Atlanta na manhã de 11 de setembro de 2001. Eu estava grávida de sete meses e queria ouvir "Beautiful Day", porque o céu estava o mais azul que eu já tinha visto. Talvez fossem hormônios, mas quando toquei três vezes, a música me fez chorar de gratidão. Foi um momento singular de antecipação e maravilha de trazer nova vida ao mundo. Esse sentimento mudou em uma fração de segundos depois que cheguei ao escritório e vi notícias dos dois primeiros acidentes de avião na CNN.com
Saí do prédio e entreguei minha demissão logo depois. A música me inspirou a iniciar uma carreira de escritora e consultora que me permitiria passar um tempo com meu filho e me concentrar nas causas pelas quais mais me importava.

13. Window In The Skies

Que alegria absoluta foi redescobrir essa música em 2016, quando eu estava na cama por semanas após uma cirurgia fracassada para salvar meu olho direito. Lembro-me de amar o vídeo quando ele foi lançado pela primeira vez como parte do U218 Singles em 2006, mas depois disso, essa música deslizou entre as rachaduras da minha coleção analógica e os arquivos digitais enquanto a música fazia a transição para plataformas de streaming. Como "Beautiful Day", "Window In The Skies" mescla referências bíblicas com temas de amor e redenção humanos. Tornou-se um tipo de hino da "primavera eterna" para mim, uma canção de renovação após uma perda.

14. The Little Things That Give You Away

Lembra da minha amiga? Aquela que me tocou o álbum 'War' para mim pela primeira vez? Nunca perdemos o contato, mas começamos a passar mais tempo juntas após a minha perda de visão em 2016. Ela havia sobrevivido a um derrame anos antes e estava totalmente recuperada. Eu estava me adaptando a uma nova maneira de ver e navegar no mundo. Estávamos ambos prontas para uma viagem, uma autodescoberta além de empregos, pais e famílias, por isso passamos junho de 2017 acompanhando a música que nos unira décadas antes. Eu estava na missão para o Travel Channel em Bonnaroo, onde passamos algumas noites exuberantes na fazenda e assistimos o U2 se apresentar sob uma lua cheia. Em seguida, viajamos pela costa leste em um trem de Washington DC para Boston, participando de shows da The Joshua Tree e nos conectando com outros amigos ao longo do caminho. O Gillette Stadium em Foxborough foi nossa última noite da viagem, e vestimos nossas blusas e fizemos o nosso caminho da pista para as cadeiras para o bis, para não perdermos o transporte de volta a Boston. A última música foi "Little Things", um novo clássico sobre fim e recomeço e a transferência entre inocência e experiência que nos mantém tentando voltar um ao outro. Eu olhei para a minha amiga e sorri. Eu não podia acreditar até onde a vida - e a música - nos trouxeram.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...