PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Bono - By The Book


The New York Times

Bono - By The Book

Que livros estão em sua mesa de cabeceira?

Eu não tenho um horário rock 'n' roll - é embaraçoso, mas eu me levanto antes que Edge vá para a cama, e é cedo, de manhã cedo quando leio. Dito isto, estou gostando de ler 'The Pleasure of Eliza Lynch', de Anne Enright, no escuro, no meu iPad. É muito do que eu gosto e não: conquista sexual e real, um banquete de sabor e toque, o perfume e os cheiros áridos da nobre podridão corrompendo as sensidades mais humildes do que o contrário. A ficção escrita do ponto de vista de uma mulher, mesmo de um personagem tão salgada, é bom para mim. Eliza é uma irlandesa ousada que começa sua conversa e escalada social íngreme em Paris do século XIX, e paira como uma abelha rainha sobre o Paraguai, um país que só visitei neste livro. Voltarei para ver se ele sobreviveu.
Um livro que nunca está fora da noite é 'The Message', uma tradução da Bíblia pelo falecido estudioso e ministro Americano Eugene Peterson. Volto a ele de novo e de novo, seduzido pela musicalidade da língua e pela clareza da tradução. Alguns dias eu leio, outros dias me lêem.
Não na minha noite, mas nos meus fones de ouvido está 'A Visible Man', de Edward Enninful. Eu estou há apenas um terço do caminho, mas ele tem uma voz única para explodir clichês.

Qual foi o último ótimo livro que você leu?

Nos meus 20 anos, desenvolvi um amor pela "ficção de portfólio", de 'The Book of Rishing and Forgeting' de Milan Kundera, para 'Jitterbug Perfume' de Tom Robbins. 'Apeirogon' de Colum McCann também, mesmo que essa não seja uma descrição precisa da categoria. Eu amo transportes da linha do tempo. Gosto de vistas tangenciais de um tema central. Eu não apenas descobri a palavra "Apeirogon", como redescobri o murmuração como um símbolo de poder para os "tempos que são uma forma de mudança". Motões, ciências médicas, poesia política, ornitologia, incluindo um relato que relembra o estômago do presidente Mitterrand, onde McCann vai com a lenda que comeu um pássaro Ortolan, inalando suas entranhas com um pano sobre a cabeça. Se eu tiver permissão para Raymond Carver, escritores de contos, então 'Dark Lies The Island', de Kevin Barry.

Existem romances clássicos que você só leu recentemente pela primeira vez?

'My Name Is Asher Lev', de Chaim Potok. Toda a arte é religiosa para mim, mesmo a arte ruim é reveladora. Será o único olhar real que entraremos no estado de nossa alma até que isso possa ser medido. O U2, no início, enfrentou uma crise de consciência, olhando nossa devoção ao divino - o divino, como expresso por uma certa tensão do pensamento religioso, ou, como expresso um no outro e em nosso público. Escolhemos este último, e como ativista, nesse caminho, sempre tentei honrar a dignidade divina dos doentes, dos famintos e dos oprimidos pela extrema pobreza. Acontece que os caminhos podem acabar no mesmo lugar. Asher Lev serve sua fé em sua pintura.

Descreva sua experiência de leitura ideal (quando, onde, como).

Fui diagnosticado com glaucoma e tenho usado especificações coloridas para atenuar a doença e adicionar a atribuição de estrelas do rock. Isso significa que preciso de uma lente, então o iPad e o Kindle funcionam para mim ao ler, mas não tão bem ao ar livre, onde eu amo audibooks. Eu posso dizer que esse formato está se desenvolvendo como uma forma de arte. Um podcast como 'Midnight Miracle', de Dave Chappelle, é um ótimo exemplo de como texto, conversa, música e atmosfera colidem e se juntam perfeitamente. Para minhas memórias, tentei caminhar em remixes e re-imaginação da música do U2 com efeitos sonoros e de fala. Encontrei um sujeito muito inteligente chamado Scott Sherratt, que queria fazer o 'Sgt. Pepper's' do audiobook para mim. Não tenho certeza do que é, mas se você está no metrô ou em uma caminhada, em um carro ou escondido debaixo da cama, é certamente uma experiência corajosa e imersiva para me deixar rastejar pela sua cóclea e sussurrar, rosnar ou arrotar minhas palavras para você.

Qual é o seu livro favorito que ninguém mais ouviu falar?

No momento, 'Julian of Norwich's Tea Sagh', de Martin Wroe, é um livro de poemas e orações. Estou mergulhando nele um pouco a cada dia.

Que livro todo mundo deveria ler antes dos 21 anos?

Uma das primeiras músicas que escrevemos como adolescentes foi "Shadows And Tall Trees" - um título emprestado de 'Lord Of Fhe Flies', de William Golding. Nosso primeiro álbum foi chamado 'Boy', em genuflexão para isso. Como 'Animal Farm' de George Orwell, este é um livro que foi comigo quando adolescente e nunca foi embora.

Que livro ninguém deve ler até os 40 anos?

'The Book of Limitations' - ainda a ser escrito, mas crucial.

Quais escritores - romancistas, dramaturgos, críticos, jornalistas, poetas - trabalhando hoje você mais admira?

Correspondes estrangeiros, especialmente aqueles que cobrem áreas de guerra. A descoberta da verdade em um mundo pós-verdade onde a veracidade parece ter interferido em busca de fatos. A escrita de Masha Gessen sobre Putin é extraordinária.

Algum livro influenciou seu desenvolvimento artístico como compositor ou músico?

Foi na livraria da City Lights em São Francisco, onde descobri 'On the Road' de Kerouac, 'Howl' de Lawrence Ferlinghetti, e 'America', de Ginsberg, o que influenciou fortemente 'The Joshua Tree' todos eles - assim como as peças de Sam Shepard, que li no antigo bar Tosca do outro lado da estrada. Tomei tanto café que imaginei ter visto Tom Waits jogando sinuca com Francis Ford Coppola com ópera na jukebox - talvez eu tenha visto. Charles Bukowski me ensinou que nada é tão imundo quanto a escrita antisséptica que se edita; ou como ele me disse uma vez, nada que valha a pena "jamais foi escrito no paraíso". Sobre isso discordamos.

Quem são seus escritores de músicos favoritos? Seu livro de memórias favorito por um músico?

'Life Straight' de Art Pepper. Quando ouvi a música de Bruce Springsteen, reli John Steinbeck — quando li seu livro de memórias 'Born to Run', eu escutei novamente "Rumble Doll", de Patti Scialfa. Algumas outras memórias que li durante a escrita do meu livro foram 'A Heartbreaking Work of Staggering Genius', de Dave Eggers, 'Just Kids', de Patti Smith, 'Clothes, Clothes, Clothes, Clothes, Music, Music, Music, Boys, Boys, Boys' e 'Broken Greek', de Pete Paphides.

Quais são os melhores livros sobre música que você leu?

Uma boa escrita sobre a psicologia dos cantores no palco e fora: o ego implodindo e explodindo - isso é uma confissão e um pedido.

Qual é a coisa mais interessante que você aprendeu recentemente em um livro?

Tudo em 'We Don’t Know Ourselves', o magnum opus de Finan O'Toole/história pessoal de Fintan O'Toole sobre mudanças geracionais na Irlanda. Realmente ótimo sobre os problemas na igreja, bem como o estado. Não muito na música, embora ele seja um fã de Horslips e não do U2, o que eu achei encorajador e doloroso. Eu não conheço Fintan bem, mas eu queria depois de ler o que equivale a um retrato de uma família tanto quanto o país.

Quais gêneros você gosta especialmente de ler? E quais você evita?

Com o tempo, li mais não-ficção, pela qual estou faminto sobre, para educar as novas ideias sobre as quais estou curioso ou as coisas que quero entender melhor. 'Where Is My Flying Car?, de J. Storrs Hall, é uma descoberta recente sobre como algumas idéias imparáveis são paradas.
Eu evito o gênero de autoajuda, embora para aprender, eu provavelmente teria que ler mais deles.

Qual é o melhor livro que você já recebeu como presente? E o livro mais inapropriado que você já recebeu?

O livro que muitas vezes dou como presente é 'Human Chain' de Seamus Heaney, sua coleção final. O último poema, "A Kite for Aibhín", parece uma premonição de sua morte prematura e inesperada. Pedi a Seamus para assinar alguns para mim como presentes, e sua esposa, Marie, costumava brincar que as cópias não assinadas eram mais raras.
Recebi uma cópia de 'The Country Girls' de Edna O' Brien, que apressou minha puberdade para um lugar onde eu pensava diferente sobre meninas e mulheres. Eu ainda tenho. Foi banido na Irlanda quando foi publicado. Recebi algumas ficções auto-publicadas como presente dos fãs.

Quem é o seu herói ou heroína fictícia favorita? E seu anti -herói ou vilão favorito?

Screwtape em 'The Screwtape Letters' de C.S. Lewis - eu canalizo seu espírito diabólico em alguém que me torno no palco chamado Macphisto, que pode falar coisas que eu nunca poderia sequer pensar.

Que tipo de leitor você era quando criança? Quais livros e autores de infância ficaram em você?

Meu amigo Niall Byrne, vizinho de duas portas na Cedarwood Road, eu competi com ele para ver quem podia aprender a ler mais novo, mas provavelmente era por volta dos 4 anos de idade quando eu apreciava a linguagem. Fui brevemente colocado no comando da biblioteca da nossa escola primária como incentivo. Me pareceu como uma jukebox faz agora.

Você está organizando um jantar literário. Quais três escritores, vivos ou mortos, você convida?

Edna O'Brien, James Joyce e Samuel Beckett para mudar de assunto para rúgbi.

Decepcionante, superestimado, simplesmente não é bom: que livro você sentiu que deveria gostar, e não gostou? Lembra-se do último livro que largou sem terminar?

Eu sempre termino, eu só leio mais rápido.

Que livros você tem vergonha de não ter lido ainda?

'War and Peace', embora eu ame 'Resurrection' de Tolstoi.

O que planeja ler a seguir?

"Finding Solace", de Agnes Nyamayarwo. Agnes é uma enfermeira de Uganda que conheci em 2002. Ouvi-la contar sua história mudou minha vida, e eu sou um de muitos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...