PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 12 de novembro de 2022

A história do banner que irritou Bono no show do U2 no 'Save The Yuppies' em 1987


Em uma tranquila manhã de quarta-feira em São Francisco em 1987, Robert Quinn estava em casa ouvindo uma estação de rádio local.
O jovem designer gráfico estava ansioso para ter um vislumbre da banda de rock mais badalada da cidade naquela semana, já que o U2 faria dois shows esgotados nos próximos dias – a The Joshua Tree Tour não poderia ser perdida.
Por volta das 11:00, há 35 anos, a rádio anunciou algo especial. O U2 faria um show surpresa no distrito financeiro de São Francisco em apenas uma hora.
O show 'Save The Yuppies' foi anunciado como um show para os trabalhadores que "precisavam se animar" em meio a uma desaceleração da economia na época, disse o empresário da banda ao San Francisco Chronicle na época.
"A estação de rádio estava dando um par de ingressos em São Francisco naquela semana", lembrou Quinn.
"E seria premiado com o melhor banner no show gratuito… Então peguei uma velha cortina enrolada na minha casa que tinha cerca de um metro por um metro e oitenta de altura e peguei as únicas latas de tinta spray eu poderia encontrar – que por acaso eram as cores do Sinn Féin".
O jovem de 27 anos pintou apressadamente em letras grandes 'SF + U2' e o prendeu a um suporte de 3 metros que ele tinha por perto.
Uma vez que ele estava confiante no banner, ele o enrolou, entrou no metrô e foi para o show gratuito.
Quinn, cujos bisavós são originários de Cork, ficou na parte de trás da multidão por medo de bloquear a visão de outros fãs com seu banner.
"Então, de repente, Bono começa a explodir", explicou Quinn.
"O que é isso que eu vejo aqui?" o frontman perguntou à multidão, apontando para o banner. O IRA explodiu uma bomba em Enniskillen poucos dias antes e Bono questionou se o banner de Quinn representava o Sinn Féin.
"Se isso acontecer, não sei como você pode ficar de pé ou acenar com esse banner esta semana. Vocês bastardos deixaram 11 mortos, 55 feridos em nome da liberdade. Foda-se a liberdade!"
Quinn disse: "Eu estava tão longe que não conseguia entender o que ele estava dizendo".
"Eu ouvi ele ficar muito bravo e gritar palavrões. E um monte de gente ao meu redor ficou tipo: 'Cara, você tem que tirar esse banner! Ele está gritando com você!'"
Depois que alguns espectadores próximos explicaram o que estava acontecendo, Quinn pensou: "'Ótimo, ok' Então, eu tirei meu banner e o show continuou... Eu nunca teria um banner ofensivo assim em público".
Para garantir que não haja ambiguidade, o que significava seu banner? "Eu sabia o que era o Sinn Féin, mas era completamente 'São Francisco'."
A única fotografia que ele tem do banner foi impressa na primeira página do San Francisco Chronicle no dia seguinte. Entre a multidão de 20.000 pessoas, se você olhar de perto o suficiente, poderá ver o banner gigante de Quinn aparecendo acima da multidão.
Bono publicou um livro de memórias recentemente, que inevitavelmente trouxe à tona algum conteúdo relacionado a Bono para a mídia social. Na verdade, quando um vídeo disso foi compartilhado no Twitter na semana passada, foi a primeira vez que Quinn realmente ouviu o que Bono estava dizendo.
"Todos nós temos uma ou duas boas histórias do nosso passado, e uma das minhas reivindicações à fama é que eu parei um show do U2 – e fiz isso sem violência, apenas algumas latas de tinta spray e uma cortina".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...