PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 12 de novembro de 2022

Por sua própria admissão, Bono é insuportável


Por sua própria admissão, Bono é insuportável.
É uma palavra que ele usa muito ao refletir sobre sua vida e carreira. Isso aponta para uma autoconsciência sobre seu lugar no panteão de celebridades, onde nos últimos anos ele se tornou conhecido quase tanto por suas campanhas humanitárias quanto por décadas à frente da banda U2.
Mas ao ouvi-lo contar, Bono não se importa com as piadas às suas custas. "Eu sentiria falta disso", ele diz a Tom Power em uma entrevista sobre a carreira no Q.
Bono está no programa esta semana para falar sobre seu novo livro de memórias, 'Surrender: 40 Songs, One Story', e para corrigir, talvez, alguns equívocos sobre o U2 – principalmente que o incrível sucesso comercial que eles tiveram significa que eles ainda não são punk no coração.
A chiadeira, para Bono, é consequência de ter um impacto como ativista, algo que realmente não pode ser separado da identidade da banda.
"Nosso ativismo está embutido em quem somos", diz ele, lembrando os primeiros dias da banda como adolescentes punk rock. "O U2 fez nosso primeiro show anti-apartheid antes de assinarmos com uma gravadora".
E fazer o bem — servir ao mundo e uns aos outros — é, por sua vez, o aspecto central de sua fé. É uma convicção espiritual que o guiou, e sua banda, desde os tempos de escola até agora e não é algo sobre o qual ele queria falar muito, até agora.
"Relata-se que Francisco de Assis disse para ir ao mundo e pregar o evangelho, mas só usar palavras se for absolutamente necessário", disse Bono ao Power. "E sim, acho que as ações falam mais alto que as palavras. Então, só estou falando sobre essas coisas porque escrevi sobre elas".
Como o ativismo faz parte do U2, Bono diz que a fé está no centro da música que eles fazem.
"O que é arte?" ele pergunta. "A arte é a descoberta da beleza em lugares inesperados. A arte afugenta a feiura. E parte disso é servir um ao outro. E na banda, acho que quando estamos funcionando, servimos um ao outro e depois passamos a servir a comunidade como uma banda. Então isso tudo foi o cerne de nossas convicções religiosas quando estávamos no final da adolescência, vinte e poucos anos. Ainda está lá".
Como cristão, Bono não rejeita o mundo secular. "Na verdade, as pessoas com mais princípios que conheço são ateus", diz ele. E nem ele está realmente definido em uma interpretação do cristianismo. Criado em uma família religiosa mista, ele tende a encontrar espiritualidade em muitos espaços.
"Sou bastante ambidestro em termos de minha fé como protestante, católico", confessa. "Eu vou para a Catedral de São Patrício em Nova York. Eu vou para outro lugar no sul ou qualquer outra coisa".
E ele também não está acima de abordar tópicos difíceis. Ele conta a Power como foi trazer o escândalo de abuso sexual infantil ao Papa:
"Perguntei ao atual Papa Francisco sobre isso. Senti que tinha que fazer isso como um irlandês porque, como, você sabe, temos exemplos espetaculares de padres pedófilos. E pude ver seu corpo físico quase desmoronar no assento... não falei por um tempo. Eu só podia ver o peso disso. E ele apenas disse: 'Eu não posso explicar. Eu não posso. Não é desculpa... por favor, ore por mim. Ore por nós enquanto tentamos afastar esse horror. Tentamos consertar isso'. Mas as pessoas perderam a fé em toda a Irlanda. E quando o Papa chegou, não havia uma grande multidão. Compreensivelmente".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...