PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

A incrível história de uma das jams improvisadas mais repletas de estrelas de todos os tempos, com presenças de Bono e The Edge - Parte II


Quando o U2 apareceu no Antone's naquela noite, o plano (se é que se pode chamar assim) era que a banda simplesmente saísse e mergulhasse na rica cena de blues que o Antone's oferecia todas as noites. 
Naquela noite, a lenda do blues, Lazy Lester, estava originalmente programada para se apresentar, mas acabou não aparecendo. Em sua ausência, uma lista rotativa de talentos enfeitou o palco com um clássico do blues após o outro, incluindo - conforme relatado pelo jornal Austin American-Statesman - os irmãos Vaughan tocando juntos e o pilar do Antone's Lou Ann Barton cantando um dueto de "It's Raining" com o Dr. John (Deve-se notar que, embora o Dr. John tenha se apresentado no Antone's naquela noite, há alguma controvérsia sobre se ele ainda estava no local quando o U2 apareceu). Em algum momento depois das 2 da manhã, o U2 ficou sem meios de recusar educadamente todos os pedidos para que eles subissem no palco. Parece que ninguém tem certeza de quem exatamente pode ser creditado pelo acordo.

Chris Layton: Estávamos lotados no palco e, de repente, houve muita comoção e o U2 entrou por uma pequena porta lateral. Lembro-me de pensar que era muito louco para o U2 realmente aparecer no Antone's. Lembro que houve uma breve discussão no palco se Bono iria aparecer e talvez fazer algumas músicas conosco.

Angela Strehli: Quando eles apareceram, causou um pequeno rebuliço apenas para colocá-los no lugar. O Antone's não era um lugar muito grande, então queríamos ter certeza de que eles estavam confortáveis e se divertindo. Clifford Antone sempre acolheu quem quisesse vir e até os encorajou a tocar, se quisessem.

Miles Zuniga: Eu estava parado no bar e Bono se aproximou e meio que assistiu ao show um pouco ao meu lado. Clifford Antone aproximou-se dele e perguntou se poderia, por favor, tocar algo. Lembro-me muito vividamente de Bono dizendo a Clifford que eles tinham acabado de terminar um show de duas horas e meia e estavam lá apenas para sair e ouvir uma boa música de blues. Clifford voltou uma segunda vez e obteve o mesmo resultado. Finalmente, acho que foi Stevie quem perguntou a ele e nesse ponto ele cedeu, eu acho.

Paul Minor: Eu acho que foi uma coisa meio relutante para eles subirem no palco. Acho que talvez fosse Clifford ou Stevie tentando fazer isso acontecer, mas Bono e Edge não eram antipáticos sobre isso. Eles não estavam tentando ser estrelas. Eles tinham acabado de fazer um show com ingressos esgotados para mais de 10.000 pessoas no Erwin Center e estavam no Antone's provavelmente tentando apenas relaxar e ouvir um pouco de blues do Texas.

Phil Joanou: Não foi configurado de vamos "tocar" com esses caras. Foi vamos "ver" esses caras. Foi tudo completamente espontâneo. Na verdade, foi tudo obra de T Bone! T Bone meio que orquestrou colocando todo mundo no palco. Ele os estava incentivando e a multidão estava adorando. Mas Bono e Edge estavam relutantes em subir lá. Eles não estavam interessados em assumir o show de outra pessoa. Em primeiro lugar, não foi para isso que fomos lá. Em segundo lugar, não era o show deles e eles sabiam disso. Não é da natureza deles fazer algo assim. Acabou sendo um momento fantástico, mas acho que todos ficaram inicialmente chocados - Bono e Edge, a multidão e, claro, os músicos que já estavam no palco.

Sarah Brown: Eu não tinha ideia de que eles viriam até Bono já estar no palco ao meu lado. Por serem tão bons músicos, eles estavam completamente cientes de que não eram músicos de blues. Eles provavelmente só queriam vir e ouvir, então se transformou em outra coisa.

Conforme ouvido no filme e no álbum 'Rattle And Hum', Bono faria o famoso prefácio do bombástico solo de guitarra de Edge em "Silver And Gold" durante esta época com aquela ordem movida a arrogância, "Ok Edge, toque o blues!" No entanto, durante uma entrevista para a Austin City Limits Radio em 2021, Edge humildemente enquadrou a relação da banda com o gênero durante este período, dizendo "Naquele mundo do blues, éramos novatos, éramos estudantes". Na mesma entrevista, Edge referiu-se a Vaughan tocando em "Let's Dance" de Bowie como "disciplina e fogo... guitarra no seu melhor" e relembrou calorosamente sobre tocar com Vaughan e seu irmão em 1987. Naquela noite no Antone's, depois de perceber que Bono e Edge não eram exatamente versados no catálogo vibrante de padrões de blues canonizados, foi decidido que todos iriam tocar um pouco em um shuffle lento de blues enquanto Bono improvisava algumas letras de blues faladas. Com Stevie Ray Vaughan na guitarra elétrica, Jimmie Vaughan no lap steel, Layton na bateria, Brown no baixo, Edge no piano (com Burnett ao lado dele) e Bono nos vocais, o momento musical mágico começou com as câmeras do documentário de Joanou rodando.

Phil Joanou: Imediatamente liguei minhas câmeras quando chegamos lá. Eles tinham essas luzes brilhantes neles, então acho que se tornou uma espécie de cena. Quando a jam começa, eu digo a Stevie Ray Vaughan e o resto da banda: "O que diabos está acontecendo aqui?" Eu me lembro de olhares dos músicos como: "Quem é você e para que serve isso?" Mas está apenas acontecendo, então o que eles vão fazer? Eles não iriam simplesmente parar de tocar, além disso, a multidão estava enlouquecida. Aquele olhar envergonhado no rosto de Bono é: "Tudo bem, devemos estar aqui? Vocês estão bem com a gente aqui?" Eles queriam ter certeza de que os outros músicos concordavam com a presença deles lá em cima. Além disso, além de tudo isso, estão todos sendo filmados. Depois, lembro que houve muitas perguntas sobre as câmeras e para que a filmagem seria usada. Parecia que Stevie e a banda estavam entusiasmados por ter Bono e Edge lá, mas não acho que eles ficaram muito entusiasmados por ter as câmeras rodando.

Sarah Brown: Baixo e sujo, o tradicional blues enraizado não é exatamente o forte de Bono. Ele improvisou essa música e as únicas partes de que realmente me lembro foram dele cantando sobre as novas botas de Stevie e algo sobre as pernas de Lou Ann Barton, talvez?

Paul Minor: Quando a banda chegou lá, Bono e eu pudemos conversar um pouco no bar e ele estava me perguntando sobre algumas das pessoas que estavam lá. Acho que Lou Ann Barton estava cantando no palco e conversamos sobre ela por um minuto. Ele me perguntou sobre Stevie Ray Vaughan e eu mencionei que ele tinha acabado de comprar um novo par de botas de pele de cobra. Mais tarde, quando Bono foi chamado para cantar, ele não conhecia nenhuma música de blues, então começou a cantar sobre algumas das coisas sobre as quais havíamos falado: "Eu fui para Austin, Texas, encontrei Stevie Ray Vaughan, e ele estava com essas botas de pele de cobra. Eu fiquei tipo, "Isso veio direto da nossa conversa!"

Sarah Brown: Não ficamos impressionados, mas tínhamos bastante prática em não nos impressionar. Era meio "Isso é muito legal" e meio revirando os olhos. Eu me lembro de ver o baterista deles, Larry, em um quartinho que costumava ser usado como camarim. Quando Bono estava cantando, Larry estava lá rindo e apontando para Bono, se divertindo. Ele parecia realmente estar ser divertindo com a coisa toda.

Chris Thomas King: Passei muito tempo com Clifford Antone durante esse período. Nos víamos quase todos os dias. Musicalmente, o U2 não era o tipo de banda que poderia impressionar Clifford porque ele era obcecado por blues, especialmente o blues de Chicago. Mas ele estava acomodando qualquer um que estivesse no Antone's e isso certamente era uma soma. Quer dizer, o U2 em 1987, quem poderia dizer "não" para algo assim?

Chris Layton: A lembrança mais vívida que tenho é de estar lá em cima tocando, Bono está cantando na minha frente, todos terminaram seus solos obrigatórios como acontece em uma jam de blues, então Bono se virou para mim e achei que ele disse: "Então vamos para casa". Geralmente, isso significa encerrar, vamos para o final da música. Então, encerrei a música e Bono parecia um pouco chateado com isso. Ele se virou meio zangado e disse: "Eu não queria parar a música!"

Angela Strehli: Pelo que pude ver fora do palco, no final, vi Bono fazer um sinal com a mão, meio que no ar acima de sua cabeça. Em nosso livro de regras, isso significa que estamos indo para o final da música. Então, todos pararam de tocar e Bono parecia muito chateado com isso. Ele realmente queria continuar um pouco.

Jeff Balke: Eles não tocaram por muito tempo. Estávamos do lado de fora quando eles começaram a sair e eu me lembro de Bono dando alguns autógrafos do carro. Eu entreguei a ele a revista que Edge tinha autografado antes e Bono autografou também. Ele foi super legal sobre isso. Lembro que ele estava usando o Sharpie de outra pessoa e, típico do cara legal que é Bono, ele parecia muito preocupado em devolvê-lo à pessoa certa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...