PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

A incrível história de uma das jams improvisadas mais repletas de estrelas de todos os tempos, com presenças de Bono e The Edge - Parte III


Embora as câmeras de Phil Joanou tenham capturado a maior parte das festividades da noite, nenhuma das filmagens do Antone's chegou à edição final de 'Rattle And Hum' - o documentário do U2 e o álbum de trilha sonora que o acompanha, lançado em outubro do ano seguinte. (Embora, deve-se notar, um clipe de 30 segundos da noite apareceu no documentário do U2 de 2011, 'From The Sky Down'). 
Celebrando o amor da banda (e a descoberta contínua) da música de raízes americanas, 'Rattle And Hum' capturou a banda em uma variedade de configurações musicais - gravando no Sun Studios, visitando Graceland, ensaiando com o coral gospel New Voices Of Freedom do Harlem, tocando com B.B. King - tudo intercalado com filmagens de shows capturadas durante sua enorme 'The Joshua Tree Tour'.

Phil Joanou: No final, eles não queriam que 'Rattle And Hum' fosse sobre eles como indivíduos ou mesmo como uma banda. Eles queriam que fosse sobre o que eles estavam fazendo musicalmente naquela época. É por isso que todo o documentário é focado em algo intencionalmente musical. Então, uma noite divertida em um grande clube de blues, bebendo e fazendo barulho, onde eles acabaram relutantemente no palco tocando com Stevie Ray Vaughan, não foi intencionalmente parte de sua jornada musical, por assim dizer. Eles não queriam fazer um segmento 'Crazy Nights Out with U2' no documentário. Deve ser por isso que não acabou no filme. Eles queriam mantê-lo conectado às músicas que também estariam no álbum. Quero dizer, gravamos uma ótima sequência com eles tocando "Stand By Me" com Bruce Springsteen que também não entrou no filme.

Chris Thomas King: Eu não sabia até ver 'Rattle And Hum' que eles estavam especificamente nesse tipo de missão musical. Crescendo em uma juke joint como o negócio da família [Tabby's Blues Box em Baton Rouge, Louisiana], eu me lembro de artistas fazendo seus grandes shows no LSU Assembly Center e depois vindo ao nosso clube para tomar uma bebida e talvez subir no palco para tocar. Portanto, não era incomum para mim essa ideia de cair nas graças das raízes do blues americano - o mesmo com bandas como Led Zeppelin, Fleetwood Mac e Rolling Stones. Muitos artistas de rock branco foram para os espaços do blues para se lavar no primitivismo e isso lhes dá mais credibilidade. Não estou dizendo que eles não deveriam fazer isso, porque a fonte artística original ainda pode receber alguma luz e reconhecimento. Mas eu só queria que o público não desse tanto crédito aos Mick Jaggers ou aos Eric Claptons - não destacando ninguém, estou apenas usando nomes que conhecemos, mas poderíamos citar uma centena de outras pessoas fazendo isso. Deixe-me dizer isso, porém, Edge tem feito muito com filantropia, devolvendo instrumentos aos músicos da Louisiana, ajudando músicos nesta pandemia da COVID e outras coisas. É lindo quando você encontra uma maneira de retribuir e ajudar seu público a ficar mais atento às coisas. Acho que o U2 fez isso e equilibrou melhor do que alguns dos outros músicos de rock europeus que se esconderam no blues americano apenas para se tornarem mais populares e venderem mais discos. O U2 se comportou com muito mais graça do que a maioria dos outros.

Paul Minor: Naquela noite no Antone's, seus egos não estavam à mostra nem nada. Acho que eles estavam apenas tentando absorver um pouco da cultura americana ou do blues sulista, mas não estavam tentando ofuscar ninguém. Eles eram a maior banda da época, mas conheciam seu lugar naquele cenário. Eles pareciam muito respeitosos com o momento.

Chris Layton: Minha impressão é que eles estando em Austin, uma cidade musical bastante significativa, eles podem ter pensado que estar no Antone's seria uma coisinha legal para a posteridade. Ao contrário da ideia do tipo: "Vamos lá e ficar a noite toda, sair e tocar por uma ou duas horas". Com essa cena, foi como - Stevie, Jimmie, Bono e Edge, tocando blues com o letreiro do Antone's atrás de todos eles - queremos capturar aquele rápido momento musical no tempo.

Jeff Balke: Na época, lembro-me de pensar que o que tínhamos acabado de assistir era incrível. Mas também me lembro de nunca ter ouvido nada sobre isso. Tanto que anos depois eu me questionava: "Isso realmente aconteceu?" Eu naveguei na internet uma década atrás e comecei a pesquisar e finalmente encontrei uma foto de Bono e Stevie juntos. Dado o emparelhamento único naquele momento específico, fiquei surpreso por não haver mais nada escrito sobre isso. Foram algumas lendas bastante substanciais, todas em um bar ao mesmo tempo!

Jeff Balke: Eles gravaram tudo? Eles deveriam lançar isso seriamente!

Paul Minor: Quando eles chegaram lá, parecia que a equipe do documentário se materializou do nada. A noite inteira provavelmente está completamente documentada. Posso imaginar uma experiência expandida de 'Rattle And Hum', como o filme 'Get Back' dos Beatles que saiu. Isso seria seriamente incrível.

Miles Zuniga: É difícil explicar para as pessoas agora o quão massivo o U2 era naquele momento – e de uma forma muito específica do século 20. Ao contrário de agora, a fama no século 20 tinha um ar de mistério que não é tão presente hoje em dia. As estrelas naquela época eram figuras míticas que nem sempre compartilhavam maneiras de perscrutar seus mundos ou dizer o que comeram no café da manhã naquele dia. Vocês mesmos tiveram que preencher todos os espaços em branco. Se isso acontecesse hoje, haveria centenas de vídeos no YouTube no dia seguinte. Então, mesmo que você não estivesse lá, você poderia ver imediatamente como soava e como todos se pareciam. Mas para vivenciar esse aqui de verdade, eu sei que é um clichê, mas você realmente tinha que estar lá.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...