PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

'Surrender': a conversa entre Bono e Jefferson Hack - Parte 2


JH: Eu queria falar sobre carisma e performance, porque há um capítulo inteiro no livro dedicado a isso, onde você fala sobre o quão difícil é para você se desligar e sair da música. Qual é a psicologia que está acontecendo lá?

B: Há muito pouco nos livros, muito pouca escrita sobre a psicologia do performer. Definitivamente, há mais sobre atuação e como os atores podem negociar seus personagens.

JH: Por que é diferente habitar um personagem?

B: Você está habitando uma música, você está habitando um sentimento. Às vezes é mais difícil se livrar desses sentimentos do que você gostaria de admitir.

JH: São suas emoções, não uma emoção herdada.

B: Exatamente. Você conhece artistas e eles muitas vezes se sentem muito vazios como indivíduos porque eles foram mais artistas. Qual é o efeito de estar na frente de uma multidão de pessoas grandes ou pequenas? Tem diferença se é grande ou pequeno? Podemos medir um sentimento em um estádio, em uma partida de futebol?

JH: Nessa em que a transferência de energia é maior e, portanto, melhor?

B: Eu realmente não sei. Eu me pergunto se a sensação que você capta de uma multidão maior é diferente. Em "The Showman", eu peguei a linha e Gavin Friday disse: "Se você é um artista, a insegurança é sua melhor segurança", porque os artistas são pessoas que sabem quando estão perdendo uma sala. Se alguém está mijando com as 60.000 pessoas em um estádio no momento errado da música, e isso vai te incomodar, você sabe que é um artista. Eu queria escrever mais sobre isso no livro, esse sentimento em que você espera que o ego seja explodido por ser famoso, quando muitas vezes implode.

JH: Por que você acha que pessoas famosas são as maiores fodedoras de estrelas?

B: A única pessoa em que uma estrela está mais interessada do que ela mesma são as outras estrelas. Eu definitivamente sofri com isso. Eu diria isso; em minha defesa, estamos interessados em como todo mundo está lidando com isso. Então fui atrás de Frank Sinatra, fui atrás de Bob Dylan, fui atrás de Willie Nelson. Fui atrás desses showmen extraordinários, Luciano Pavarotti, até Nina Simone eu fui atrás, escrevi uma música para ela.

JH: O que faz do U2 um dos maiores shows ao vivo do mundo?

B: Nosso público. Amigos meus, que têm visto muito a banda, dizem que passam metade do tempo apenas olhando para o público.

JH: Há uma atmosfera que vem junto quando seu público se une, com certeza.

B: Sim, há aquela citação de Robert Hilburn sobre os Rolling Stones que "eles fazem você se sentir bem sobre quem você é, não importa o que você passou naquele dia". O U2 faz você se sentir muito bem com a pessoa que está ao seu lado.

JH: A tecnologia definitivamente transformou seus shows ao longo dos anos e você realmente abraçou isso de uma forma que outras bandas não fizeram. Tudo isso é para tentar amplificar a emoção, eu acho.

B: É para derrubar a quarta parede não é? Quando éramos crianças, você pulava na multidão, mas agora você pode pular na multidão através de telas de vídeo, para pessoas na parte de trás da multidão. Nós realmente trabalhamos duro para fazer dos chamados 'piores pontos' os melhores pontos.
Agora estamos trabalhando com muitos artistas para tornar a experiência extraordinária. Tivemos Willie Williams desde o início, então tivemos Mark Fisher, que fez Pink Floyd e The Rolling Stones e quando ele faleceu, que Deus o tenha, ele foi substituído por Es Devlin. Es Devlin trouxe um poder feminino para nossos shows ao vivo.

JH: Foi realmente alucinante quando você disse que as coisas que fazem você ter sucesso na primeira metade de sua vida não funcionam mais para você na segunda metade, e que elas funcionam contra você. Quais são alguns dos pontos fortes que agora você sente que precisa superar? Ainda é um trabalho em andamento?

B: Eu gosto de pensar que fui muito presente para meus filhos e os trouxemos conosco ao redor do mundo quando pudemos, mas eu tive que me beliscar de vez em quando para perceber o momento em que estava. Para seu próprio bem-estar espiritual, você deve parar de descrever o Everest e depois escalá-lo. Você pode precisar apenas descrever a situação em que está e ficar lá. Apenas aceite, porque é incrível. O que eu passei no início do livro, você vai entender que acordar parece uma coisa muito boa para mim agora.

JH: Isso tem a ver com ter nascido com um coração excêntrico?

B: Sim, quando você tem esse tipo de choque no sistema, sabe, eu quase perdi minha vida, então sou muito grato por essas coisas. Quero passar um tempo observando-os, observando as coisas ao meu redor e observando as pessoas ao meu redor.

JH: Eu simplesmente não acho que existam muitos modelos, ou escritores, ou narrativas na arte, que nos mostrem como podemos nos render na vitória como podemos na derrota. Você é um dos poucos, então há Patti Smith.

B: Sim, Patti Smith é uma verdadeira inspiração para mim. Observando sua fisicalidade, aprendi muito. Observando-a de pé em um palco, observando-a ficar dentro de si mesma enquanto cuspia essas palavras, algumas pessoas têm o poder. É uma lição. Edge me diz que eu olho para o meu corpo como se fosse uma inconveniência e então estou começando a levar meu corpo mais a sério agora, em termos de cuidar dele. Mas também estar no palco, estar presente. Estou muito empolgado em ser um artista em uma banda com meus amigos e estou empolgado por podermos fazer nosso melhor álbum que já ouvimos em nossa mente. Queremos fazer um álbum de guitarras irracionais. Queremos fazer deste álbum de rock and roll, um trabalho realmente não contemporâneo.

JH: Ali leu o livro?

B: Ela leu. Havia uma peça que ela queria tirar porque achava que era muito particular. Ela não teve problemas com isso realmente, exceto pela minha ortografia.

JH: Há muitas peregrinações no livro – há uma peregrinação não cumprida que você sempre quis fazer?

B: Tem um passeio antigo que você pode fazer chamado 'Camino [de Santiago]', que eu gostaria de fazer. Parece uma peregrinação religiosa muito antiga. Acho que posso estar chegando a um ponto da minha vida em que o ritual e a cerimônia são mais interessantes para mim agora. Eu vejo a pandemia de saúde mental que está ao nosso redor e me pergunto como vamos todos conseguir superar. Mesmo que algumas das pessoas mais inspiradoras da minha vida sejam ateus – Lucy Matthew está no topo da lista – mas eu tenho inúmeras pessoas que são muito mais cristãs do que eu jamais serei, e eles são ateus. Existem algumas práticas zen-budistas que eu gostaria de explorar. Acho que funcionariam bem com a minha prática diária.

JH: Sua vida é um filme épico e ouvi dizer que há um filme do U2 em andamento. Você pode me dizer mais alguma coisa?

B: É uma série dramática e se passa nos primeiros dias. JJ Abrams da Bad Robot me ligou e disse: "Sua história de origem é extraordinária. Podemos olhar para isso e envolver alguns escritores e algumas pessoas inteligentes?" Ainda não está completamente definido, mas está sendo usando o livro como um ponto de partida. Tentei fazer disso um 'wemoir' em vez de um livro de memórias.

JH: Eu queria te perguntar sobre a citação de Dylan que você usa no início -  Eu senti que mesmo que toda rendição comece com você, nunca é apenas sobre você – você também é abraçado pela banda, por seus amigos, por sua esposa, por sua família, por Deus, por todos os seus fãs, então parecia que essa citação é mais aplicável a um artista solo, ou recluso, do que a você.

B: Estou falando de relacionamentos horizontais em vez de verticais. Eu não quero ter um chefe, eu não quero ser um chefe. A única vertical em minha vida é o que chamamos de amor de Deus. Deus é amor e se não é amor, não é Deus. Embora você aprecie a comunidade e a congregação, você é um público e sente o divino ao seu redor, mesmo no mundo natural. Há uma parte dessa entrega que está por sua conta. E é você. E você tem que fazer esse momento acontecer. É aterrorizante tirar as mãos do volante. Para mim, acabei no melhor emprego do mundo com as melhores pessoas do mundo, então acabou muito bem para mim. Para outros, isso os levou a trabalhar em Bangladesh agora, enquanto seu país está se afogando. Nesse momento de entrega, você encontrará a versão mais útil de si mesmo. Para mim, talvez seja a única coisa que faço sozinha.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...