PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Livro de Bono começou a ser escrito em Vancouver em 2015, na noite de estreia da turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE do U2


The Globe and Mail

Bono está sentado em um sofá em seu apartamento em Nova York, bebendo chá (descafeinado) e falando sobre esta grande ocasião em uma vida que foi bem preenchida. É 1º de novembro, dia da publicação de seu livro de memórias, 'Surrender: 40 Songs, One Story'.
"Estou animado, estou apavorado", diz ele em uma videochamada.
Sério? A publicação de um livro pode aterrorizar Bono – vocalista do U2, uma banda de quatro décadas com discos de sucesso, prêmios Grammy, fama, aclamação e dinheiro?
"É vulnerabilidade em uma escala totalmente diferente da composição", diz ele. Com a composição, as pessoas "amam ou detestam você" com base no que são essencialmente esboços, explica ele. Escrever um livro é "um outro nível de vulnerabilidade. Mas eu acho que quando as pessoas pensam que você é uma espécie de grande estrela do rock, figurão, cheio de si, o que eu sou" – ele ri aqui – "eu acho que é importante mostrar que há uma sombra que também existe".
Ele começou a escrever o livro em Vancouver em 2015, ele explica na entrevista, enquanto a banda se preparava para lançar sua turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE.
"Estou olhando para um espelho no banheiro ao lado de um camarim em uma arena de hóquei no gelo em Vancouver, Canadá", escreve ele nas memórias. Ele pode ouvir a multidão através das paredes. Ele sente náuseas. Nervoso.
Mas o rugido dos fãs enquanto a banda se dirige para a arena "transforma este rato em um leão", escreve ele. Quase 20.000 pessoas estão cantando as letras da banda. "Na minha cabeça eu tenho 17 anos, saindo da minha casa… a caminho dos ensaios com esses homens, todos aqueles anos atrás, quando eles também eram garotos".
Era assim que Bono planejava abrir seu livro, na Rogers Arena, em Vancouver.
Mas então a vida atrapalhou – ou melhor, a quase morte: problemas com sua aorta em 2016, exigindo cirurgia de coração aberto. E foi aí que ele começou sua história, no que poderia ter sido o fim. "O simbolismo era demais para um irlandês deixar passar", diz ele.
Bono, com 62 anos, está bem agora – e agradecido. "Eu tive esse toque com a mortalidade – foi mais do que uma pincelada, foi quase um soco nocauteador – e decidi que acordar é realmente ótimo", diz ele por ligação no Zoom para discutir o livro.
Quando perguntado como ele se lembrava de tantos detalhes, ele responde simplesmente: "Eu escrevi para lembrar". 
"Mundos estão caindo aos ouvidos de pessoas mais talentosas do que eu, mas desde que o sucesso chegou para essa banda no final dos anos 1980, a liberdade tem sido nossa história e a história de nossas famílias", ele escreve em 'Surrender'. "Devemos muito disso a você, quem quer que seja, que está lendo este livro".

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...