PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Cillian Murphy, estrela de Peaky Blinders, fala da importância do U2 em sua formação como pessoa e artista


Cillian Murphy é um dos atores mais amados da Irlanda. Mas a estrela de Peaky Blinders também desempenha um papel de liderança na 'vida real' como patrono do Centro de Pesquisa da Criança e da Família da UNESCO na Universidade de Galway - cujo programa 'Activating Social Empathy' agora é entregue a crianças em muitas escolas em todo o país.
O novo livro de Cillian, 'Ionbha: The Empathy Book for Ireland' - contém mais de 80 ensaios e poemas sobre empatia de vários colaboradores irlandeses, incluindo o que ele chama de 'peça brilhante' de The Edge.

Brian Draper falou com ele esta semana para o U2.COM

Você reuniu uma variedade tão rica de colaboradores - de músicos como The Edge a estrelas do esporte, presidentes-poetas, padres e fotógrafos... Onde você encontrou tantas pessoas empáticas?!

Bem, há muita empatia por aí, o que é uma coisa positiva de se perceber!
Estávamos ansiosos para envolver pessoas conhecidas, mas também cidadãos da Irlanda, então é um amplo espectro. Nós não lhes demos nenhuma orientação além de "escreva o que você gosta - e o que a empatia significa para você!" E o que recebemos de volta foi algo muito puro e autêntico de cada um deles.

Como Edge se envolveu com o livro? Você teve que torcer o braço dele?

Bem, eu tinha uma noção de que isso poderia ser algo que o interessaria, então eu entrei em contato e ele retornou imediatamente com esta peça brilhante, brilhante. Ele foi uma das primeiras pessoas a dizer sim - e quando você pode dizer que tem The Edge contribuindo, outras pessoas também ficam animadas e querem ajudar. Então isso foi muito gentil da parte dele.
Acho que ele descreve muito brilhantemente o que está acontecendo agora em lugares como Itália, Suécia e Hungria, onde 'o medo foi armado por políticos profundamente cínicos que tocam nosso medo como violinos... transformando nossa sociedade em uma série de guetos ideológicos'.

Edge diz que 'a decisão de ter empatia é um ato de desafio contra a tendência predominante'.

Sua definição é bonita e poderosa.

Como Edge escreveu em seu ensaio, 'existem infinitas maneiras e justificativas que usamos para 'outras' pessoas'.

Sim!

Você volta bastante ao U2, não é? Primeiro como fã - você já falou antes sobre ficar obcecado com "She's A Mystery To Me" aos 11 anos.

Eu ainda acho que essa é uma das melhores músicas já escritas!

Quando você crescia na Irlanda, você sentiu que o U2 estava contribuindo para sua própria formação como pessoa ou artista?

O U2 nunca teve medo de emoção, na verdade, eles prosperaram com isso, e isso foi muito instrutivo para mim quando jovem - ver como a emoção, corretamente aproveitada, pode ser uma força poderosa, e não algo a temer. Na Irlanda dos anos 80 e 90 isso era radical. Sempre procurei isso na arte de todas as formas, e no trabalho que tento me fazer.
Então eu acho que para qualquer um como eu na Irlanda que tinha tendências artísticas, o U2 era enorme. Eles partiram na estrada que todos nós tentamos seguir.
É difícil quantificar quão importantes eles são; é difícil pensar na Irlanda sem o U2, sabe - certamente a Irlanda moderna. Foi uma época louca de mudanças aceleradas aqui nos anos 80 e 90, e o U2 sempre foi uma constante, certamente na minha vida adulta.
Eu me sinto tão sortudo por termos toda essa música.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...