PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

'Surrender': a conversa entre Bono e Jefferson Hack - Parte 1


Jefferson Hack conversa com seu amigo e colaborador criativo Bono sobre política, experiências de quase morte e seu "complexo messiânico".
"Eu nasci com um coração excêntrico" é a linha de abertura do livro de memórias de Bono, 'Surrender'. Não é o cenário para uma piada elaborada, mas é um prefácio para um momento crítico e surreal onde encontramos Bono lutando por sua vida no Hospital Mount Sinai, Nova York em 2016. 
É também a abertura de um primeiro capítulo em alta velocidade, que vê Bono entrando e saindo de uma consciência induzida por medicamentos para memórias de perder seu pai, e a primeira noite pensativa de abertura da turnê de 'Songs Of Innocence', onde ele descreve o ritual de oração pré-show da banda e termina o capítulo com as linhas: "Estou saindo de casa para encontrar um lar. E eu estou cantando".
Vagamente estruturado em torno de 40 músicas, o livro de memórias é um olhar não linear e maravilhosamente caótico de como um cantor conseguiu reunir os mundos da família, escrita lírica, carisma, ativismo, negócios e estreitar amizades pessoais em uma visão de mundo. No final, Bono vê pouca ou nenhuma diferença entre vida criativa e trabalho criativo, mesmo que isso tenha um custo pessoal e profissional.
A mídia raramente tem sido gentil com estrelas que cutucam o establishment e fazem perguntas que vão muito além do reino do entretenimento. Cancelar a dívida do terceiro mundo? Fornecer medicamentos gratuitos para a Aids para a África? Combater a pobreza extrema com a organização sem fins lucrativos ONE.org? Campeão do mullet? Como ele ousa! Apesar do que os inimigos possam dizer, os objetivos de Bono para a mudança social são genuinamente esclarecedores. Afinal, quem teria previsto que o mullet faria um retorno tão elegante nos últimos anos? Ativismo, cortes de cabelo ruins e estrelato pop eram companheiros obscuros nas décadas de 1990 e 2000, mas na última década – com a emergência climática e a disparidade de riqueza aumentando – é importante que os principais influenciadores da cultura popular desempenhem um papel na criação de mudanças sociais positivas. 
Em uma nota séria, a cartilha impopular (para alguns), mas eficaz, de Bono pode muito bem se tornar o modelo moderno para negociar mudanças radicais; ele conta a história de um momento de luz quando o cantor e ativista social americano Harry Belafonte o ensinou sobre a arte do compromisso e "a busca por um terreno comum que começa com a busca por um terreno mais alto".
'Surrender' também é uma carta de amor para Ali Hewson, a quem ele convidou para sair na mesma semana em que o U2 realizou seu primeiro ensaio. À medida que o livro mergulha nos problemas de Bono com baixa auto-estima colidindo com um complexo messiânico de vocalista, nós o vemos revelar sua raiva, frustração e deficiências através de profundas crises pessoais e espirituais – a maioria das quais são exorcizadas através da escrita lírica e performance. As músicas podem salvá-lo, mas também podem quebrar você, como entendemos quando as tensões aumentam dentro da banda durante a gravação de 'Achtung Baby'. É incrível o quão perto da morte Bono realmente esteve; olhando para o cano das armas na Somália, lutando contra as probabilidades na mesa do cirurgião – é um milagre que ele tenha vivido para contar a história.
O livro está repleto de histórias, desde encontros casuais de negócios com Steve Jobs, sendo acordado de uma soneca por Barack Obama, bebendo com Frank Sinatra, saindo com Michael Hutchence e a H-Bomb (Helena Christensen) e sendo reunido com amigos adolescentes deixados pelo caminho. Mas a melhor história do livro é o amor ao longo da vida de Bono e Ali, mãe de seus quatro filhos, Eve, Jordan, John e Eli. No final desta entrevista, Bono fornece uma longa analogia de mergulho para descrever como eles se seguraram em tempos difíceis, embora seja melhor a espirituosa frase de Ali, que descreve um relacionamento que sobreviveu e durou mais de 40 anos: "A vida é séria demais para ser séria" – provavelmente um dos melhores resumos de como a família conseguiu mantê-la real em seu mundo surreal e maravilhoso.

Jefferson Hack: Você fez algo impossível com este livro, que é segurar um espelho para si mesmo e olhar além da imagem.

Bono: O narcisismo faz parte de quem somos como escritores, sejam canções pop ou memórias. Olhar o umbigo é um perigo para a saúde mental. Este autor certamente ficou um pouco entediado com os assuntos de seu próprio livro de memórias no final. Patti Smith me disse que Sonny Mehta, que foi a razão pela qual eu escrevi o livro, era o editor mais incrível e que se ele quisesse trabalhar comigo, eu deveria fazê-lo. Ele me explicou que, em um livro de memórias, você imaginará que as partes mais reveladoras de sua autobiografia serão suas descrições de si mesmo, mas não. As partes mais reveladoras de qualquer livro de memórias são suas descrições de outras pessoas; é aí que vamos vislumbrar você. Eu nunca tinha ouvido isso.

JH: Houve algo inesperado que aconteceu como resultado de colocar a caneta no papel?

B: Eu escrevi o livro por alguns motivos, mas um deles foi provar que tudo na sua vida deveria estar na tela, deveria fazer parte do quadro como artista. Seu ativismo, qualquer coisa que você faça como pai, parceiro, hooligan, ativista, até mesmo sua vida comercial. Você deve procurar alcançar uma vida criativa em vez de apenas um trabalho criativo, eles devem ser os mesmos.
Eu inventei essa palavra 'atualista' – bem, eu pensei que tinha inventado e então encontrei no dicionário – quando estava tentando explicar o que eu sou. Soou muito pretensioso, mas na verdade, eu só gosto de fazer as coisas em vez de apenas falar sobre isso.

JH: Eu adoro essa passagem no início do livro, onde você fala sobre a banda como homens que se conheceram quando garotos e como há uma promessa quebrada no coração do rock and roll, que é que você pode ter o mundo, mas depois o mundo terá você. Eu me pergunto se a camaradagem entre vocês quatro, que é algo que não presenciei em nenhuma outra banda, impediu que isso acontecesse – ou é apenas essa ideia de que o amor – "o amor é o templo, o amor é a lei maior" – que impediu que isso acontecesse?

B: É um amor furioso, embora às vezes seja um amor humilhante. Você também esteve com a banda e sabe que não é um amor amoroso; nem sempre é uma sensação quente e difusa. Jon Pareles me disse uma vez: "Vocês são muito delicados e educados ao extremo um com o outro. É esse o tipo de humor que as pessoas têm de perto em uma prisão onde não querem que a luta de facas comece?" Às vezes pode ser, e suponho que a história do U2 seja um experimento social. A história do U2 não faz sentido, quase nada, porque essas pessoas nem deveriam estar na linha de visão umas das outras, muito menos em uma escola, muito menos em uma banda. Então, sim, isso às vezes criou alguns confrontos culturais.

JH: Existem alguns subtítulos no livro como Privilégio Creeping e Síndrome do Messias Branco – por que você achou necessário lidar com elas?

B: Privilégio Creeping é uma ótima frase de Seamus Heaney de 'From the Republic of Conscience'. Você tenta se lembrar da pessoa que lhe traz seu prato de comida nos restaurantes ou que dirige o táxi ou o que quer que seja. Você tenta se lembrar de que está em um território incomum e que deve caminhar com leveza nele. Ao longo dos anos, você acabou de reunir esse senso de direito e deve ser tratado.
A Síndrome do Messias Branco é tão óbvia. Qualquer bom frontman precisa de um complexo messiânico – nem é preciso dizer – mas um complexo messiânico branco é realmente perigoso, especialmente se você estiver fazendo campanha pelo acesso universal aos medicamentos contra a Aids ou pelo aumento dos fluxos de ajuda dos países do G7 para os países mais pobres do planeta. Porque vidas dependem desses recursos, você pensa que está ali ajudando Deus a atravessar a rua como se ela fosse uma velhinha. E é como: "Deus, eu estou aqui. Eu posso ajudar. Eu posso ajudar. Sim, eu posso ajudar". Não é tão simples assim.

JH: Realmente parece que você hackeou os sistemas políticos e de mídia dos Estados Unidos para conseguir que George Bush doasse US$ 15 bilhões para ajuda emergencial à Aids. Isso foi, para mim, uma grande fraude do rock and roll.

B: Alguém chamou isso de correr atrás do governo. Com Bush foram US$ 15 bilhões, então o mais incrível é que Obama seguiu com US$ 54 bilhões em seus dois mandatos. Ele não queria que fosse renomeado – ele permitiu que isso fosse iniciativa de Bush, o que mostra o tipo de homem que ele é. A questão é que, apesar de toda a postura e pontificação que as pessoas tiveram que sofrer com gente como eu e muitos outros no Reino Unido (como Richard Curtis ou Bob Geldof), recebemos os cheques descontados e assinados.

JH: Como você não acaba sendo cooptado por eles e não se tornando como eles? Eu sei que você teve que passar tempo com tantas pessoas em todos os lados diferentes da cerca política para alcançar os resultados, mas Bob Geldof disse: "Você não pode confiar em políticos. Não importa quem faz um discurso político. É tudo mentira – e se aplica a qualquer estrela do rock que queira fazer um discurso político também". O que você diria sobre isso?

B: Bob é o Miles Davis da conversação. Na verdade, não, ele é o Jackson Pollock da conversação. Ele é o homem mais articulado que eu já conheci – mas essa fala é besteira e ele sabe disso. A verdade é que muitos políticos trabalham muito mais do que você pensa, por muito menos do que você imagina e muitos deles são bastante honestos.
Algumas das coisas em que eu estaria entrando – encontrando esses legisladores na Câmara dos Deputados, encontrando seus chefes de gabinete, conhecendo suas famílias – alguns deles teriam políticas que me fariam arrepiar, mas eu vi o quão duro eles trabalharam e que viviam longe de suas famílias. Eu pensei: "Sou um rockstar extremamente mimado que é pago demais pelo que faço e recompensado demais", e tive que descer um pouco do meu salto.
Precisamos sim de artistas envolvidos no corpo político e se você voltar à ideia grega de democracia e do Senado, eles eram poetas, eram filósofos e havia cientistas lá antes de ser chamado de ciência, todos alimentando a construção dessa civilização – e na Irlanda, isso não é incomum.

JH: Você saiu de um momento difícil na Irlanda. Sua banda nasceu durante o Troubles e você teve John Hume e David Trimble no palco juntos, enquanto você segurava suas mãos.

B: Eu roubei essa imagem de Bob Marley. Ele, famoso em uma eleição, pensou que a coisa mais importante que poderia fazer era ser a interface entre esses dois rivais políticos, enquanto a Jamaica estava explodindo em chamas. O U2 cresceu a cerca de 90 milhas da fronteira, então tivemos experiência com os Troubles, sim, mas havia pessoas não muito longe que estavam sendo muito espancadas pela política e pela religião.

JH: Eu tenho que te perguntar sobre sua viagem e de Edge para a Ucrânia, porque há um capítulo onde você foi conhecer Zelensky. Como você o descreveria?

B: Ele é um ator, provavelmente um escritor, e seu braço direito – esse cara chamado Andrii Yermak – é um produtor de cinema. Eles são, no fundo, contadores de histórias e nossa política é muitas vezes refém de nossa narrativa. Temos que ter muito cuidado com histórias simples e enredos simples. O apelo de Trump era que ele falava em contos de fadas, contos de fadas de Grimms, principalmente os monstros na porta, na fronteira, os monstros debaixo da cama. Eram compreensíveis, eram comunicações eficazes, enquanto muitos progressistas falam numa espécie de rock progressivo. É como se você não pudesse seguir a melodia, não pudesse seguir a linha da melodia.
Foi muito útil encontrar essas pessoas que entendem que, se não transmitirem seu ponto de vista ao mundo civilizado, sua civilização estará acabada. Eles são tão dependentes do nosso apoio e, portanto, se esforçam muito para se comunicar com o mundo exterior, incluindo convidar a mim e a Edge para irmos até lá.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...