PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Uma entrevista com Elvera Butler, que promoveu uma série de shows do U2 no Arcadia Ballroom em Cork


O site U2BR  realizou uma matéria trazendo uma entrevista com Elvera Butler, que organizava shows no câmpus da Universidade de Cork no final da década de 70.
Com o Arcadia Ballroom, ela ajudou a moldar o cenário musical da Irlanda e a revelar bandas como o U2.
Elvera é a fundadora da Reekus Records, uma gravadora que, por mais de 30 anos, continua a assinar, gravar e promover a música irlandesa.
Tudo começou em 1977, quando ela era uma estudante de artes na University College Cork. Nessa época, já ajudava a organizar apresentações de bandas nas instalações da universidade, no refeitório, mas essas só podiam acontecer durante o período das aulas.
Foi então que o Arcadia, um antigo salão de baile, ficou disponível para que pudesse ser utilizado, e Butler percebeu que ali poderia ser o lugar perfeito para shows.
O agora lendário Arcadia Ballroom foi uma revelação na época e teve alguns grandes artistas no palco. De The Who e Pink Floyd nos anos 60 a Stiff Little Fingers e até The Cure nos anos 80, o Arcadia foi local de uma próspera revolução musical.
Com uma localização privilegiada em frente a estação ferroviária de Cork, o espaço foi gradativamente passando de um espaço onde apenas as bandas universitárias se apresentavam para um local que entrou no circuito de shows frequentado por toda a juventude irlandesa.
E assim nas noites lotadas com cerca de até 2.200 presentes, Elvera e o Arcadia foram ajudando a mudar o cenário musical da Irlanda e a vida de muitas pessoas.
O U2 se apresentou pela primeira vez como uma banda de abertura no Arcadia em 1978, mas a energia da banda fez com que logo eles conquistassem o seu espaço com uma das principais bandas do local.
Foi no Arcadia que alguns anos depois a banda chegou com o seu primeiro álbum e uma grande gravadora embaixo do braço e no qual fez um dos mais empolgantes shows de lançamento para ele. Foi lá também que recrutaram dois importantes membros para a sua equipe que estão com a banda até os dias de hoje: o técnico de bateria Sam O'Sullivan, e um que está praticamente na assinatura nas apresentações ao vivo da banda e em todo o seu som: Joe O'Herlihy.
E com tantos nomes e talentos passando pelos olhos de Elvera, era difícil prever quem daqueles se tornaria grande.
Elvera conta: "Eles abriram um show em Kampus no Arcadia em 30 de setembro de 1978, com a atração principal, XTC. Eu havia negociado com o gerente do U2, Paul McGuinness, anteriormente, quando havia arrumado outro show de outra banda que ele gerenciava antes do U2. Na verdade, eu havia negociado com o U2 para abrir um show em Cork em um local que eu estava reservando uma noite antes do Kampus, mas havia mudado para o Arcadia quando eles tocaram naquele show.
Eles eram muito agradáveis ​​e profissionais para trabalhar, então eu sabia que eles seriam confiáveis.
Algumas outras bandas de Dublin foram contratadas com tanta frequência - outro contemporâneo do U2, DC Nein, tocou o mesmo número de vezes (e muitas vezes com o U2), e bandas como The Bogey Boys, que sempre foram divertidas.
Os shows que foram muito memoráveis ​​são a segunda vez que a banda inglesa The Only Ones tocou - foi ótimo ver como eles inspiraram o público quando tocaram alguns meses antes e agora tinham uma grande multidão que conhecia as música. Enquanto isso, muitos jovens compraram o álbum e as trouxeram para assinar. O U2 abriu esta noite. A banda de reggae, The Cimarrons, tocou várias vezes e sempre foram ótimos shows; The Specials e The Beat em um show duplo com a Micro Disney abrindo, no começo de 1981, foi uma excelente noite; a trinca de Dublin, U2, DC Nein e The Virgin Prunes foi uma combinação interessante, The Psychedelic Furs abrindo para The Members foi uma ótima surpresa. Teve tantas noites memoráveis, muito difícil de escolher uma.
Foi importante para mim promover os shows e o local para a indústria e para o público, pois eu queria que os agentes no Reino Unido quisessem que suas bandas tocassem. E as bandas gostaram - algumas tocaram várias vezes, como a banda de reggae Cimarons tocando quatro ou cinco vezes, Tom Robinson escreveu à Hot Press para dizer o quanto ele gostou do show. O U2 sempre quis tocar. Para ajudar a promover o local, eu trouxe algumas bandas para tocar apenas em Cork, para que os jornais tivessem que vir a Cork para fazer as críticas - The Fall era uma dessas bandas. Eu tinha Mark E Smith em Dublin no dia anterior ao show em Cork, para que pudéssemos fazer shows de rádio e depois levar a banda direto para Cork para um show.
Nós sempre pagamos bem as bandas, mesmo que nossa entrada variasse de apenas 1 libra a cerca de 2 libras ao longo dos anos, com uma exceção muito na contramão quando era 3 libras, por exemplo, quando tínhamos The Specials e The Beat juntos com a banda local Microdisney abrindo, em janeiro de 1981. Os primeiros shows de abertura do U2 em 79, para o XTC e depois para The Only Ones, rendeu a eles 80 libras e eles receberam mil libras em dezembro quando eles foram a atração principal. Mesmo as bandas menores de abertura no primeiro show recebiam 40 libras (não me lembro qual moeda a Irlanda tinha na época - a libra irlandesa e a libra inglesa eram mais ou menos iguais, com a irlandesa sendo mais forte do que a libra esterlina as vezes). Eu havia comprado um PA para que as bandas simplesmente aparecessem e tocassem sem nenhum custo e, muitas vezes, emprestava a estrutura da banda local.
Não acho que tivéssemos uma visão de quão grandes as bandas irlandesas poderiam ser - não tínhamos acesso à mídia mundial e o conceito de maior banda do mundo não seria algo que qualquer um de nós teria pensado - para qualquer banda irlandesa, embora tivéssemos artistas como Van Morrison, que eram enormes internacionalmente. Mas pude ver que, em comparação com todas as outras bandas irlandesas, eu sabia que o U2 tinha visão, e cada vez que os assistia, eram muito melhores musicalmente, além da forma como se apresentavam. Eles sempre pareciam ter um plano, e isso ficou evidente em seus shows, que foram elaborados e seguidos do mesmo padrão. Portanto, havia todas as chances de que eles tivessem tanto sucesso quanto as bandas irlandesas que os precederam, como The Boomtown Rats, Rory Gallagher ou Thin Lizzy. Mas quem sabia que eles se tornariam grandes e ainda estariam juntos e viajariam mais de quarenta anos depois?
Eu não tinha um relacionamento pessoal como tal - eu era mais velha que a banda e morava em Cork, então só os via quando tocavam lá. E executar shows com uma pequena equipe era um trabalho árduo naqueles dias, sem a ajuda de walkie-talkies, etc., quando a comunicação significava correr de um lugar para outro para verificar as coisas. Quando me mudei para Dublin no final de 79, todos nós ficamos no mesmo hotel após o show em Cork e geralmente tomávamos uma bebida com o empresário, Paul, e Adam. E eu lhes dei carona de volta a Dublin em uma ocasião. Então, eu sempre tive um bom relacionamento amigável com eles.
Eu conheci Joe através de músicos locais com quem eu estava trabalhando, e era natural que ele se envolvesse para me ajudar com os detalhes técnicos quando eu comecei os shows do Kampus. Ele me ajudou a construir um palco e a comprar um PA, e eu o empreguei como meu engenheiro de som comum. Sammy estava em uma banda local, Asylum, que eu tinha colocado como banda de abertura regularmente nos primeiros dias, e depois contratei três da banda como meus ajudantes - e os três começaram a trabalhar com o U2 nos primeiros dias, junto com Joe, quem o U2 conheceu quando fez o som nos shows. Assim como Sammy, outro membro da banda, Tom Mullally, trabalhou com o U2 por bons anos, assim como outro membro, John O'Sullivan, nos primeiros dias. Eu ainda tenho mais contato com Sam.
Os shows do Kampus tinham uma multidão regular que vinha todas as semanas e aprendia assistindo as bandas. Após um ano dos shows do Kampus, alguns deles começaram a formar bandas - a principal delas era Nun Attax, que era muito original, e lhes dei várias oportunidades para abrirem shows. Isso inspirou mais frequentadores a formar bandas e uma próspera cena musical desenvolvida no Kampus. Em 1979, quando nossa estação de rádio nacional, RTÉ, fez um novo show de rock, o apresentador Dave Fanning começou a tocar fitas demo de bandas irlandesas, mas não havia como as jovens bandas locais do Kampus se dar ao luxo de viajar para Dublin para gravar, então eu dei a ideia de contratar um estúdio móvel e dar às bandas locais uma noite própria no local e gravá-las. Tive quatro bandas tocando - Nun Attax, Micro Disney, Mean Features e Urban Blitz e gravei seis músicas que, em seguida, virou um EP de 12 polegadas, em 1981, e a gravadora evoluiu a partir daí - assim que o disco foi lançado, fui abordada pelo Big Self, e seu primeiro single, no final de 1981, recebeu ótimas críticas na imprensa musical inglesa, recebendo 'Record of the Week' na revista Sounds, como também seu segundo single. Então, mais bandas se aproximaram de mim para fazer parte da gravadora, e eu assinei a já popular banda de power pop The Blades, e ela cresceu a partir daí. O Big Self estava chamando muita atenção no Reino Unido, então me mudei para Londres com eles no início de 1983 e criei uma filial da Reekus em Londres.
O grupo atual que me lembra um pouco o U2 nos primeiros dias é a banda do filho de Bono, Inhaler - Eli até se parece com seu pai".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...