PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Declaração de John Lewis teria inspirado título de canção do U2?


Os Estados Unidos homenagearam John Lewis, parlamentar que se tornou um marco na luta pelos direitos civis dos negros no país. Seu corpo foi velado sob a cúpula do Congresso, um reconhecimento reservado a grandes personalidades.
Coberto pela bandeira norte-americana, o caixão do ex-companheiro de Martin Luther King Jr. foi colocado em capela-ardente na Rotunda do Capitólio.
Lewis, membro democrata da Câmara dos Deputados pelo estado da Geórgia desde 1987, morreu de câncer no pâncreas em 17 de julho, aos 80 anos.
Apesar da pandemia do coronavírus, os EUA, que vive um momento de forte luta antirracista, começaram os ritos solenes em tributo de Lewis no último sábado, em sua cidade natal, Troy, no Alabama.
Filho de meeiros que foram trabalhar nos campos de algodão, Lewis tornou-se aos 21 anos um dos "Cavaleiros da Liberdade" que lutavam contra a segregação do sistema de transporte americano no início da década de 1960. Em 1963, ele era o líder mais jovem da marcha de Washington, na qual Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso "Eu tenho um sonho".
Dois anos mais tarde, Lewis quase sucumbiu aos espancamentos policiais na ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama, onde liderava uma marcha pacífica de centenas de ativistas contra a discriminação racial. Na ocasião, um policial quebrou seu crânio e o deixou à beira da morte.
Em 'The Unforgettable Fire' do U2, as canções "Pride (In The Name Of Love)" e "MLK" são sobre Martin Luther King Jr., cujo legado fascinou Bono depois que um escritor da Rolling Stone presenteou-o com uma cópia da biografia de King, 'Let The Trumpet Sound'.
John Lewis disse: "Não me lembro do momento exato em que ouvi "Pride (In The Name Of Love)", mas tenho certeza de que foi logo após o lançamento da música. Eu me identifiquei com as músicas do U2 por causa das semelhanças que reconheci entre situações na América e na Irlanda do Norte. Eles tiveram um Domingo Sangrento lá, semelhante ao Domingo Sangrento que tivemos em Selma. A luta pela liberdade e pela libertação é universal".
Em 2004, Bono recebeu em Memphis o Prêmio Internacional da Liberdade e o deputado norte-americano John Lewis o Prêmio Nacional da Liberdade do Museu Nacional dos Direitos Civis.
Quando subiu para seu discurso, o vocalista declarou: "Meu nome é Bono, e eu sou uma das galinhas de John Lewis. Eu ficaria honrado em estar em qualquer lugar com John Lewis ... um dos maiores americanos que já se sentaram em um balcão para almoçar em Memphis, isso é certo. Um dos maiores americanos que já marcharam através de uma ponte em Selma, um dos maiores americanos que já andaram pelos corredores do Congresso: John Lewis. Tenho orgulho de estar em um palco com ele".
John Lewis disse: "Obrigado por tudo o que você faz ao redor do mundo para construir a comunidade amada. Se o Dr. King pudesse falar conosco hoje, e ele estivesse falando comigo, Bono, ele nos diria repetidas vezes que a guerra é obsoleta, que a violência é obsoleta, que o caminho da paz, o caminho do amor é o melhor caminho".
Curiosamente, esta frase "o caminho do amor é o melhor caminho" é muito semelhante a frase "o amor é maior que qualquer coisa em seu caminho" que Bono utilizou em "Love Is Bigger Than Anything In It's Way" do U2, lançada em 2017.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...