PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O primeiro fã do U2 e as histórias dos primeiros ensaios do Feedback


Frank Kearns pode reivindicar ser o primeiro fã do U2.
Ele assistiu ao primeiro ensaio na escola Mount Temple como o melhor amigo do baterista Larry Mullen.
Inspirado por Edge, ele pegou a guitarra, abriu para o U2 e depois assinou com a Mother Records, e compartilhou um palco com eles no Self Aid.
Sua banda Cactus World News já foi aclamada como o futuro da música por Lou Reed.
Mas agora Frank lança discretamente seus discos, o aclamado álbum de 2016 'Speed ​​Of The Stars', com Steve Kilbey da The Church, e dirige o Rockschool.ie em Dublin.


Foi há 44 anos que Frank se viu assistindo ao primeiro ensaio do U2 como um colega de escola na Mount Temple.
Frank disse: "Lembro-me de estar sentado em uma mesa com as pernas balançando embaixo, assistindo o novo grupo tocando. Eu não tinha dúvida de que eles conseguiriam. Eu achei que eles eram absolutamente brilhantes. Eu não era músico naquela fase, e ele disse para vir e assistir. Lembro-me de ouvir Adam sempre tendo discussões com Edge sobre em que nota eles estavam, e Edge argumentando de volta, a brincadeira habitual dentro de uma banda".
"Eu nunca tinha ouvido alguém tocar uma guitarra elétrica, era como mágica", diz Frank. "Eu sabia que estava olhando para uma química - quando elas se reuniam, a soma das partes era maior, emocionalmente, espiritualmente, em todos os sentidos".
"Dave ligou a guitarra e tocou o que Bono descreve como o 'acorde D eletrizante'", diz Frank. "Quando a guitarra tocou - wraaaaaaang! - teve esse reverb natural. Foi como ser pego em uma sequência de sonho".
O ensaio aconteceu depois que Larry Mullen colocou sua famosa nota no quadro de avisos da escola.
Então, depois de Bono, Larry, Adam, Edge e seu irmão Dik unirem forças em sua primeira reunião, a próxima coisa a fazer era perguntar na escola se havia algum lugar que eles pudessem ensaiar.
Frank lembrou: "Foi assim que o U2 acabou tocando na famosa sala de música do McKenzie, em Mount Temple. Passando, você ouviria um zumbido alto e, em seguida, ouviria o feedback do microfone vocal.
Eles tocaram "Brown Sugar" dos Rolling Stones, "Show Me the Way" de Frampton e até a música-tema do Hawaii Five-O. Eu não tinha dúvida de que eles eram a melhor banda do mundo.
Algumas vezes durante os ensaios, Paul (Bono) me dizia:" Frank, você é nosso primeiro fã, não se esqueça disso!"
Frank continuou indo aos ensaios com o então melhor amigo Larry todas as quartas e sábados, assistindo tudo.
Frank também lembra como uma música do grupo Heart chamada "Barracuda", de 1970, ajudou a inspirar o som da guitarra de Edge.
Frank: "Lembro-me de um dia de ensaio e Edge tocando o riff de guitarra 'chugga chugga'. Perguntei a ele o que era e ele disse que era essa música chamada "Barracuda" do Heart. Ouvindo agora, você pode ouvir como isso influenciou o estilo dele".
Ele lembrou: "Nesse momento, o U2 se chamava Feedback porque eles estavam conectando microfones a amplificadores de guitarra, e todo esse feedback vinha, então o nome estava no local".
Não demorou muito para que o U2 fizesse seus primeiros shows na Mount Temple, o primeiro em um ginásio, o segundo em cima da sala da caldeira com a banda de Frank, Frankie Corpse and the Undertakers no apoio.
Frank: "Eu sabia o que esperar por ter estado nos ensaios, mas os outros alunos ficaram impressionados com o som do U2. Estou impressionado com a intensidade de tudo isso, mas estava claro que eu previa, mesmo assim, a imensidão do que estava prestes a se desenrolar. Eles estavam comprometidos, determinados e prestes a abalar o nosso mundo, e eu fui a primeira pessoa a vê-los".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...