PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 4 de julho de 2020

Joe O'Herlihy: "O que acontece em um show do U2 você não experimentará em nenhum outro lugar"


Joe O'Herlihy é um engenheiro de som que completará 42 anos de estrada só com o U2. Ele está com a banda desde setembro de 1978 em um show no Arcadia Balroom.
Apesar de ser aclamado mundialmente pelo U2, Joe manteve suas raízes em Cork, onde iniciou sua carreira musical como baixista e depois trabalhou em uma loja de instrumentos musicais, antes de sair em turnê cuidando do som de Rory Gallagher.
Joe O'Herlihy trabalhou em estúdio de tempos em tempos, como produtor e engenheiro. Ele dedicou muito tempo e energia para ajudar outras bandas de Cork como Cypress Mine! Gaslight, Sleepy Hollow e Chapter Five.


Não é uma surpresa que ele tenha ajudado bastante o U2 a obter o som que eles querem em seus shows ao vivo. "Para mim, é uma situação muito única", diz ele. "Estou com o U2 no estágio de gravação, mesmo no estágio de escrita. Vi o modo como cada música progride nos vários estágios, então eu sei o que a banda está tentando retratar em cada música. Quando você está por aí, você recebe um grande impulso de adrenalina. O sentimento entre a banda e todas essas pessoas é incrível!"
O primeiro show que ele fez com o U2 foi no Arcadia, em Cork, em 23 de setembro de 1978, e ele está envolvido desde então, como nos primeiros dias contratando equipamentos para eles através de sua própria empresa ou como engenheiro.
"Eventualmente, em 1980", lembra ele, "Paul McGuinness me disse: 'olha, isso vai ficar grande, você quer continuar?' Pensei por um tempo e então ele me fez uma oferta que não pude recusar".
De todos os shows do U2 que Joe O'Herlihy fez, ele contou na década de 90 que achou o show de 1º de abril no Madison Square Garden, em 1985, o mais memorável de todos. "Foi a primeira percepção de que realmente tínhamos rompido a barreira. Eu fiz aquele show com lágrimas nos olhos! Foi tão emocionante! Isso me atingiu como - bem, agora estamos lá com o The Who ou os Stones. Esse é o show!"
"O que acontece em um show do U2", ele acrescenta, "você não experimentará em nenhum outro lugar. Existe um envolvimento emocional tão intenso entre todos. Eu vi todo mundo que a indústria tem a oferecer e a sensação que sinto em um show do U2 é verdadeiramente excepcional!"
Em 1992, o U2 ficou chocado quando David Bowie pediu que ele trabalhasse no show não anunciado no Baggot para o Tin Machine. "Estávamos gravando em Dalkey quando Bowie desceu e me pediu para fazê-lo, e eu fui orgulhoso. Senti-me honrado e tudo me deu um grande barulho, mas mesmo isso não se comparou emocionalmente com a experiência do U2", ele admitiu.
Tendo trabalhado com bandas em estúdio e ao vivo, O'Herlihy viu como a abordagem precisa ser diferente de um para outro e ele admite francamente que seu temperamento pessoal em estúdio é "frágil".
"Estou condicionado a pensar que há uma música naquele palco e você tem três minutos para acertar. No estúdio, você pode parar a fita, enrolá-la e executá-la novamente dois milhões de vezes. Depois de duas ou três semanas disso eu fico desgastado. Você tem que usar um equipamento diferente para o trabalho de estúdio, e precisa acertar. Tem que ser diplomático. Tem que entender as pressões e o processo, e precisa resolver os problemas à medida que surgem".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...