PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 12 de julho de 2020

Bono fala sobre o 11 De Setembro, o show do U2 no Madison Square Garden após os ataques e o tributo às vítimas


Em entrevista, Bono falou sobre o 11 De Setembro e o show do U2 no Madison Square Garden após os ataques:

"Se isso nos ensinou alguma coisa, é a ideia de que o mundo nunca foi tão interdependente quanto é agora. Você pode ter as forças armadas mais poderosas do mundo com um escudo de defesa antimísseis e ainda não pode proteger seu país de um terrorista que tenha acesso à Internet sobre como montar armas devastadoras. Eu acho que todos nós sabíamos disso, mas chegou em casa com força. Você não pode ser uma ilha de prosperidade em um mar de desespero.
Acho que o que as pessoas queriam do U2 naquele momento era apenas a vinda à cidade. Não acho que eles precisassem de pronunciamentos ou declarações, embora seja difícil me calar. Na verdade, acho que votamos com os pés. As pessoas tinham cancelado turnês. Nós estávamos agendando shows. Essa foi a nossa afirmação".

A emoção de subir ao palco:

"Eu nunca ouvi um som como esse na minha vida. Parecia quando os Beatles tocaram no Shea Stadium. Então percebi que os gritos não eram para nós. Eles eram um para o outro. Foi um momento real na cidade, uma noite de pessoas dizendo: 'Ainda estamos aqui e vamos continuar'. Eu não precisava dizer nada".

A ideia dos nomes das vítimas aparecendo na tela durante "One":

"Fomos desaconselhados a exibir os nomes. Algumas pessoas pensaram que seria muito doloroso para o público, mas estavam ligando para as emissoras de TV de Nova York e pedindo que parassem de usar números aproximados ao descrever os desaparecidos. As pessoas queriam que citassem números exatos em relação aos desaparecidos. "Essas são pessoas", era a ideia, "não são estatísticas".
Então, quando publicamos os nomes, foi o sentimento na platéia. As pessoas estavam apontando para as pessoas que conheciam e amavam. Foi incrível estar no palco e ver lágrimas rolando pelo rosto das pessoas.
A única coisa que eu queria fazer era agradecer às pessoas pelo apoio à campanha para que os países ricos perdoassem os bilhões de dólares em dívidas que enfrentam alguns dos países mais pobres do mundo. Eu acho que existe um elo entre [esse problema] e muitas coisas acontecendo no mundo. Até os militaristas reconhecem que esta é uma guerra que você não pode vencer apenas com munição, e que parte das raízes da crise atual é a pobreza abjeta de tantos que se sentem tão excluídos. Quando não há esperança, você se torna presa fácil de terroristas.
Há uma energia incrível neste país agora. É inspirador. Mas acho importante entender que podemos ir além da busca pela justiça. Na verdade, podemos usar essa energia para buscar de maneira concreta e real um mundo mais justo e inclusivo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...