PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Kristi York Wooten e sua playlist do U2 inspirada em algumas palavras repetidas frequentemente por Bono: "América é uma ideia" - Parte I


U2.COM

'Take My Hand'

'De 'Boy' a 'Songs of Experience', a música do U2 nunca foi de maior conforto ou necessidade para mim do que está sendo neste momento da história'.
Pedimos a Kristi York Wooten, cujo trabalho apareceu no The New York Times, The Economist e Rolling Stone, que apresentasse uma playlist do U2 inspirada em algumas palavras repetidas frequentemente por Bono: "América é uma ideia".
Presidente do Atlanta Press Club, e morando na cidade com seu marido e filha, Kristi é voluntária de longa data da ONE Campaign e acompanha a banda desde a adolescência.
Sobre este artigo, ela escreve: 'Enquanto eu refletia sobre as memórias das minhas músicas favoritas do U2 para este artigo, eu mantive o fascínio da banda pela América na vanguarda da minha mente'.

1. Love Is Bigger Than Anything In Its Way (Beck Remix)

As frases desta faixa de 'Songs Of Experience' de 2017 abriram caminho para a minha vida: "Quando você pensa que está feito, você apenas começou" soa como um conselho de um pai para uma criança pequena, mas também pode incluir conselhos para adultos que estão cuidando para de seus filhos e de seus pais idosos. A letra é sobre não desistir. O vídeo da banda celebrou juventude LGBTQIIA + da Irlanda e foi um testemunho ousado do poder, independência e inteligência da geração Z. Em nossa casa, a canção tornou-se uma fonte de força e determinação enquanto ajudamos nossa filha a navegar na adolescência crucial em meio a problemas de identidade, tiroteios em escolas e as crescentes divisões políticas na América que começaram a separar gerações mais velhas de famílias. O amor é maior. Tenho um vídeo filmado das cadeiras enquanto o U2 tocava a música no Madison Square Garden em um dos shows da Experience + Innocence em 2018. Toda a arena está balançando os braços e cantando o gancho, "oh/ oh/ oh / oh / oh". Estou ansiosa por esse tipo de unidade lado a lado durante o lockdown no coronavírus.

2. Into The Heart

É um sacrilégio separar "Into The Heart" de sua gêmea sombria "An Cat Dubh" no lado um de 'Boy' dos anos 80? O som do baixo evoca a falta de ar das primeiras experiências e a linha tênue entre a infância e o próximo passo. No caso dessas músicas juntas, a experiência chega primeiro, mas a inocência mantém a sabedoria: "Into The Heart" significa reconciliar-se consigo mesmo. Eu tinha 11 anos quando 'Boy' foi lançado, mas não a ouvi até os 13 anos. A música é um convite para voltar a um lugar em sua memória antes da dor, antes da morte, antes do abandono, antes do medo. A economia da linguagem (a música inteira tem apenas 52 palavras no total e 16 palavras únicas), os acordes de piano extras e os sinos que dobram as linhas de guitarra são formas de chiaroscuro musical, apontando para a luz. Este é um exemplo inicial da genialidade de Edge com melodia tonal; as primeiras notas de guitarra da música são as campainhas da porta para a entrada de outro reino.

3. Drowning Man

Minha família não tinha MTV até o final de 1983, então eu assistia vídeos de música na casa da minha amiga. Jogamos basquete na igreja, cantamos no coral da escola e nadamos na equipe de natação em nossa cidade da Carolina do Sul. Ela foi a primeira a receber uma cópia do 'War' e tocou para mim uma tarde durante uma tempestade de verão. Sentada no pé da cama dela, segurando a capa do álbum na minha mão, lembro-me de olhar pela janela e assistir a chuva bater na grama queimada pelo sol enquanto a chamada e resposta de "Drowning Man" fluía do aparelho de som. O segundo verso pulou uma oitava, e os vocais triplos de Bono lutaram pelo refrão: "Segure-se, segure-se firme". Um interlúdio de cordas chegou, então um anjo-fantasma respondeu: "Pegue minha mão". Este é o momento em que percebi que uma música poderia representar tanto promessa quanto penitência, raiva e ascensão. Ao ouvi-la em 2020, a imagem da mão estendida da música parece presciente a esses tempos.

4. The Unforgettable Fire

Esta é a música mais esotérica do U2; é um triunfo na atmosfera e no humor, a faixa-título do meu álbum favorito e os meus mais preciosos quatro minutos e cinquenta e seis segundos de fantasia de Eno / Lanois. Bono reclama que a letra está inacabada, mas em 36 anos, nunca tomei tempo para analisar o significado completo das palavras; Quero preservar "The Unforgettable Fire" como eu a conheço - um fio de enunciados primordiais sobre sentir falta de alguém ou algo enquanto se perde em um borrão de cores giratórias, vinho tinto e um planeta em ruínas. Quando esse álbum chegou no segundo ano do ensino médio, um velho amigo apareceu na sala de aula com uma gravação em fita para mim. Ele me pediu para casar com ele quando tínhamos nove anos de idade. Joguei o anel da máquina de chiclete atrás das estantes de livros na biblioteca da escola primária. Seis anos depois, sua fita era uma oferta de paz para adolescentes, e eu ainda a tenho. Embora eu tenha visto o U2 dezenas de vezes, só ouvi "The Unforgettable Fire" ao vivo uma vez - uma difusão surpresa da Garra no Georgia Dome em Atlanta durante a 360 Tour em outubro de 2009.

5. Heartland

Os críticos adoravam odiar 'Rattle And Hum', de 1988, mas "Heartland" fez com que alguns fãs do U2 do sul dos EUA se sentissem vistos. Fomos ao cinema e assistimos em preto e branco quando Larry visitava Graceland em Memphis e Edge deslizava por um barranco com vista para o Rio Mississippi. Estranhamente, essas visões de Phil Joanou de alguma forma se igualaram a um parentesco instantâneo entre o U2 e os sulistas. A música é uma tentativa do U2 de homenagear o país do sobrevoo, uma canção de amor e irmã sônica das mitologias e paisagens sonoras americanas do álbum 'The Unforgettable Fire'. O U2 atmosférico é o meu U2 favorito, e eu ainda quero correr por aí nesta "Heartland", onde notas de guitarra ondulantes e gemidos sussurram sem gravidade.

6. Iris

As vozes etéreas que abrem "Iris" (de 'Songs Of Innocence' de 2014) me assombram desde o dia em que tirei o vinil da capa. É uma bola de hamster. Quando você entra, percorre toda a sua vida, e o ritmo circular das guitarras e da bateria corresponde à velocidade da plataforma giratória. Chorei quando ouvi a letra sobre esse garoto - agora o homem-máquina - sentindo falta da mãe, Iris Hewson; Em uma das pontes mais brilhantes que o U2 já escreveu, o toque espantoso de Edge acompanha um verso em que Bono se autoriza a reconhecer que a morte de sua mãe não foi de forma alguma sua culpa, como muitas crianças assumem quando um pai morre: "Não fui eu", ele canta. Essas são palavras corajosas. A banda tocou "Iris" nas turnês Innocence + Experience de 2015 e Experience + Innocence de 2018, mas não me surpreenderia se essa música voltasse aos cofres. No palco, é impossível explorar a magia espiritual que acontece na gravação.

7. Book Of Your Heart

"Book Of Your Heart", uma faixa bônus de 'Songs Of Experience' de 2017, é um dos cortes mais sonoros que o U2 fez desde 2009 "Moment Of Surrender". Penso nisso como a parte mais recente de um conjunto de canções de amor semelhantes que podem ser tocadas em sucessão, sem problemas: Book Of Your Heart (2017) / Song For Someone (2014) / A Man And A Woman (2004) / Electrical Storm (2002) / Please (1997) / Love Is Blindness (1991) / All I Want Is You (1988).
Cada uma dessas traz mega-humores ao mix. Novamente, eu não pesquisei a história dos fãs ou entrevistas com Bono sobre as letras, mas o que um amigo meu disse parece verdadeiro aqui: quando você pensa que uma música do U2 é sobre sexo, é realmente sobre Deus; quando você pensa que uma música do U2 é sobre Deus, é sobre Ali; quando você pensa que uma música do U2 é sobre Ali, é sobre Bono; quando você pensa que uma música do U2 é sobre Bono, é sobre um personagem fictício; quando você pensa que uma música é sobre um personagem fictício, na verdade é sobre sexo, e assim o ciclo continua.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...