PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 29 de dezembro de 2019

Bono, 30 anos atrás: "Admito que somos atraídos por questões que unificam as pessoas em vez de dividir elas"


Há 30 anos, no ano de 1989, Bono foi questionado em entrevista:

O U2 não parece lidar com o tipo de política que pode realmente incomodar ou alienar seus fãs. No filme 'Rattle And Hum', você fala sobre o apartheid e depois pergunta: "Estou incomodando vocês?". Quase todos os EUA se opõem ao apartheid. No entanto, você nunca fala sobre questões como aborto, Israel e os palestinos, pena de morte, AIDS, direitos dos gays. Vamos falar sobre alguns deles. Como você se sente, por exemplo, sobre o aborto?

Bono: Eu apenas tenho minhas próprias ideias. Eu acredito que é direito de uma mulher escolher. Absolutamente.

Você já falou sobre isso em concerto? Ou em qualquer contexto?

Bono: Não.

E esse é o tipo de coisa que pode alienar alguns fãs...

Bono: Se eu tivesse me inspirado a escrever uma música sobre isso, chegaria aos olhos deles, assim como [os defensores do apartheid] enxergaram "Silver And Gold". Admito que somos atraídos por questões que unificam as pessoas em vez de dividir elas.

Não são esses problemas, os mais difíceis, aqueles que realmente exigem que as pessoas desistam de algo, que realmente friccionam as pessoas e as forçam a olhar para si mesmas? Você e seus fãs não se deixam intimidar por não falar sobre eles? Sobre direitos dos gays, por exemplo, ou AIDS?

Bono: Eu tenho falado sobre a AIDS. Você viu que em Cuba alguém com o anticorpo, nem mesmo com a doença, está sendo colocado em quarentena por toda a vida? O que me interessa é que os pacientes com AIDS estão sendo vistos como os novos leprosos.

E essas atitudes e essa política não estão enraizadas na homofobia? Não é um argumento para falar sobre os direitos dos gays?

Bono: Ok. Meu ponto principal em qualquer sexualidade é que o amor é a coisa mais importante. O amor é isso. A maneira que for que as pessoas queiram se amar está bom para mim. Isso é diferente de abuso, seja homossexual ou heterossexual.
Mas sua pergunta é: por que não escrevemos sobre esses problemas? O motivo é que não há minutos suficientes no dia, ou dias no ano, para abordarmos todos os abusos dos direitos humanos e porque, no final, esse não é o nosso trabalho. Nossa maneira de lidar com isso é tentar entender o que está por trás de todo abuso de direitos humanos, chegar ao cerne do problema, mais ao núcleo do que à casca.
E isso, é claro, sempre me trará de volta à ideia de amor. Espiritualidade. Que Deus é amor. Que o amor não é uma situação de flores no cabelo, é algo que você precisa fazer acontecer. Tem que ser feito, algo concreto.
Veja, com problemas como o de Belfast na Irlanda do Norte ou o racismo nos estados do sul na América, você está lidando com comunidades enraizadas. Quando você lida com visões ilógicas, os infernos que são apenas mais profundos, a resposta não é um argumento, frequentemente. Eles não são problemas do intelecto.
Sou amigo de um pintor em Los Angeles. Voltando para a Irlanda do Norte, ele testemunhou um assassinato, um assassinato real em um campo. Ele foi procurado para interrogatório e teve que ir embora como resultado disso. Ele é protestante. E ele me disse que, apesar de se casar com um católico e ser um homem muito correto, quando ouve canções rebeldes, os pelos da nuca se arrepiam! Ele não pode evitar! Ele me disse que não podia explicar, era como se estivesse em seus genes.
É por isso que sempre vou olhar não para a carne da situação, mas para o espírito. Estas são condições espirituais, mal-estar. Você sabe que o ódio está além da razão. O amor é um antídoto para isso.
Isso volta ao motivo pelo qual eu queria Van Morrison na turnê da Anistia Internacional. Muitas pessoas pensam que ele não parece politicamente motivado. Mas esse homem é um cantor de soul, e sua música derrete o coração mais duro. Isso é muito político, porque é um comportamento de coração duro que resulta em intolerância, racismo, mente fechada e ganância - todas as coisas com as quais lidamos.
Devo dizer a você, e você pode não querer ouvir isso: me pego indo longe do específico, e ainda mais para o universal, mais para aquele ponto que eu chamo de "libertação".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...