PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Adam Clayton revela como a música salvou sua vida


Aparecendo na nova série da Absolute Radio, 'Time To Listen', o baixista Adam Clayton revelou como a música salvou sua vida.
'Time To Listen' explora o impacto positivo da música em nossa saúde mental e, durante o programa noturno de Danielle Perry, um músico convidado escolhe todos os dias uma música que faz a diferença em sua vida.
Um programa especial de meia hora com todas as suas opções durante toda a semana, além de uma quinta opção extra, é exibido toda semana no 'The Sunday Night Music Club'.
Escolhendo as faixas que acompanharam sua jornada de saúde mental, o convidado da semana passada, Adam Clayton, disse que o hino do Slade de 1973, "Cum On Feel The Noize", causou uma fuga da realidade quando ele teve depressão na adolescência.
"Quando eu iniciei em uma banda por volta dos 14 e 15 anos, a música salvou minha vida", explicou Adam. "Na época eu era fechado. Não senti que me encaixava em lugar algum. Eu tive uma leve depressão, mas de alguma forma a música costumava me erguer. Havia algo na música que talvez estivesse em uma dimensão espiritual e emocional e parecia mudar o DNA em mim, parecia mudar meu humor.
Quando adolescente, hormônios meio que corriam através de mim e parecia ser o rock que teve esse efeito em mim. E na época em que o Slade era muito grande em meados dos anos 70, eles tinham uma faixa chamada "Cum On Feel The Noize" e parecia ser uma maneira de reunir as pessoas da tribo. Não parecia importar como você estava se sentindo, o que estava acontecendo, mas você poderia simplesmente entrar na música e entrar no som. Para mim, isso me carregou por muito, muito tempo, músicas como essa ... meio que escondendo as rachaduras".
Se abrindo sobre o alcoolismo, Adam continuou: "Eventualmente, uma leve depressão e se torna uma depressão total e você acha difícil combatê-la. E, para mim, eu tive que encarar que tinha problemas com o vício e, eventualmente, aceitar, colocar as mãos para cima e entrar em aconselhamento e em tratamento e fazer todas as coisas que você é aconselhado a fazer além - seja álcool, seja se cortar, seja vício em comida, vício em drogas, seja o que for. E aprendi uma nova maneira de viver e não olhei para trás desde então".

As outras escolhas de Adam:

The Who "Substitute" (1966)

Adam Clayton: "A primeira faixa com a qual acho que realmente me relaciono é "Substitute" do Who. Quando eu era garoto e tinha cerca de 14 anos, você tem esse tipo de mistura de consciência e uma leve depressão; uma espécie de neblina de estar trancado e fechado. Para mim, músicas agressivas - rock and roll - pareciam meio que me tocavam e me desbloqueavam. Eu acho que é isso que Pete Townshend estava sempre conseguindo escrever. O Who sempre teve essa energia visceral que falava comigo. Eu me identifiquei com eles; eles eram desajustados, eram estranhos e talvez eu estivesse atraído pelo incrível som baixo que eles tinham.
"Substitute" é realmente uma daquelas músicas sobre não se medir e não se comparar com outras pessoas e outras coisas. Suponho que, aos 14 anos, é isso que eu estava fazendo".

Skids "Into The Valley" (1979)

Adam Clayton: "Quando nos juntamos pela primeira vez em nossa banda, o U2, havia muita coisa que não podíamos tocar que não sabíamos tocar, mas sabíamos como queríamos soar, ou mais definitivamente, como não queríamos soar. Na época, havia uma banda punk escocesa chamada Skids, com Richard Jobson e Stuart Adamson tocando guitarra, e eles fizeram um som poderoso, celta e primitivo. Era a música com a qual você poderia conquistar o mundo. Com isso no seu Walkman, você poderia ir a qualquer lugar".

The Beatles "Helter Skelter" (1968)

Adam Clayton: "Os Beatles foram minha inspiração na banda enquanto crescia. Minhas primeiras lembranças da música era ouvindo discos dos Beatles e vendo os Beatles em uma velha TV em preto e branco. Eles conjuravam esse espírito de inocência, mas também eram mundanos e, até certo ponto, sobrenaturais. Uma das minhas primeiras músicas favoritas foi "I Want To Hold Your Hand", com todas as possibilidades e sexualidade latente que eram tão inocentes na época. Eu entendo muito diferente agora.
Mas "Helter Skelter" quando ouvi pela primeira vez, era uma espécie de melodia excitante de rock and roll. Claro, a coisa sobre os assassinatos de Manson era muito, muito sombria, mas havia momentos em minha cabeça em que era muito obscuro e o que costumava mudar o humor para mim - a emoção para mim - era sempre a música e "Helter Skelter" foi como uma realização ao ouvi-la. Anos depois, na minha banda, U2, tocamos uma versão dela, o que foi um círculo completo para mim".

The Sex Pistols "Anarchy In The U.K." (1977)

Adam Clayton: "Quando cheguei aos 16 anos, eu ouvia muita música americana da costa oeste. Algo dentro de mim estava dizendo 'isso não se relaciona comigo, não se refere à minha experiência de viver nos subúrbios, não se refere ao que está acontecendo no meu mundo, que é uma semana de três dias, crise no petróleo, sem chance de conseguir um emprego decente'. Mas ouvi The Sex Pistols e, subitamente, aos 16 anos, soube que era o exército de pessoas com quem queria me juntar. Eu não tinha certeza sobre aquilo dos alfinetes na roupa, não tinha certeza sobre aquela coisa de cuspir, mas sabia que naquela atitude era onde eu queria estar. "Anarchy In The UK" mudou meu mundo e mudou o mundo da música para sempre. Sou eternamente grato a Steve Jones pelo som da guitarra e a Johnny Rotten por essa atitude".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...