PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Jornalista Mark Scheerer conta histórias sobre os anos que cobriu o U2


Mark Scheerer é um jornalista premiado com mais de 45 anos de experiência em reportar de tudo. Scheerer cobriu histórias tão diversas como alívio da fome no Sudão e na Etiópia, a noite de abertura de Billy Joel em Moscou, a intervenção militar dos EUA no Líbano, o caso de custódia Woody Allen / Mia Farrow e o Live Aid.
Scheerer contou:

"Nunca foi difícil colocar Bono e o U2 na frente de uma câmera da CNN. Nos anos 90, os LPs 'The Joshua Tree' e 'Rattle And Hum' os levaram à estratosfera do rock, enquanto a cobertura da CNN da Guerra do Golfo em 1991 catapultou similarmente a "Rede de Macarrão de Frango", anteriormente ridicularizada, às fileiras da frente de notícias de televisão no mundo inteiro. A franqueza de Bono e o ativismo social da banda, vistos como ambição nua por alguns, haviam gerado todo um gênero de piadas de Jesus (por exemplo: qual é a diferença entre Jesus Cristo e Bono? Jesus não fica pensando que ele é Bono).
Para alcançar um público internacional para promover uma causa, ou apenas divulgar um novo álbum, a CNN era praticamente um destino único.
Na ABC Radio News, eu tinha conseguido um bom acesso ao U2 e aos outros artistas na turnê 'Conspiracy Of Hope'. Essa curta turnê em nome da Anistia Internacional começou na Bay Area em 1986 com um concerto no Cow Palace. No dia anterior, os artistas, incluindo Bono e The Edge, Sting, Peter Gabriel e outros, se encontraram com a mídia.
No verão de 1992, o U2 se hospedou em Hershey, PA, para ensaiar para a Zoo TV Tour. Eu dirigi para lá sozinho e encontrei uma equipe da CNN para uma entrevista com a banda à tarde. Posteriormente, antes do show da noite em um estádio de futebol em frente a uma platéia local, o manager Paul McGuinness me convidou para o trailer dele, onde ele tinha um serviço de catering e - sendo um notável enófilo - uma variedade de vinhos finos. Ele incentivou uma degustação, mas eu tinha três horas de carro para casa à minha frente, então limitei minha ingestão. Deveria ter pedido um balde de cuspe, suponho. De qualquer forma, McGuinness parecia estar se esforçando para me agradar com comida e bebida quando ele não precisava. Eu amei a banda, suas músicas e shows. E, é claro, a CNN e Bono tinham um vínculo.
Minha interação favorita veio quando o U2 lançou seu álbum de 1997, 'POP'. Para o lançamento, a mídia foi convidada para uma loja K-Mart que acabara de abrir em Manhattan. Um K-Mart? A frase 'Que porra é essa? ecoou na imprensa.
Assentos portáteis para repórteres e equipes de filmagem foram montados perto do departamento de lingerie. Os membros da banda conversaram sobre o novo CD e o que foi gravado. Eu esperei, mas não havia uma boa deixa. Então, finalmente, levantei-me e perguntei: "Ao realizar sua conferência de imprensa nesse cenário, você não pretende sugerir que sua música seja fragilmente construída com materiais baratos, com desconto e descartável, não é?"
Os olhos de Bono brilharam. "Concordo com tudo que você diz! Menos 'com desconto'."
Risos por toda parte.
Fomos para o SoHo Grand Hotel, onde tínhamos agendado entrevistas individuais com a banda. Quando eles chegaram, o publicitário me agarrou e disse:"“Oh, Deus, Mark! Você deveria ter visto! Logo depois que você fez sua pergunta, o pessoal do K-Mart correu na minha direção, perguntando: “Quem era aquele cara? Quem perguntou isso? CNN? Onde eles estão? Nos mostre o repórter!" Eles ficaram furiosos! O publicitário estava se divertindo como eu."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...