PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Histórias dos 25 anos da ZOOTV do U2


Um dos nomes mais abandonados pelo U2 no período 'Achtung Baby' e 'Zooropa' foi William Gibson, pioneiro do "cyberpunk" baseado em Vancouver, cujos romances de ficção científica previam o nascimento da Internet, realidade virtual, e Matrix. Foi o designer da ZOOTV Mark Fisher que primeiro colocou U2 e Gibson juntos.
"Eu nunca prestei muita atenção antes na música do U2", disse Gibson à Uncut. "Uma coisa de geração, ao invés de não gostar da música. Então eu fui poupado daquela coisa de "reunião Beatles". Eu pensei que eles eram extremamente agradáveis ​​e quase ridiculamente sensatos, considerando. Ainda são".
O U2 até mesmo discutiu utilizar o texto inteiro do romance de estréia de Gibson de 1984, 'Neuromancer', nas telas da ZOOTV. "Houve alguma conversa sobre isso, mas não consegui que meu agente literário concordasse com isso", disse Gibson.
No final da turnê, Gibson gravou um pequeno clipe em Dublin para um "triple-cast" da MTV que mais tarde foi abandonado. Mas ele continuou amigo do U2.
"Eu acompanhei e fui dar um oi em todos os shows de Vancouver desde então", diz ele, "e me juntei a eles duas vezes em Dublin. Eu gostei muito desses álbuns e ainda ouço. O grupo pop chinês-irlandês em meu romance Idoru é minha homenagem ao U2, por assim dizer".
Durante a perna 'Outside broadcast' da ZOOTV na América do Norte no final de 1992, o U2 se envolveu nas eleições presidenciais. O show abria com um loop de vídeo de George W. Bush cantando "We Will Rock You", e depois com as ligações de Bono para a Casa Branca: "Aqui é Elvis ..."
Bill Clinton, por sua vez, cortejou o U2 com uma ligação telefônica no final de agosto, e eles finalmente se encontraram em Chicago duas semanas depois, trocando palavras cautelosas mas amigáveis.
Bush tentou capitalizar o encontro com um discurso de campanha em Ohio em 26 de setembro. "Não tenho nada contra o U2", ele sorriu. "Você pode não saber disso, mas eles tentaram me ligar na Casa Branca todas as noites durante o show. Mas da próxima vez que enfrentarmos uma crise de política externa, trabalharei com John Major e Boris Yeltsin, e Bill Clinton poderá consultar o Boy George ..."
O discurso foi imprudente, e Clinton chegou à vitória dois meses depois. Em janeiro de 1993, uma super-banda fusão dos membros do U2 e R.E.M. chamada 'Automatic Baby' tocaram para o novo presidente no baile inaugural da MTV.
O U2 se envolveu em uma discussão pública com a artista Jenny Holzer sobre os slogans da ZOOTV que pareciam estranhamente com o próprio trabalho dela. Ela disse que o videoclipe de "The Fly" era tão parecido com o seu trabalho, que quando o viu achou que era dela.
O vídeo do U2 mostra uma frase 'The Future Is a Fantasy', que Holzer disse que era similar ao seu 'The Future Is Stupid'. e também que 'Ambition Bites the Nails of Success' era semelhante a sua frase 'Ambition Is Just as Dangerous as Complacency'.
Mark Pellington, que dirigiu os fundos filmados para a turnê ZOOTV, disse: "É parte da influência de um artista na cultura pop".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...