PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A conversa entre Bono e Captain Beefheart - Parte I


Esta é uma entrevista / conversa entre Don Van Vliet (Captain Beefheart) e Bono, que apareceu em um especial de Natal da revista holandesa Oor em dezembro de 2001, edição dupla 25/26.
Este especial de Natal foi apresentado por Anton Corbijn, e daí a conexão Bono / Beefheart. A conversa ocorreu por volta de outubro / novembro de 2001, e foi traduzida para o inglês pelo site www.beefheart.com

Introdução por Anton Corbijn

Finalmente chegou o momento. Bono se encontrará com o Captain Beefheart! Apesar de longe - Bono está hospedado em um hotel em Hollywood, no meio da segunda parte da turnê americana do U2. Don Van Vliet, também conhecido como Captain Beefheart, está em casa no norte da Califórnia, onde vive há tantos anos.
Ele não gosta tanto da humanidade e praticamente não tem amigos, exceto sua esposa, Jan. Ele se aposentou da música em 1982 e agora é um pintor bem conhecido e talentoso.
Essa conversa é algo que eu esperava ansiosamente por anos e é através do "sistema de chamada de conferência" que nós três nos encontraríamos. Bono e eu fizemos contato e agora estamos esperando por Don ...

Anton: Olá Don, você está aí?

Bono: Estamos esperando pelo seu espírito.

Don: Todas as mãos debaixo da mesa.

Bono: A mesa de Anton está em Londres, a minha em Los Angeles e estamos segurando a mão um do outro através do mundo cibernético, procurando por seu espírito. Você está conosco, Don, você está conosco? Ontem à noite eu vi muitas estrelas voando pelo céu, foi incrível. Você viu isso?

Don: Elas nos ignoraram.

Bono: Sério?

Don: Deus nos ignorou.

Bono: Sim, Deus não é tão confiável com os acordos. Na verdade, temos que esperar por ele ...

Don: Fiquei contente quando você tirou seus óculos escuros e entregou-os ao Papa, dizendo que ele tinha um sorriso diabólico.

Bono: Isso é verdade. Eu disse a ele que ele era um ótimo showman.

Don: Bem, ele foi.

Bono: E ao mesmo tempo um homem santo porque o catolicismo é o glamrock da religião.

Don: Você o envolveu.

Bono: Sim, bem ...

Don: Não! Quero dizer, foi perfeito!

Bono: Infelizmente o cortesão não tinha o mesmo senso de humor que o Papa, então fotos dele com óculos de sol nunca chegaram ao mundo, mas estou feliz que você tenha percebido de tão longe.

Don: Eu gostei.

Bono: Está ficando frio no deserto nessa época do ano, não é?

Don: Bem, estou aqui no norte.

Bono: No norte? Eu sempre imaginei você no deserto como um João Batista.

Don: Oh ... [risos]

Bono: Assim como João Batista com mel e gafanhotos.

Don: E não Bin Laden.

Bono: .. (Risos) Passeando com Don Van Vliet. Ele deve querer um retrato de si mesmo.

Don: Essa música sua "One"… muito boa. É inacreditável.

Bono: Bem… eu estou… eh, esse é o maior elogio que eu possa imaginar. Vou repetir por uma semana inteira, obrigado. Minha pintura favorita sua é 'With Twinkling Lights and Green Sashes'.

Don: Ah, obrigado.

Bono: Ótima, extraordinária! Meu pai era um pintor. Eu gostaria de pintar e acho que…

Don: Você já está fazendo isso.

Bono: Perdão?

Don: Você já está pintando.

Bono: Talvez você possa ver isso assim, eu nunca pensei sobre isso dessa maneira.

Don: Você está fazendo algo muito incomum. Você é capaz de agitar uma música e moldá-la.

Bono: Sim, isso tem sentido. A maneira como o U2 funciona tem algo de um pintor. Não temos estrutura nem nada, apenas começamos a improvisar e descobrir uma música, no processo de cantar e acho… Um pintor também trabalha assim? Ou você tem uma ideia clara? Eu sei que você tem ideias claras sobre suas músicas, mas o que pinta é algo que está descobrindo ou já está em sua mente?

Don: Não é um Van Gogh.

Bono: Eu não estou certo disso e acho que esse seu trabalho é tão brilhante, tão radiante.

Don: Obrigado.

Bono: O prazer é o mais difícil de estabelecer, a felicidade o mais fácil de construir, com o sentimentalismo como vizinho. Transmitir raiva é bem fácil, da mesma forma que se entrega à melancolia. Mas o prazer é o mais difícil e há muito prazer em suas pinturas como sua música. É como levantar uma pedra e descobrir o que está rastejando e pululando por baixo.

Don: Ohhh

Bono: Não acha?

Don: Sim, tem razão.

Bono: Parecia que você se divertiu, mas foi a felicidade de ver as coisas.

Don: Tudo ao redor.

Bono: Sim, isso é ótimo para se olhar. Há outra por volta de 1984. É uma pintura com um cavalo no fundo, levantando suas pernas para o céu. Talvez não tenha título, mas é outra que eu realmente gosto.

Don: Eu agradeço, mas não consigo lembrar qual pintura é.

Bono: O que?

Don: Eu não tenho barco. Eu tenho muitos guaxinins.

Bono: Guaxinins? Você tem guaxinins ali?

Don: Está lotado com eles e muitos pumas.

Bono: Uau!

Don: E ursos.

Bono: Uau, isso parece distante da Irlanda.

Don: Bem, tentei ir para a Irlanda, mas não pude ir por causa do IRA.

Bono: IRA?

Don: Deus, assustador.

Bono: Por quê? Você foi ameaçado pelo IRA ou teve amigos que eram simpatizantes republicanos?

Don: Oh não… o avião não decolou.

Bono: [Rindo] Eu odeio isso, criaturas com cabeça de porco. Então você é um aventureiro da maneira antiquada então? Desceu a Amazônia estilo ……… rock and roll.

Don: Bem, eu ......

Bono: Em um avião a hélice!

Don: Para falar a verdade, eu não sei sobre o rock and roll.

Bono: Ok

Don: Eu conheço os Midnighters, parece familiar?

Bono: The Midnighters? Não.

Don: É uma banda de rhythm and blues, eu acho.

Bono: Sim.

Don: "Annie had a baby"

Bono: Sim, mas eles não deram um nome rock and roll ao bebê.

Don: O bebê era muito ousado.

Bono: Rock and Roll não é mais tão ousado, na verdade é um pouco desanimado.

Don: Exatamente do jeito que eu vejo.

Bono: Sim.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...