PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 30 de setembro de 2018

A Entrevista: U2 no The Sunday Times (Inocência e Experiência) - Parte 04


O The Sunday Times publicou uma entrevista com o U2, realizada por Chrissy Iley após a banda tocar no Boston Garden pela perna americana da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018.

No dia seguinte, todos viajamos de Boston a Nova York na Amtrak por três noites no Madison Square Garden. O U2 reservou um vagão inteiro para convidados e a equipe. Todos nós comemos bolo de chocolate artesanal. The Edge, com sua esposa e filha, Sian, é o único membro da banda no trem - todos os outros foram embora depois do show na noite passada para ver suas famílias. Foi seu 16º aniversário de casamento. Ele deu a Morleigh um presente?
"As coisas são diferentes quando se está na estrada - ela está comigo e esse é o melhor presente".
Ele é muito sorridente quando fala sobre família e igualmente sobre guitarras. Ele realmente usa 33 cada noite? "É possível".
Nos primeiros dias, ele só usava uma. Naquela época, Bono atingia algumas notas muito altas. "Hoje em dia, tentamos salvar sua voz. Ele tem um bom alcance. Sua nota principal seria um B nos dias de hoje, mas ele atingiu C, que é o que um tenor top faria, e é muito, muito alta. Um cantor de ópera iria acertar isso talvez uma vez por noite".
No começo deste mês, Bono perdeu a voz no palco em Berlim, e o show foi interrompido. Ele voltou a se apresentar novamente três dias depois. Sinto uma forte preocupação por ele.
"Ele tem uma atitude muito ambivalente em relação ao seu eu físico. Ele não assume naturalmente a responsabilidade por seu bem-estar físico. Tudo está bem em seus vinte anos, mas você chega a um certo ponto ... é uma mudança difícil para ele. Se você gasta muito tempo pensando que está velho e ultrapassado, provavelmente não conseguirá mais fazer isso".
Nós vemos os passageiros nas plataformas olhando para dentro. Talvez eles possam identificar os assentos vagos em nosso vagão e estão se perguntando por que eles não podem entrar. Estar com a banda é como estar em um casulo. Você se sente separado, não muito alienado, como especial.
"Como você pode ver, é uma experiência de família na estrada, estamos cercados pelas pessoas que amamos, por isso não é tão alienante quanto você pensa. Eu não tenho ilusões de que não somos, de certa forma, institucionalizados por sermos membros do U2", diz ele. "Como você pode não ser?"
"Devo dizer que estou realmente ansioso para não estar na estrada. Tenho certeza de que haverá uma pausa de alguma maneira, mas acho que o minuto em que você pisa na estrada é normal que você saiba que vai precisar voltar para casa rapidamente. A fisioterapia nos impede de nos meter em problemas no sentido físico. O que fazemos como guitarrista ou baterista é usar o corpo de uma maneira não muito natural. É como um tenista; há muito movimento assimétrico. Seu corpo vai mudar de forma. Eu vou à academia quando posso, eu não acredito muito em pesos pesados ​​e coisas assim, eu me preocupo mais com flexibilidade. Eu costumava fazer ioga".
Edge não é fã de academia, ele não é fanático por nada. Ele é equilibrado, ele sempre foi o equilíbrio dos demais membros da banda.
Morleigh fica com ele na estrada o tempo todo?
"Não, eu gostaria. Ela foi diretora de residência por um tempo quando Willie esteve fora. Ela foi nossos olhos e ouvidos na platéia e ajudou a mexer com o show. É um processo constante tentando coisas diferentes e ela ajudou Bono ao longo dos anos para ele usar o palco. Seu passado é dança moderna, então é tudo sobre o meio visual; a forma do show".
Sian é muito inteligente e envolvente. Ela aparece nos visuais do show e também está na capa do novo álbum com o filho de 19 anos de Bono, Eli Hewson. Na noite anterior no bar, ela e eu nos juntamos falando de dislexia.
"Eu sou um pouco disléxico quando se trata de música", diz The Edge. "Eu sou totalmente instintivo. Eu uso meu ouvido e não sou tecnicamente proficiente".
Na outra noite no palco, ele parecia perplexo quando Bono disse que ele tinha saído dos trilhos. Quando isso aconteceu? Ele ri, sabendo que isso nunca aconteceu. As sobrancelhas arqueiam enquanto ele pondera brevemente o quão devastador isso teria sido, não apenas para ele, mas para o resto da banda.
"Eu tenho sido muito correto ao longo dos anos. Tenho certeza de que todos nós tivemos nossos momentos e perdemos nossa perspectiva e começamos a aceitar as besteiras. Essa é a coisa mais difícil, manter a perspectiva. A regra geral é que todos os envolvidos em qualquer empreendimento sempre superestimam sua própria importância, ao mesmo tempo em que desvalorizam qualquer outra coisa. Depois de perceber isso, você pode começar a se encontrar".
Eu digo a ele que eu tive que me impedir de me sentir excluída na segunda noite no hotel, quando foi dada para a equipe do U2 uma área isolada no bar, em vez de todo o bar para nós todos como na primeira noite. Como eu me tornei tão arrogante no espaço de dois dias?
"Boa pergunta. Todos nós temos essa tendência de gostar de criar uma confusão. É uma frase de Seamus Heaney, "privilégio crescente" - você tem que olhar para fora disso, porque pode transformar você em um monstro, ou alguém que precisa de ajuda, uma vítima. E você não quer ser isso". Ele ri com sua risada sábia.
"Essa é a coisa boa de ser um membro da banda, todos nós vemos as tendências um do outro para sair da linha. Somos colegas e iguais. Os artistas solo não têm pares ou semelhantes".
"Não temos medo de más notícias. No começo tivemos que trabalhar duro para chegar a algum lugar, sempre foi uma luta. É assim, nós gostamos da luta e da luta interna para chegar onde sentimos que precisamos ir e uma sensação de que temos que lutar por nossa posição para nos manter onde estamos, criativamente e literalmente".
Edge tem otimismo. Edge vê o passado, vê o futuro e nunca deixaria o U2 se tornar uma banda saudosista.
"Sim, e não devemos nos sentir com direito. Porque a outra parte desse privilégio crescente é que você chega ao lugar que você acha que tem direito só porque você é um nome e já faz isso há muito tempo".
Eles realmente criticam um ao outro? "Geralmente não tem que ser dito, apenas fica claro. Essa é a natureza da nossa cultura como banda, as coisas são descobertas. Houve pouquíssimas ocasiões em que precisamos ter o que você poderia chamar de intervenção. É o que amigos fazem um pelo outro, porque é isso que somos, um grupo de amigos. E mesmo quando não estamos em turnê, estaremos todos no sul da França um com o outro. Recentemente estive principalmente entre Dublin e Veneza, na Califórnia. Estou tentando construir uma casa em Malibu, mas não estou tendo muita sorte. Espero que no futuro eu consiga. Enquanto isso, estamos alugando um lugar em Veneza, no baixo, não uma casa grande em uma rua. Está aterrando. Viajar para mim não é o mesmo que viajar porque você está em uma bolha. Eu ainda tento sair, mesmo que seja só para dar um passeio em um parque, fazer um pouco de compras, talvez um bar, há algo realmente educativo sobre viajar. Nossos filhos têm que viajar para ver seus pais e eu observei como sua atitude para com o mundo se abre e sua aceitação da diferença é apenas um subproduto natural de ver o mundo. É saudável. Ser insular em seu próprio pequeno grupo não é.
Nós fizemos dois dos álbuns mais pessoais e introspectivos de toda a nossa carreira, o show é muito político. Mas a música é pessoal".
"Imagine-nos aos 16 ou 17 anos, éramos uma banda horrível e terrível. Conseguimos convencer as pessoas que gerenciavam que nos permitissem tocar um pequeno set na discoteca da escola. Eu me lembro de todo mundo se reunindo em uma pequena sala em pânico porque percebemos, das músicas que estávamos prestes a tocar, nunca conseguimos chegar ao fim de nenhuma delas. Então agora podemos passar pelas músicas e vendemos alguns discos, olhamos todos na mesma direção e isso nos levou aonde estamos. Em outras palavras, pensamento cego total".
Foi seu primeiro empresário, Paul McGuinness, que cuidou da banda por 35 anos, que sugeriu muito cedo que a banda deveria dividir tudo igualmente. Este nivelamento parece tê-los mantido juntos. Foi uma sabedoria genuína. Demoramos cerca de três minutos para considerar e dizer: "Sim, é uma boa ideia". Tantas bandas se separaram por causa da egomania e da rivalidade. "Para ser justo, nós o encontramos. Ele tinha sido empresário rapidamente de uma banda de Dublin, mas seu trabalho diário era no mundo da publicidade, comerciais, diretor assistente, ele havia trabalhado em alguns filmes."
Quando o trem entra na estação Penn, nós partimos em direções opostas. Eu já estou triste por deixar para trás o casulo, minha família do rock'n'roll. E se essa realmente for a última vez?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...