PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 29 de setembro de 2018

eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018: operações nos bastidores são executadas por mais mulheres do que praticamente qualquer outra turnê musical em grande escala


Enquanto a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018 do U2, o espetáculo de rock 'n' roll ao vivo mais complexo e tecnologicamente avançado, faz o seu caminho ao redor do mundo, algumas coisas devem ser apontadas: saiba que são necessários 27 semitrucks de 17 metros indo de cidade em cidade - e 37 contêineres oceânicos através do mar ou quatro aviões de carga 747 através do ar para levar o palco (que incorporam uma tela de vídeo que se estende no comprimento e a altura de uma arena e contém uma passarela flutuante que pode ser movida para cima ou para baixo em oito segundos),
Você provavelmente não sabia que a produção e as operações nos bastidores são executadas por mais mulheres do que praticamente qualquer outra turnê musical em grande escala.
Quando a banda começou a se destacar no início dos anos 80, praticamente todo o gerenciamento (tirando seu lendário empresário, Paul McGuinness) era do sexo feminino, e isso permanece até hoje. "A maior parte do gerenciamento internacional da banda - em Los Angeles, em Dublin, Londres - são mulheres", diz Sarah O'Herlihy, que trabalha com gerenciamento e logística no U2 há uma década. "Ainda é um campo dominado por homens, mas estamos mudando isso. Algumas das minhas melhores amigas são mulheres que fazem turnês com o Guns N 'Roses, Madonna. A agulha está se movendo na direção certa".


Andando pelos bastidores de um show do U2, no que geralmente é um enorme mar de homens - cada show exige uma equipe de 90 pessoas, juntamente com 120 ajudantes locais, para gastar 10 horas montando cada show e quatro horas para desmontar - se vê muitas mulheres, e muitas no comando.
O diretor de produção do U2, Jake Berry, está em turnê com a banda desde 2001. "Quando comecei, o trabalho das únicas mulheres que haviam eram como assistentes no escritório de produção, ou no camarim”, diz ele. "Agora temos mulheres em todos os departamentos na estrada - do merchandising ao palco, para equipes de câmera ao meu carpinteiro chefe. É muito importante. Quer dizer, somos empregadores de oportunidades iguais - você tem que dar oportunidades às pessoas por mérito. O que há de tão difícil nisso?"
Colleen Wittenberg é o que na indústria de turnês é chamado de "D-3". Essencialmente, ela é uma operadora e programadora de servidores de mídia - ela recebe a enorme quantidade de conteúdo de vídeo nas enormes telas de LED que são centrais para o show eXPERIENCE + iNNOCENCE. "Quando eu fui para o treinamento avançado antes de assumir este trabalho", diz ela, "o instrutor realmente disse: 'Acredite ou não, uma vez eu ensinei isso em uma aula e haviam duas mulheres!' E quando a equipe que projeta o conteúdo saiu para conhecer a nossa equipe de turnê, uma das mulheres realmente disse: "Estou tão animada - eu nunca vi uma operadora de servidores de mídia antes! 'É como 'ok, estamos chegando lá'."
"Estou no mercado há 29 anos em várias funções", diz Erin Lynch, cinegrafista e técnica de LED na turnê atual. "Eu construí a estrutura de palco para a banda de 20 e poucos anos atrás para as turnês PopMart e Zooropa. Agora, sou uma cameraman de mão no fosso. Quando eu comecei com outras turnês para outras bandas, eu geralmente era uma em cem - e mesmo assim, em outras turnês, eu ainda sou uma em cem. Eu tive que lutar para ser contratada e, mesmo assim, geralmente era colocada para o camarim ou algo assim. Por muito tempo me disseram: "Não temos mulheres nos ônibus". Quer dizer: 'Nós não levamos as mulheres em turnê'. Mas eu apenas continuei me esforçando e provando a mim mesma". A realidade de ser uma mulher no ônibus nem sempre foi fácil. "Uma vez que eu entrava no ônibus, eu costumava me esconder", diz Lynch. "Eu costumava pedir os beliches de cima, o que a maioria das pessoas evitava. Os caras me perguntavam por que, e eu dizia: "Porque dessa forma eu posso ver você se aproximando. É uma posição defensiva. "Roadies costumavam se considerar piratas".
Perguntada se há mais mulheres trabalhando em uma turnê de uma artista feminina, Lynch responde: "A última turnê em que trabalhei foi para uma artista feminina e eu era a única mulher. Isso é mais típico. Mas essa banda e essa produção veem os valores que nós trazemos. Eu costumava chamar essas produções de Testosterdome. Mas acho que trazemos mais equilíbrio. E o mundo muda - agora há programas universitários que ensinam esse tipo de coisa, então mais mulheres têm um ponto de entrada. Para mim, isso é como Alice no País das Maravilhas: eu trabalho com alguns dos humanos mais incríveis e criativos e viajo pelo mundo. Para mim, é o melhor trabalho do mundo".

Do site: Vogue
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...