PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Fundador da Island Records revela que não queria Brian Eno produzindo 'The Unforgettable Fire' do U2


A Island Records apresentou Bob Marley ao mundo, assinou com o U2 e ajudou a tirar Cat Stevens do anonimato. Hoje sediada em Londres e parte do conglomerado da Universal Music, a lendária gravadora foi fundada na Jamaica em 1959 pelo australiano Graeme Goodall, o jamaicano Leslie Kong e o britânico Chris Blackwell. Do trio, só o último, o mais conhecido deles, segue vivo.
Blackwell em entrevista faz diversas revelações sobre o U2. Hoje, 25 de setembro, a banda completa 42 anos. Foi neste dia que Larry Mullen colocou um anúncio no quadro de avisos da Mount Temple High School para pessoas interessadas em formar uma banda de rock.


"Dois dos nossos artistas se tornaram muito grandes. Bob Marley e U2, provavelmente, estão no Top 10 de artistas de todos os tempos, além de Cat Stevens, que na verdade vendeu mais discos.
Bob morreu em 11 de maio de 1981, e Cat Stevens se aposentou no dia 12, quando a morte de Bob foi relatada em todo o mundo, então esse foi um dia sombrio para nós. Mas nós tínhamos um nome, então estávamos no jogo, por assim dizer, e o U2 se tornou o grupo que carregava a bandeira para Island.
Minhas raízes estavam mais no jazz e na musicalidade. Quando eu vi o U2 pela primeira vez, eles obviamente não eram como agora, não fiquei encantado pela música que faziam, mas eles absolutamente tinham algo que você sabia que eles seriam ótimos. Eles também tinham alguém que era o que eu chamo de um adulto muito sério, seu manager [Paul McGuinness]. Você não vê muitos adultos no mundo dos discos. Todas as gravadoras recusaram. A mais espetacular foi a CBS, que disse: "Bem, se você demitir o baterista, provavelmente assinamos". Mas nessa fase, o baterista era o líder da banda. Acreditei neles, assinei com eles, mas não tive influência sobre eles.
Eu tive alguma contribuição para o impulso da banda, e fui substituído. Mesmo que eu adore Brian Eno, e seu trabalho, eu não acho que ele foi o produtor certo para eles no momento em que eles queriam usá-lo pela primeira vez (para 'The Unforgettable Fire' de 1984). Eles tinham esse status de cult, mas eu senti que era o momento em que eles precisavam apenas de um disco de sucesso. Eu tinha Jimmy Iovine [produtor de Bruce Springsteen] em fila para produzi-los, mas eles queriam ir com Eno para o estúdio. Então eu fui ter uma reunião com eles na Irlanda, e estava tudo pronto para dizer: "Agora vamos lá, é assim que vai ser", mas eles realmente me convenceram a não fazer do meu jeito. Eles disseram "nós queremos Brian Eno por sua inteligência", o que foi uma ótima maneira de explicar que eles não queriam Jimmy Iovine.
Eu não tinha nada a ver com suas gravações, seus gráficos, suas turnês. Eles fizeram tudo sozinhos. O que eu fiz para o U2 foi dar a eles a plataforma da Island Records, porque eu disse à empresa: "Esses caras estão no comando". É por isso que quando estávamos trabalhando em seu álbum 'POP' no final dos anos 90 foi um dos álbuns menos bem sucedidos do U2, tanto na crítica como comercialmente, não havia nenhum modelo para alguém dizer a eles: "Espere. Isso é uma bagunça". Porque nada disso aconteceu com eles antes. Agora, é claro, eles são enormes, mas sempre estiveram encarregados de suas próprias carreiras. Mas eu acho que, honestamente, depois que Bob faleceu, perdi muito interesse".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...