PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 8 de setembro de 2018

"Fanatismo é o vizinho da porta ao lado da fé"


Em 2004, a Apple fabricou um iPod U2 em preto-e-vermelho com o álbum 'How To Dismantle An Atomic Bomb' armazenado nele, e em seguida a iTunes Music Store lançou o 'The Complete U2', com a obra da banda completa digitalmente. Para inaugurar a parceria da banda com a Apple, o U2 e seu single "Vertigo" apareceram em um comercial para o iPod, e segundo Bono, a banda não foi paga.
"O problema é quando você faz coisas ruins por dinheiro", ele disse, definindo "ruim" como muito embaraçoso. "Isso é subjetivo, mas eu acho que está bem claro: não envergonhe seus fãs, eles te deram uma boa vida. Nosso público está empolgado com a coisa da Apple. Eles não podem acreditar que sua banda tem seu próprio iPod.
Eu tenho um forte senso de sobrevivência", ele acrescentou, "e eu sei que "Vertigo" não é a maior música pop do mundo. Eu sei que o riff tem que ser martelado para se tornar uma música pop. Com o comercial tivemos um vídeo de rock chegando sendo mostrado durante os playoffs de beisebol de uma maneira que uma gravadora não podia pagar".
Muitas das músicas no disco refletem fé. A última, "Yahweh", é nada menos que uma oração. Quando Bono estava cantando palavras sem sentido para chegar a uma melodia para a música, ele se viu cantando "Yahweh", um nome hebraico de Deus.
"Há catedrais e o beco em nossa música", disse Bono. "Eu acho que o beco geralmente está a caminho da catedral, onde você pode ouvir seus próprios passos e está um pouco nervoso e olhando por cima do ombro e imaginando se alguém está te seguindo. E então você chega lá e percebe que havia alguém te seguindo: é Deus. Eu não falo muito sobre minha fé, porque as pessoas com as quais você pode querer conversar, você não quer sair com elas. Ter fé em um tempo de fervor religioso é uma preocupação. E, você sabe, eu tenho fé, e estou preocupado até com o assunto por causa do tipo de fanatismo, que é o vizinho da porta ao lado da fé. O O truque nos próximos anos não será depreciar o instinto religioso, mas aceitar que esta é uma parte extremamente importante da vida das pessoas e, ao mesmo tempo, ser muito cauteloso com as pessoas que acreditam que o único caminho é unilateral. Unilateralismo diante de Deus é perigoso. Religião é cerimônia e simbolismo. Os escritores vivem do simbolismo, e os artistas vivem da cerimônia. Somos feitos para a religião! E ainda assim você vê este país, a Irlanda, partido sobre religião, e você vê o Oriente Médio. Agora, a menos que a tolerância venha com fervor, você vai vê-lo nos Estados Unidos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...