PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Carl Glanville diz que sempre houve um plano para adicionar o 'Brian Eno Element' em 'How To Dismantle An Atomic Bomb'


O álbum 'How To Dismantle An Atomic Bomb' do U2 contou inicialmente com o produtor Chris Thomas, mas acabou sendo produzido mesmo, pelo amigo de longa data da banda, Steve Lillywhite, que teve como assistentes, os renomados DJ Jacknife Lee e Nellee Hooper (ex-Massive Attack). Também é preciso mencionar as valiosas participações de Flood e Carl Glanville.
Como a maioria dos trabalhos de engenharia, o trabalho de Glanville começou com um telefonema. "Eles estavam procurando um engenheiro para seu próximo projeto", ele lembra. "Tive uma reunião muito breve com eles antes de me perguntarem se eu queria ir para Dublin. Claro que eu disse: 'Claro!' e lá fui eu". 
A partir daí, Glanville ajudou a banda em várias sessões antes de mergulhar no que se tornaria o 14º lançamento álbum do U2. "Nós trabalhamos em demos para o álbum e ao longo do caminho, criamos algumas músicas para 'The Best Of 1990-2000' que saiu em novembro de 2002". 
Aquelas sessões reuniram "Electrical Storm", "The Hands That Built America", que apareceram no Best Of, e remixes de várias músicas de 'POP': "Staring At The Sun', "Gone", "Discotheque" e "The Playboy Mansion". 
"Então, havia muitas outras coisas acontecendo. Por volta de novembro de 2002, sentimos que essas outras coisas estavam fora do caminho, e poderíamos realmente começar a nos concentrar no disco. Foi quando o álbum começou a tomar forma".
Segundo Glanville, a intenção da banda era manter sua entrega simples e forte para o álbum. 
"Para a maior parte, todos os estágios iniciais do disco foram muito baseados na guitarra. A intenção era simplificar: bateria, baixo, guitarra e piano elétrico ocasional de vez em quando.
Eu não tenho certeza se eles disseram: 'Oh, nós vamos fazer um disco como fazíamos antigamente', mas não havia grande interesse em fazer sons contemporâneos que envolvem muita eletrônica. 
Eles realmente queriam que este disco tivesse o espírito de uma banda – o sentimento estava definitivamente lá. Adicionando algum 'perturbação sônica' a coisas com teclados ou samplers surgiram mais tarde no jogo. 
Eu acho que sempre houve um plano para adicionar o 'Brian Eno Element' ou um pouco de caos sônico também".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...