PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

61 Anos de The Edge - Parte II


Enquanto The Edge comemora seu 61º aniversário, a Hot Press revisita a clássica entrevista do falecido Bill Graham com o guitarrista do U2 – originalmente publicada em 1984.

Um homem que deixa seu trabalho falar, The Edge é bem-educado e contido, contrastando completamente com o desejo constante de Bono de se expor. Mas observe-o contar uma história e você verá o brilho em seus olhos.
Ele deve possuir uma veia rebelde submersa para quebrar as regras e o papel de um guitarrista de rock da maneira que The Edge fez. Mesmo como um jovem tendo aulas de piano, ele fez do seu jeito.
"Eu estudei por dois anos, então entrei na idade madura de 13 anos e não olhei para ele até as sessões de 'Boy'. Eu sempre tive um bom ouvido. Eu nunca costumava ler a música, mas não adiantou porque a ideia era ler os pontos e eu nunca consegui fazer isso. Era como ensinar aritmética para alguém que já tinha uma calculadora".
Embora não houvesse músicos profissionais na família Evans, seu pai era e é membro do Dublin Welsh Male Voice Choir. Além disso, seu irmão mais velho, Dik, mais tarde Virgin Prunes, também era membro da primeira encarnação do U2.
"Compramos equipamentos juntos. Eu possuia metade de uma guitarra e metade de um amplificador, o que foi meio difícil, pois eram dois guitarristas e cada um possuia metade de uma guitarra. Então, costumávamos pegar outra guitarra emprestada e usar o mesmo amplificador".
Seu estilo de desenvolvimento tornou-se o motivo pelo qual seu irmão saiu: "Como guitarrista, sempre fiz o trabalho de dois. Um dos motivos de Dik sair foi porque dois guitarristas nunca funcionaram. Eu nunca tive essa disciplina. Eu estava sempre preenchendo cada momento livre com a guitarra".
Agora ele acredita que "foi um instinto musical. Não foi uma decisão consciente que esse era o caminho a seguir. Foi puramente intuitivo, aquela ideia de uma linha, uma linha contínua de pensamento através da música".
A combinação com as linhas de baixo de Adam Clayton também foi uma influência: "O dele não era um som muito baixo e sua música não era com muitas lacunas como baixistas de funk la black. Era um som bastante contínuo por si só. Isso levou que eu adotasse um estilo semelhante e também ficasse atento aos registros mais altos da guitarra, onde havia uma certa lacuna entre os dois instrumentos e uma clareza como resultado".
Desde então, ele desenvolveu múltiplas habilidades musicais, usando teclados e lap steel. Trabalhando com Brian Eno, ele descobriu que havia semelhanças em suas abordagens:
"Eu podia ver como Eno moldou sua carreira não em torno de um talento dominante em particular, mas através de uma coleção de, suponho que você diria, habilidades de segunda categoria. Mas a maneira como ele as usou, que ele estava tão determinado a seguir as áreas da música que ele achou estimulantes para criar uma carreira - que deve ser totalmente única.
Agora eu não acho que sou um virtuoso da guitarra particularmente talentoso. Meu talento, se é alguma coisa, é minha abordagem à guitarra pelo uso de efeitos, pela não aceitação das abordagens usuais da guitarra".
Como todo o grupo, The Edge insiste que Daniel Lanois também receba o devido crédito: "Ele tem uma reputação muito boa no Canadá. Ele foi eleito produtor do ano por alguns anos em um jornal de música canadense. Eles trabalharam muito em equipe. Eu acho que Danny, por causa de seu talento particular com notação e música manuscrita, foi capaz de se comunicar conosco de uma maneira muito específica que Steve Lillywhite nunca conseguiu e nunca tentou. Estou falando de arranjos em particular, baterias e guitarras. Ele era muito bom no ritmo. Ele toca muito bem funk guitar e eu acho que ele e Larry se davam muito bem".
Ele diz que Eno e Lanois "estavam constantemente estabelecendo precedentes sobre as sessões. Brian dizia algo como "esses falantes não me inspiram. Eles têm um som particularmente duro e esta é a segunda mixagem com a qual tivemos dificuldade. Vamos tomar a decisão agora e trazer alguns novos falantes". Agora nossa atitude teria sido: "Ah, tenho certeza que eles estão certos. Meio irlandês, não seguindo um instinto. Eles tiveram um ótimo acompanhamento. Eu escolhia uma guitarra para tocar uma determinada parte e Danny dizia "Bem Edge, essa guitarra soa legal, mas aquela guitarra ali, eu notei que sempre que você a tocava, ela te inspirava. Por que você não usa ela?"
The Edge classifica Robert Fripp, Adrian Belew, Holger Czukay e particularmente Tom Verlaine da era "Marquee Moon" como seus colegas guitarristas favoritos. Ele também é um cinéfilo, com um desejo de escrever trilhas sonoras: "É mais a cinematografia do que o lado do teatro/drama. 'Barry Lyndon' de Stanley Kubrick, esse tipo de coisa realmente me interessa".
Boy Dylan uma vez chamou Robbie Robertson de "um gênio matemático da guitarra", uma descrição que também parece se encaixar no estilo goldcrest de Edge. Espero que não prejudique sua modéstia. Na maioria das vezes eu perguntei ao Edge sobre ele, ele continuou se afastando para "nós", a comunidade da banda. Ele parece se esconder além da fama. "Eu nunca consigo realmente entender como nossos fãs me veem", diz ele, "eu só posso observar isso do olho da tempestade".
"Provavelmente as pessoas que compram nossos discos ou vão aos nossos shows são muito mais conscientes do Edge como pessoa pública do que eu. Acontece que estou mais ciente de seu lado privado".
Assim é The Edge: o herói da guitarra semi-independente.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...