PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Chris Blackwell: "Com o U2 você toca seus álbuns. Outras bandas, você toca este single e aquele single, mas com eles você toca seus álbuns"


Chris Blackwell é o tipo de cara da insdústria da música que eles não fazem mais, com uma carreira que passou de vender discos na parte de trás de seu Mini para conquistar o mundo com Bob Marley e U2. 
Blackwell primeiro teve sua atenção atraída para uma banda de jovens irlandeses esperançosos, pelo chefe de imprensa da Island.
"Foi Rob Partridge e também Nick Stewart [A&R] que se aproximaram muito do U2".
Ele viu a banda pela primeira vez no Half Moon no sul de Londres em 7 de junho de 1980 e enquanto a música não o conquistou, algo o fez.
"Era a paixão deles, para começar. Sua energia, seu impulso. Já falei muito isso para as pessoas, mas é muito importante; eles tinham um empresário realmente firme. Um empresário geralmente é um bom amigo, mas no caso do U2, havia uma pessoa de negócios adequada e profissional, que acreditava na banda, acreditava que eles poderiam ir até o fim. McGuiness realmente projetou isso, a banda realmente respeitou isso, e é por isso que eles trabalharam juntos como uma unidade por muitos e muitos anos".
Quanto à música deles…
"Bem, eu sou da Jamaica", afirma Blackwell. "Sou baixo e bateria, isso era mais de alta frequência. Foi ótimo, mas não foi algo que me prendeu particularmente".
Blackwell pode estar sendo um pouco político aqui. No livro 'The Islander: My Life In Music And Beyond', ele admite que: "Eu realmente não senti a música – não era o meu tipo de coisa, muito agudo, um pouco estranho. Eu podia ver que Bono estava falando sério. Ele apenas se projetou, e toda a banda se projetou com ele. Havia uma sensação de que eles definitivamente conseguiriam".
Apesar disso, houve alguma conversa, na época do álbum que causou alguma decepção, 'October'.
"O chefe da Island Records na época, achava que o disco não era forte o suficiente, e provavelmente queria deixar a banda ir. Foi o segundo disco, quando Bono perdeu todas as suas letras. Mas eu acreditava neles completamente, não era como eram meus gostos musicais particulares, mas eu acreditava neles. Eles sabiam o que estavam fazendo e tinham alguém que os conduziria até lá".
Depois que o terceiro álbum 'War' foi um sucesso em 1983, a banda decidiu mudar de direção e produtor, chamando Brian Eno. Blackwell voou para Dublin para discutir o assunto.
"Eu pensei que Jimmy Iovine era o cara certo, mas eles queriam Eno e não cabia a mim dizer a eles o que fazer".
Blackwell se tornou um fã de sua música à medida que a banda crescia.
"Absolutamente. Com o U2 você toca seus álbuns. Outras bandas, você toca este single e aquele single, mas com eles você toca seus álbuns".
O envolvimento no negócio do cinema, em particular o filme fracassado 'Good To Go' que tentou documentar a cena Go-Go de Washington, um gênero de música melhor exemplificado por Troublefunk, deixou a empresa em dificuldades financeiras, incapaz de pagar o dinheiro que devia ao U2 por royalties. Blackwell explicou a situação e o U2, em vez de criar confusão, fez um acordo, ficando com 10% da empresa e suas gravações masters. Blackwell sentiu que havia chegado o momento de vender a gravadora. "Pensei: 'é a minha hora'", diz ele agora. Em 1989, a Polygram comprou a Island Records por cerca de US$ 300 milhões – rendendo ao U2 o que Blackwell estima ser cinco vezes os royalties perdidos.
Ele permaneceu como executivo-chefe da gravadora, mas houve confrontos com o CEO da PolyGram, o que acabou levando à sua renúncia e ao fim de sua associação com a Island Records. Ter um chefe simplesmente não combinava com ele. "Provavelmente", diz ele. "Fui mimado"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...