PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Bono falou sobre o conceito Ahimsa em entrevista para a Índia


Foi anunciado que "Ahimsa" é o título de uma nova canção do U2 em parceria com o compositor indiano Ar Rahman.
Allah Rakha Rahman é um compositor indiano de trilhas sonoras para cinema, produtor musical, cantor e também filantropo. Vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo todo.
Ahimsa é um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e no budismo, e que consiste em não cometer violência contra outros seres.
O single digital da canção será lançado nas próximas horas.
Em suas redes sociais, o U2 fez uma postagem de uma pintura feita por Bono escrito "Ahimsa", com o logotipo de uma mão e uma letra sua atrás.


A mão com uma roda na palma simboliza o voto jainista de Ahimsa. A palavra no meio "अहिंसा" é "Ahimsa". A roda representa o dharmacakra que representa a determinação de interromper o ciclo de reencarnação através da busca incansável da verdade e da não-violência.


O U2 está na estrada com a 'The Joshua Tree Tour 2019', e tocarão na Índia pela primeira vez em sua história.
Em entrevista, Bono disse: "AR Rahman é um herói. Anish Kapoor é um artista visual incrível. Priyanka Chopra e eu, fizemos uma campanha juntos para conscientizar sobre a Aids e disponibilizar medicamentos para pessoas que não podem comprá-los. Mas foram as escritas de Salman Rushdie que me transportaram para a Índia. O país é uma mistura de moderno e antigo e, como o The Edge disse, as escritas de Salman Rushdie captam esse realismo mágico. Como irlandês, posso me relacionar com isso. Há muito em comum entre a Irlanda e a Índia. Além da bandeira de três cores - verde, branca e laranja, isso não é amplamente conhecido, mas a constituição irlandesa influenciou a constituição indiana. Eamon De Valera era consultor da constituição indiana, o que eu achei impressionante. Enquanto me preparava para esta viagem, descobri que Mahatma Gandhi havia comentado sobre o movimento de independência da Irlanda. Embora ele simpatizasse com a resistência ao domínio colonial britânico, ele advertiu contra a violência como um problema potencial para a Irlanda. Permita-me ser um fanboy aqui. A Índia trouxe essa ideia ao mundo de que a não-violência é mais poderosa que a energia nuclear, exércitos, marinhas e o império britânico. A não-violência é uma ideia que lhe deu um alto nível moral na criação da maior democracia do mundo. Eu sei que vocês tem problemas, há frustração, mas ainda é uma democracia funcional. A Índia é um lugar de grande maravilha para mim, mesmo que eu não tenha estado lá fisicamente ainda".
Bono falou também sobre o conceito indiano de Ahimsa (respeito por todos os seres vivos e não-violência) que é algo a ter em mente para enfrentar o Brexit: "Ahimsa, essa é a palavra para não-violência [no hinduísmo, budismo e jainismo] - é uma palavra bonita. Há algo no caos naquele país: são realmente tradições antigas e também são ultramodernas. Estão brincando lá fora com o futuro da democracia de algumas maneiras. A Europa é bastante séria, a América se baseia nesse conceito e, na Índia, trata-se de "pode ​​sobreviver nessa escala com as pressões?" Com tantos grupos étnicos diferentes, todos obviamente devem ser respeitados. O pluralismo e a democracia são menos estáveis e confiáveis ​​lá do que em outras partes do mundo. É claro que todos temos interesse em sobreviver como democracia.
Esta invenção da Índia, Ahimsa, é um presente para o mundo, da Índia e de Mahatma Gandhi. Nunca foi tão importante no mundo. Com todas as tensões na Índia, mantenha-se firme nisso, Ahimsa. Brexit, nem é britânico - é inglês. É um desenvolvimento do nacionalismo inglês. É uma revolta nacionalista inglesa e provavelmente perderá a Escócia e a Irlanda do Norte. Não sei se o País de Gales vai aguentar, talvez, mas é algo com que ter muito cuidado. As pesquisas sobre o futuro da Inglaterra valem a pena ser lidas, você percebe que esses nacionalistas ingleses não têm muito tempo para a Irlanda do Norte ou a Escócia, e isso foi divulgado. Eu acho que só precisamos ter muito cuidado. Meu pai amava a Irlanda e queria se livrar da fronteira na Irlanda, mas ele me ensinou a desconfiar das pessoas que despertaram o nacionalismo.
Ouvimos histórias de Mahatma Gandhi lendo Tolstoi, então ele estava olhando a tradição cristã com algum respeito também, mas ele disse a melhor frase que eu já ouvi sobre o cristianismo, que é: "Eu me tornaria cristão se alguma vez conhecesse um". Aos 22 e 23 anos, estávamos pegando nossa bandeira, a bandeira irlandesa, pegando o verde [significando católicos irlandeses] e o laranja [significando protestantes irlandeses] e os separando e segurando a bandeira branca [significando unidade entre os dois]. Era juvenil, você pode argumentar, mas era poético - e eu permaneço com isso ainda".

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...