PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 4 de julho de 2018

The Edge explica o conceito da turnê Popmart do U2 para a Guitar World - Parte III


No ano de 1997, The Edge explicou o conceito da turnê Popmart do U2 para a Revista Guitar World, e falou sobre 'POP' e os outros projetos da banda:

"Eu acho que todos nossas tentativas fora de discos do U2 é o resultado do tédio. Todos concordamos que íamos tirar um ano de folga. Nós não pudemos nos ajudar; algumas ofertas surgiram e estávamos sentindo que haviam algumas pendências. Então decidimos fazer algumas coisas. A primeira coisa que fizemos foi a música do Batman ("Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me"). Então fizemos o álbum do Passengers.
Essa foi uma proposta antiga entre nós mesmos e Brian Eno, para trabalhar em um álbum onde Brian seria o produtor, mas também um colaborador musical - onde não seria um disco do U2, mas nós todos trabalhando juntos.
Parecia que era a oportunidade ideal para fazer isso. Nós sentimos que provavelmente seria muito divertido, e trabalhar com Brian é sempre ótimo. Além disso, achamos que seria melhor voltar a trabalhar no estúdio e trabalhar juntos com algo assim, em vez de trabalhar diretamente em um disco de U2 completo e ter que lidar com o processo de nos aclimatarmos e nos relacionarmos uns com os outros sob uma situação de alta pressão. Então decidimos que seria um projeto legal e divertido funcionando como um aquecimento.
Eu acho que o single de "Mission Impossible" foi, novamente, algo que surgiu. Bono e eu não achamos que era certo fazer uma música do U2, já que tínhamos começado a fazer nosso próprio disco. Mas Adam sentiu que ele e Larry poderiam fazer algo interessante, então eles saíram e fizeram a música da trilha sonora. Porque era Adam e Larry, acho que as pessoas estavam realmente interessadas nisso. Se fosse o U2, acho que seria apenas mais um projeto de trilha sonora. Por acaso, tornou-se um filme muito maior do que Adam e Larry imaginaram que seria. Na verdade, tornou-se um lançamento blockbuster, que eu acho que eles ficaram encantados, mas não tinham realmente previsto isso.
'POP' não quer dizer que vamos nos tornar uma banda techno. Nós ainda somos a mesma banda. Mas eu acredito que há muito trabalho excitante acontecendo na dance music, e muito no rock and roll soa como karaokê para mim. Parece que é apenas "no estilo de ..." Isso é algo com o qual sempre tivemos um problema, sempre quisemos encontrar novos caminhos em vez de reaproveitar ideias antigas, fossem nossas ou de outras pessoas.
Bono e eu desenvolvemos uma parceria eficaz no desenvolvimento das letras. Na maioria dos casos, meu papel era mais como um editor ou como uma mesa de som para ele. E então, em alguns casos, eu contribuí com muitas linhas e ideias para as letras. Isso funciona bem. A responsabilidade assustadora de criar 12 novas letras no final de um álbum, quando todos trabalhamos arduamente com a música, é algo compartilhado agora. Eu acho que Bono acha mais fácil. Ele acelera as coisas também. Conheço-o bem o suficiente para saber quando sugerir algumas mudanças e quando deixá-lo em paz.
Algumas músicas foram colocadas no álbum no último minuto. Algumas músicas que nós sentimos que estavam finalizadas e fariam parte da lista final do disco, não fizeram. Foi só quando terminamos e sequenciamos o álbum, juntamos tudo, percebi que era um álbum bastante espiritual e intenso.
É muito difícil dizer o porquê. Obviamente, isso representa onde estamos como uma banda, Bono e eu particularmente como os letristas. No final, essas são as questões que achamos interessantes. É o amor e a fé usuais em crise; é disso que se trata. Eles são os assuntos cruciais. Há muitas bandas ótimas por aí escrevendo grandes canções sobre cerveja e garotas. Eu não acho que vamos fazer isso.
Há uma espécie de crise espiritual acontecendo à medida que antigos conceitos e instituições - instituições religiosas e espirituais - são deixados para trás sem nada para substituí-las. É como se as pessoas estivessem à deriva, lutando para encontrar algum tipo de clareza. No momento, elas acabam de receber muitas dúvidas e incertezas.
Nosso trabalho, se é que existe alguma coisa, é conectar-se de alguma forma, expressar algo que é pessoal para nós e que outras pessoas possam se relacionar, que possam estar sentindo, que cristalize algo que está lá fora de qualquer maneira. Tem muito mais a ver com o momento e o que os outros estão passando do que com você. Você pode escrever 100 músicas que nunca significam nada, e então você pode escrever uma música que significa tudo. Há uma certa compreensão humilde de que isso acontece com você; não é algo que você possa realmente ligar e desligar.
Há muita ironia nas músicas de 'POP', mas também uma apreciação genuína das coisas sobre as quais se fala. "Miami" é como um pequeno cartão postal, algumas noites em uma cidade muito louca. Existem personagens envolvidos que são fictícios, mas o quadro geral que ela pinta é de um lugar muito fascinante e muito louco que passamos algumas semanas no meio das gravações. Tudo o que nos propusemos a fazer durante essa visita não conseguimos fazer, mas nos trouxe uma música. São os acidentes que muitas vezes são as coisas mais valiosas.
Quanto à "The Playboy Mansion", é um hino pop, suponho. É meio irônica. Espero que não seja cínica. É definitivamente irônica; é realmente apenas uma celebração de algumas das coisas mais bobas e mais leves e, ao mesmo tempo, talvez apontando ou, pelo menos, lançando alguma luz sobre onde estamos, como as contradições e aspectos engraçados da vida em 1997.
Houve alguns convites para nós visitarmos a mansão, Bono em particular, para fazer uma entrevista para a Playboy. Eu tenho um problema em alguns níveis com esse tipo de mentalidade, o ideal da Playboy. Eu sinto que qualquer coisa que simplifique e reduza as pessoas deve ser, no final, suspeito. Eu acho que a sexualidade é uma coisa tão incrível e misteriosa. Transforma-la em uma espécie de caricatura, quase desumanizá-la, é algo que não deve ser bom.
Eu tenho a tecnologia para recriar quase todos os sons no disco. Esse é o ponto de partida, para chegar ao ponto em que posso fazer o que fiz no disco. Mas eu descobri que a simplificação é muitas vezes uma parte muito importante na criação de um arranjo ao vivo bem-sucedido. Algumas coisas foram realmente despidas e estamos desenvolvendo novos arranjos. "If God Will Send His Angels", é muito diferente, por exemplo. Há limites para a fidelidade do grande sistema de PA em um estádio, então eu acho que você realmente tem que aprimorar as coisas para sua essência real, porque é isso que vai levar.
De certa forma, é bastante esclarecedor quando você toca uma música na frente de um público. Você realmente entende seus pontos fortes e suas fraquezas. Eu me sinto bem com o material do novo disco. Está se tornando um material muito forte, o que é bom.
Há um certo tipo de lugar que estamos no momento como uma banda; certas músicas parecem se encaixar e outras não. Além disso, queríamos dar algum descanso ao material. Nós decidimos que não iríamos tocar "Bad" nessa turnê. Acho que poderíamos, e acho que provavelmente se encaixaria bem, mas tocamos essa música em todas as turnês desde 'The Unforgettable Fire', então era hora de deixá-la de lado por um tempo. Nós não tínhamos tocado "I Will Follow" por um longo tempo, então parecia uma boa ideia trazer isso de volta.
Nós definitivamente queríamos tocar muito do novo álbum, mas não queríamos tocar as novas músicas só porque são as novas músicas. Nós pegamos todas elas e as ensaiamos, e basicamente o que soou como se fosse funcionar ao vivo, nós colocamos no set. É um processo muito orgânico. É realmente uma coisa instintiva.
É legal ter algumas músicas que as pessoas realmente lembram, hits de rádio, no set. Mas não acho que haja músicas essenciais. Temos sorte de termos muito material para extrair. Eu gostaria de pensar que poderíamos fazer muitos shows diferentes e não necessariamente sentir que temos que tocar determinadas músicas.
O Limão. Estamos nos divertindo muito com isso, todo o tipo de vibe discoteca do Limão, a nave-mãe. É uma explosão. Estou muito feliz que finalmente tenha acontecido. É uma daquelas ideias malucas que surgiram em uma de nossas reuniões logo no início. Nós estávamos no meio de fazer o disco e ligeiramente fora de nossas mentes de qualquer maneira. Foi apresentado pela primeira vez como uma ideia, e para vê-lo realmente no palco e no trabalho e os seus passos ... quer dizer, o número de reuniões de engenharia e reuniões criativas que tinham que acontecer antes de se tornar realidade era surpreendente. E isso é tão ridículo. É a coisa mais ridícula que eu vi em um show de rock and roll por anos.
Eu acho que o rock and roll tem que ser um pouco irônico e um pouco maluco assim. Caso contrário, ele começa a ser levado muito a sério. Quando perde seu humor, o rock and roll pode se tornar muito chato. E o pecado principal das bandas de rock and roll é se tornarem aborrecidas e entediantes. Isso é algo que você deve evitar a todo custo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...