PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 7 de julho de 2018

Como o trabalho de Edel Rodriguez foi parar na eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018


Do site U2.COM

'Meu chamado, meu trabalho é falar sobre coisas que vejo que são injustiças. É responsabilidade do artista continuar fazendo arte que seja autêntica e honesta.'



"Tudo sobre o que o U2 está falando agora é relevante. Quando eu vejo as pessoas tirando fotos do meu trabalho durante o show e compartilhando elas, leva o show para outro nível."

Você pode não o conhecer pelo nome, mas provavelmente reconhece o trabalho de Edel Rodriguez - cartazes satíricos ousados, capas de revistas e ilustrações contra as injustiças, satirizando figuras políticas (mais notavelmente o 45º Presidente dos Estados Unidos) que lhe renderam o nickname 'America's Illustrator-in-Chief'.
Muitas das imagens de Donald Trump feitas por Rodriguez, que ele retrata sem traços faciais, exceto por uma boca escancarada em uma face cor de laranja, se tornaram virais em todo o mundo - talvez a mais famosa a capa para a Der Spiegel com Trump em um capuz da Ku Klux e sua capa da revista Time (onde ele já serviu como diretor de arte internacional) mostrando o presidente gritando com seu imponente cabelo como chamas do inferno.




Rodriguez trouxe a mesma sensibilidade artística e política para as mais de 40 ilustrações que criou para a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018.
Nascido em Havana, Cuba, Rodríguez imigrou para os Estados Unidos com seus pais e irmã no porto Mariel em 1980, quando ele tinha nove anos de idade.





Anos depois, ele descobriu que um fotógrafo da Newsweek, Mario Ruiz, estava no mesmo barco. Nas fotos acima, Edel é o menino de jaqueta vermelha e suéter listrado verde e branco, sua irmã de suéter azul, sua mãe de cabelos loiros e seu pai é o homem com óculos e bigode. Ele diz que o U2 teve uma influência significativa na formação de sua emergente identidade política e artística na adolescência.
"Eu tinha uma cópia em fita cassete de 'War'", disse Rodriguez em uma entrevista em sua casa em Nova York. "Ali estava essa banda que estava cantando sobre política e guerra e todas essas questões. A razão pela qual eu deixei Cuba foi toda essa política, então eu me conectei com a banda sobre esse tipo de coisa que eu não estava ouvindo muito no rock 'n' roll naquela época. Eu então os escutei o tempo todo quando estava trabalhando e pintando. E aqui estamos nós, 30 anos depois."
O trabalho de Rodriguez na eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018 surgiu depois que ele conheceu o cenógrafo da banda e a freqüente colaboradora criativa Es Devlin no início deste ano em Cape Town, África do Sul, na conferência Design Indaba, onde ambos eram apresentadores.
"Nós nos demos bem e passamos todos os almoços e jantares conversando e brincando. E em uma conversa, eu disse: 'Eu gostaria de fazer algo com você, mas eu não sei o quê'. E ela disse: 'Você quer trabalhar com o U2?', e eu 'O quê? Você está louca?'";
Devlin enviou imagens de alguns de seus trabalhos para Willie Williams, que os mostrou para a banda.
"Bono estava ciente do meu trabalho", disse Rodriguez. "Imediatamente começamos a conversar sobre o que eu poderia fazer para o show. Ainda estava sendo desenvolvido na época. Sempre que o Bono tinha uma ideia, eu acabava enviando para ele algumas coisas ... eu estava disponível para quando eles precisassem de mim. 'Você é como um de nós', Bono me disse. 'Você vê as coisas e reage'."
A obra de arte de Rodriguez é usada em todo o show da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018, e é particularmente proeminente durante o pré-show e durante o segundo arco entre "Staring At The Sun" e "Get Out Of Your Own Way". Suas vibrantes ilustrações em vermelho, branco e preto incorporam textos da Declaração da Independência e da Constituição dos EUA - "Quando o governo se torna destrutivo, é o direito do povo abolir o direito", "Direitos Inalienáveis ​​- O Desejo, A Vontade e Esperanças do Povo" e "Deixe os fatos serem submetidos a um mundo verdadeiro"- e slogans da (RED) e da ONE Campaign, incluindo" A Pobreza é Sexista", "Eduque uma garota, capacite uma comunidade". Eles também abrangem questões sociais urgentes, tais como imigração, violência armada, e liberdade de expressão com sinais de protesto que se lê, "Refugiados São Bem-Vindos, "Inglês, Matemática, Ciência, Armas", e "Revide!"





Depois de "Staring At The Sun" e "Pride (In The Name Of Love)", que apresentam imagens de vídeo de supremacistas brancos e neonazistas portando tochas marchando em Charlottesville e em outros lugares, Bono queria que ele criasse uma imagem que unisse as pessoas, disse Rodriguez. Isso levou ao enorme banner branca e vermelho que diz "Nós, O Povo".
Se Rodriguez tem que escolher uma favorita entre as mais de três dúzias de imagens que ele fez para a turnê, ele diz que é a face da Estátua da Liberdade em vermelho sobre um fundo branco com as palavras "Vida, Liberdade + A Busca Da Felicidade" em letras pretas.
"Vindo de Cuba, onde as estátuas têm um significado espiritual importante, a Estátua da Liberdade é como um santo para os imigrantes", disse ele. "E o modo como está sendo tratada agora parece estar sendo corrompida de alguma forma. Nos EUA, é uma espécie de coisa turística, mas para os latino-americanos é como se fosse um ícone religioso em muitos aspectos. Significa muito para mim como imigrante, significa muito para muita gente e está senda profanada".
Estes são tempos perigosos e sua obra de arte deixa as pessoas "irritadas" para melhor e para pior. "Muitas pessoas me avisam: você deve ser cuidadoso. Você deveria parar. Bono pára de cantar sobre isso? Não. É só o que você faz ... A arte em si é uma luta contra outras forças. Meu chamado, meu trabalho é falar sobre coisas que vejo que são injustiças", disse ele. É responsabilidade do artista continuar fazendo arte autêntica e honesta. "As pessoas têm que prestar atenção. Você não pode evitar uma imagem. Eles têm que olhar para isso. Eles têm que ver isso."
Rodriguez e seu pai de 80 anos, Tato, visitaram Bono durante a passagem de som antes do primeiro show no Madison Square Garden em Nova York no início deste mês. Ele tinha aquela cassete pirata de 30 anos de idade de "War" e mostrou ao vocalista. "Eu queria que ele soubesse o que isso significava para mim", disse ele.
"Vou continuar como o U2 vai continuar", disse ele. "Isso é o que é importante sobre fazer arte e música, que as pessoas podem olhar para trás e ver - documentar e protestar e deixar as fichas caírem onde puderem. Eu não vou ficar em silêncio. Eu não acredito que as pessoas pensam que é uma escolha."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...