PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Rusty Egan fala sobre o seu amor pelo U2, como a banda o ajudou, e os remixes que ele fez para "Love Is Bigger Than Anything In Its Way"


O U2 lançou hoje em plataformas de música digital e serviços de streaming um novo EP de remixes de "Love Is Bigger Than Anything In Its Way".
O lançamento contendo três remixes da música por Rusty Egan (ex-Visage) com HP Hoeger já se encontra no iTunes, Spotify.

O site U2 Songs (antigo U2 Wanderer) realizou uma espetacular entrevista com Rusty Egan!

O disco 'Boy' do U2 foi lançado apenas um mês antes do primeiro disco do Visage. Como era a cena musical naqueles dias?

Sim, o Visage foi gravado e finalizado em 1979, e nós lançamos o "Tar", o single de estréia, em novembro de 1979 via Martin Rushent. O álbum se seguiu em 1980.
O melhor do punk para mim foi Ultravox, John Foxx, Magazine, Simple Minds, Devo, Human League, Joy Division. Todos estavam na minha coleção de discos junto com Iggy, Banshees, Cure, Psychedelic Furs e Bauhaus. Naquele momento, nenhum do U2 tinha chegado a mim. Eu gostei de "11 O'Clock Tick Tock" e "I Will Follow", mas eles realmente não me pegaram até que eu ouvir "October" ao vivo no Red Rocks em 1983. Eu fiquei totalmente maravilhado com isso, e paguei para a Tyne Tees TV, taxas de licenciamento para mostrar todas as noites no Camden Palace. Eu sempre estive na Island Records falando sobre música, e na Virgin também como membro do The Skids. Eu tive o Simple Minds assinando com a Virgin mais tarde. Como um fã do Simple Minds, eu estive no Columbia Hotel, e me tornei amigo de Larry Mullen e Adam Clayton. Uma vez eu fiquei viciado no fato de que eles podiam cantar, tocar, e tocar piano, isso fazia a diferença para mim. "October" mostrou um lado do U2 que era romântico, e eu queria isso para os meus sets de DJ. Adam me disse que na época, "New Year's Day" nasceu dos acordes de "Fade to Grey" do Visage, em um ensaio.

Você imaginou na época que você passaria dos 40 anos na indústria da música? Você achou que o U2 conseguiria também?

Sim, tudo que eu sabia era fazer música. Eu passei 40 anos evitando o negócio da música. Em 1987, fui roubado pelos meus estúdios, minhas gravadoras e empresa. Minha filha nasceu e eu estava perdendo minha casa. Eu estava perto do U2 e eles viram o que aconteceu comigo em 1987. Eu estava endividado e eles me ajudaram tanto quanto puderam, mas eu quebrei e na verdade eu estava desabrigado em 1990. Eu estava destruído e evitei o mundo da música por vários anos, mas acompanhei o U2 com admiração. Em 1995, eu estava pronto para resolver minha vida, e vivi uma vida nova e limpa como pai de mais três garotos, fazendo o que pude para sobreviver até que comecei a ser DJ novamente no final dos anos 90. O U2 me convidou para ir a Dublin em 1988 e me ofereceu um emprego como ato de abertura nas primeiros shows da Lovetown Tour, mas eu estava muito abalado ainda para poder fazer a coisa do jeito certo. Eu sou eternamente grato por isso, foram um salva vidas na época.

Você já trabalhou com o U2 em alguma coisa antes?

Não, eu era apenas um fã e eu os amava. Como londrino, meu respeito aumentou ainda mais por seu amor pela Irlanda. Eles moravam na Irlanda, não em Londres ou em Los Angeles, quando já podiam. Eles tiveram namoradas de infância. Eles me deixaram orgulhoso, assim como Phil Lynott e Van Morrison, por serem irlandeses. Londres os arruinaria, e eles permaneceram na Irlanda, investindo na Irlanda, abrindo hotéis, clubes, o que quer que eles apoiassem na Irlanda.

Você tem um álbum favorito do U2? Canção?

Obviamente, como fã, não é uma música. Eu amo as letras e as razões por trás delas. Nos shows, vejo o público sentir o que senti. "Gloria" me pega toda vez que Bono canta "Se eu tivesse qualquer coisa, eu daria para você". "Bad" me surpreendeu. "With Or Without You" foi o hino para mim. "De manhã cedo, 4 de abril, um tiro soa em um céu de Memphis" - UAU !! Isso me surpreendeu. Eles são uma banda que tinha tudo para mim. Mas Edge no piano e guitarra, e depois trazendo Eno, meu herói de Bowie / Roxy Music, e todo o seu trabalho com todo mundo ... eu amei. Eles fizeram o álbum dos meus sonhos. 'The Joshua Tree', com músicas e letras poderosas, era apenas o paraíso. Então, nos anos posteriores, "One" com Mary J. Blige e "Beautiful Day" com a bateria eletrônica - eu adorei. Eles nunca fizeram nada musical ou visualmente que desapareça, na verdade eles me surpreendem. Aquele show do aniversário de 30 anos de 'The Joshua Tree' em Teddington (Londres) foi surreal. Anton Corbijn ... FELICIDADE.

Você trabalhou com o The Skids em seu segundo álbum e também tocou com eles ao vivo por um tempo, então você tem que estar familiarizado com "The Saints are Coming". O que você acha do cover do U2 daquela música que eles tocaram com o Green Day?

Sim, eu toquei essa música na turnê em 1979, deixando o The Skids no ensaio para tocar no Old Grey Whistle e anunciando o Visage e entrando nos anos 80. Eu vi o The Skids, sem o Stuart (descanse em paz) neste verão e as músicas ainda estão lá. Essa música é um poderoso hino escocês agora. Green Day eu vejo como uma versão infantil de uma banda punk, eu simplesmente não entendo eles. Eu preferiria ouvir Dave Grohl e Foo Fighters com o U2, isso seria incrível…

Você assistiu ao show que o U2 fez na Trafalgar Square e em vários outros lugares ao longo dos anos. Como é vê-los agora, conhecendo-os todo esse tempo?

Eu humildemente peço ingressos e eles sempre me tratam bem. Estou impressionado. Eu fui a tantos shows nos anos 80. Assisti-os na TV nos anos 90 com Paul Oakenfold trabalhando com eles como DJ, que eu achava que poderia ter sido eu, se meu colapso não me afastasse. A turnê Zoo TV me despertou. Eu simplesmente amei a maneira como eles pegaram a tecnologia e eu queria ir vê-los novamente. Eu pedi um ingresso e conheci a banda novamente, e foi como "Rusty, uau, você está ótimo, como você tem estado?" Foi exatamente do ponto que havíamos parado. Uma equipe tão maravilhosa que me tratou muito bem. Minha auto-estima estava no chão, mas eles me levantaram. Bono sempre me abraçou e não importava como eu me sentisse, ele sabia que um abraço era tudo o que eu precisava, sem palavras.

Se você tivesse a chance de remixar qualquer música do U2, o que você gostaria de fazer?

"October". Ou a versão de 'Wide Awake In America' de "Bad".

Como aconteceu o seu envolvimento neste lançamento de "Love Is Bigger Than Anything In Its Way"?

Eu escutei o álbum e achei que eles tinham escrito algumas músicas incríveis que seriam perfeitas para os sintetizadores. Depois de ver o show em Teddington em 2017, pensei porque não, basta perguntar se eu poderia remixar alguma coisa. Eu não tinha ideia de que eles já tinham muitos remixes de "Love Is Bigger Than Anything In Its Way" - eu apenas senti que realmente poderia fazer algo maravilhoso. Espero ter razão.

Você trabalhou nestes remixes com HP Hoeger, com quem já trabalhou em remixes para outros artistas também. Como vocês dividem o trabalho de mixagem?

HP e eu nos conhecemos em Ibiza. Ele era DJ e eu também, e nós dois adoramos o trabalho um do outro. Eu toquei para ele alguns artistas que adorava e queria remixar. Ele respondeu e disse: "Eu os adoro também, vamos fazer isso!" Ele veio ao meu estúdio, e começamos com Kid Moxie, A Cult With No Name, e algumas ideias que eu tinha que estava escrevendo. Eu fiz o meu álbum, e a HP disse: "Vamos remixar o 'Glorious' do Midge Ure", Ele fez uma mixagem que me surpreendeu, então eu sugeri que nós remixássemos o álbum inteiro. Então fizemos o Welcome To The Beach, que será lançado no final de agosto / setembro.
Nós dois trabalhamos o tempo todo por duas semanas para fazer "Love Is Bigger Than Anything In Its Way". Agora estamos trabalhando em "Summer of Love", mas não temos ideia se o U2 vai querer os remixes. Nós adoramos muito, nós apenas estamos fazendo isso. HP está na Croácia em uma praia me mandando ideias pelo FaceTime. Eu disse a ele para olhar para o mar e capturar a maravilha deste mundo incrível, este incrível verão de 2018, e o poder do amor. O fogo inesquecível em nossos corações vencerá esse tempo louco. Bono se importa tanto, tão profundamente, mas sabe que é demais para uma banda, um homem, mas a união, quem sabe o amor se unirá.

Como você iniciou todo o processo de remixagem?

As hastes chegaram e nós começamos a fazer o Chilled Remix primeiro. Então eu fiz uma versão mais de banda, e uma versão mais ambiental, e os enviei para o U2. Eles responderam "Sim, estamos adorando isso", então entrei em contato com o HP e passamos duas semanas com nada dando certo. Então a banda disse que eles gostaram da demo que eu enviei. Enviei isso para HP e BOOM, deu certo. O mix de "Summer of Love" eu toquei nos meus sets de DJ em Ibiza e no Isle of Wight Festival, e as pessoas têm me enviado mensagens perguntando onde podem conseguir, então é um ótimo sinal. Eu espero que a banda divulgue isso. Eu mal posso esperar que as pessoas ouçam os nossos remixes de "Love Is Bigger Than Anything In Its Way".

As mixagens realmente destacam o vocal de Bono, especialmente o "Drift Away Mix", e são diferentes dos remixes dance lançados para a faixa. Você foi solicitado a fazer algo diferente? Ou foi a direção que você mesmo tomou?

A direção foi totalmente por conta própria. Eu não tinha ouvido nenhum remix deste álbum, apenas o remix de "Summer Of Love" de Tilt e Danny Stubbs que tinham feito um ótimo trabalho mantendo a música e a banda, e ainda mantendo o ritmo. Paul Oakenfold tem sido um grande amigo para mim ao longo dos anos, e muitas vezes me acompanha em Ibiza ou Londres. Acho que só sabíamos o que fazer com essas músicas, e espero que tenhamos feito isso. Eu adoro as músicas. Eu não posso fazer as mixagens habituais de DJ, na verdade eu tenho que admitir que eu não gosto muito. Existem remixes incríveis de artistas, que incluo em minhas mixagens e shows, então eu sempre digo "ignore os horrores e fale sobre os diamantes".

O U2 deu alguma instrução nos remixes ou eles deixaram você completar as coisas da maneira que você queria?

Sim, tivemos que esperar e receber feedback - pedidos para a bateria desta mixagem, ou para as guitarras, ou os delays vocais que você teve na 1ª mixagem, etc. Nós fizemos juntos. Eu adorei, pois sabíamos que estávamos no caminho certo. Quando finalmente foi aceito, Bono enviou uma bela mensagem que termina com: "Sua irlandesidade está se apresentando, cuidado". É maravilhoso saber que meu irlandês está nessas mixagens.

Você incluiu a linha de diálogo que abre o vídeo de "Love Is Bigger Than Anything In Its Way" no início e no final das mixagens, por que você trouxe isso?

Como um homem que viveu nos anos 70 e dividiu um apartamento com gays, acho que a homofobia e o bullying no Reino Unido são um assunto doentio e precisam ser expostos. Só por ser diferente ou não ser "normal". Isso me atingiu, eu iniciei o Blitz Club para eles. Os desajustados, os estranhos, os sexualmente inseguros ou inconscientes. Eu amo a linha, mas eu queria desacelerar, então o que foi dito ficou claro. Eu queria fazer parte da mensagem no começo e novamente no final. Eu acho que funciona.

Você mencionou o remix de "Summer Of Love" que você fez, também com HP Hoeger. Qual música você trabalhou primeiro? Você sabe se existem planos para lançar sua versão de "Summer Of Love"?

Sim, fizemos essa primeira e única mixagem de "Summer Of Love". Começamos então outras ideias, mas nos disseram que não seria o próximo single, e que deveríamos tentar "Love Is Bigger Than Anything In Its Way". Agora, estamos trabalhando em mais mixagens de "Summer Of Love", adoramos ela. Acho que neste verão de 2018 com o futebol, o clima e a insanidade da situação política é um ano que vamos lembrar como um ano em que o amor vencerá no final. O sentimento de amor pela Copa do Mundo no Isle of Wight Festival foi maravilhoso, e toquei "Summer Of Love" em um campo com o pôr do sol - foi um momento glorioso. Espero que eles gostem de nossos remixes.

OUÇA ABAIXO AOS 3 MINUTOS A VERSÃO DE "SUMMER OF LOVE"



Você disse que ficou realmente comovido com o novo álbum do U2 - o que neste álbum chamou sua atenção?

A primeira música que eu queria trabalhar foi "Love Is All We Have Left". Foi uma música de abertura tão poderosa, e aquele efeito de voz, sem bateria ou guitarra, foi perfeito para mim. Adoro o uso de pequenos loops de bateria e as cordas de "The Little Things". Na verdade, eu fiz "Welcome To The Beach”, uma versão de praia da minha "Welcome To The Dancefloor", e eu adoraria fazer algo como Songs Of Experience (Para Aeroportos). Fazer o álbum inteiro com sintetizadores e ambientação. Mais ou menos como o projeto 'Radiodread' do Easy All Stars, que reinventa o OK Computer.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...